Gastronomia

Restaurantes de Campinas têm 1h de tolerância no horário de funcionamento

25 de janeiro de 2021

Atualizado às 16h50

Após reunião com representantes de bares e restaurantes de Campinas na segunda-feira (25), o prefeito Dário Saadi anunciou que publica decreto nesta terça-feira, dia 26, no Diário Oficial do Município, em que autoriza mais uma hora de tolerância no horário de funcionamento de restaurantes da cidade. Na fase laranja do Plano São Paulo, para a qual a cidade e região retornaram, os estabelecimentos terão que fechar as portas às 20h, e em Campinas, portanto, os clientes poderão permanecer mais uma hora no estabelecimento para poder terminar as refeições. Já nos bares não é permitido o atendimento presencial nesta fase. Os profissionais do setor de bares e restaurantes fizeram um protesto nesta segunda-feira, 25, saindo do Largo do Rosário até a Prefeitura.

Ainda de acordo com a Prefeitura, no encontro com os setores, o prefeito informou que até quarta-feira, dia 27, anunciará a entrada em funcionamento de mais 15 leitos de terapia intensiva (UTI) para atendimento de pacientes graves com Covid-19 no Hospital Ouro Verde.

Com isso, a informação é que o prefeito comunicará ao Centro de Contingência do Coronavírus do Estado o aumento da capacidade de UTIs na cidade e solicitará a flexibilização do funcionamento dos restaurantes nos fins de semana.

As mudanças nas regras do Plano São Paulo, anunciadas na última sexta-feira, dia 22, pelo governo do estado, colocaram ainda todas as regiões paulistas na fase vermelha nos fins de semana e a partir das 20h, nos dias úteis. Nesses horários, apenas serviços essenciais, como mercados e farmácias, podem funcionar. As restrições valem até 8 de fevereiro.

Participaram da reunião com os representantes de bares e restaurantes, além do prefeito, os secretários Peter Panutto (Justiça), Adriana Flosi (Desenvolvimento Econômico), Lair Zambon (Saúde), Aderval Fernandes Júnior (Chefia de Gabinete) e Luiz Guilherme Fabrini (Comunicação).

Impactos

De acordo com nota da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) logo após o anúncio de reclassificação das regiões no Plano São Paulo feito na sexta-feira, dia 22, pelo governo estadual, as medidas devem agravar ainda mais a situação de bares, restaurantes e padarias na região. A entidade calcula que centenas de estabelecimentos do setor podem fechar as portas ao longo dos próximos meses.

“A proibição de abertura de bares e restaurantes aos finais de semana, sem nenhum critério ou comprovação científica de que estes locais sejam transmissores do vírus, está levando o setor ao colapso. De março de 2019 até o momento, cerca de 4,2 mil bares e restaurante – 80% deles de pequenos empresários – fecharam as portas e 15 mil pessoas foram demitidas na RMC”, diz a nota.

Segundo a entidade, o movimento e faturamento nos restaurantes e bares às sexta, sábado e domingo representam 60% para quem funciona diariamente com almoço e jantar e até 100% para quem abre apenas aos fins de semana. Já o movimento noturno nas casas – incluindo os dias de semana – responde por 54% do consumo do setor de alimentação fora do lar. Por outro lado, a venda por delivery corresponde a apenas 20% do faturamento, percentual insuficiente para pagar despesas, salários, impostos e aluguel.

Ainda de acordo com a Abrasel RMC, com a pandemia, o setor de alimentação fora do lar na RMC vem trabalhando desde o segundo semestre de 2020 com 60% das vendas, com perda de R$ 2,374 bilhões em faturamento acumulado no ano passado. Um levantamento feito entre 24 de dezembro e 4 de janeiro mostra que 57% dos estabelecimentos não conseguiram pagar em dia despesas com impostos, aluguel, salários e fornecedores. Entre eles, 63% estão em atraso com o Simples Nacional. Apenas 19% estão funcionando como bufê, enquanto 76% estão com salão aberto e outros 16% atuam apenas com delivery ou retirada no local.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74