Fim de Ano

Dicas de receitas para uma ceia de Natal mais saudável e com toques de brasilidade

22 de dezembro de 2020

Natal em pleno verão não combina com cardápios muito carregados em gordura, mas é possível surpreender a família com uma ceia mais saudável, que privilegie os ingredientes regionais, sem perder o gostinho de festa e nem deixar de valorizar a tradição. O segredo está na escolha dos alimentos e em substituições estratégicas.

“Moramos em um país tropical, muitas das receitas que são consumidas pelos norte-americanos ou europeus nessa época são mais adequadas a quem mora em locais de frio intenso mesmo, acabam ficando um pouco pesadas para nosso clima quente”, destaca Caio Nunes, coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniMetrocamp. “Podemos mudar um pouco isso fazendo algumas adaptações, agregando mais folhas frescas, oleaginosas, temperos naturais e até menos sal ou açúcar, especialmente nessa época, mas é um novo estilo de alimentação que vale para o ano inteiro”, diz.

Nunes trata de desfazer um mito muito comum: de que comida saudável é comida sem sabor. “Muita gente pensa que se alimentar melhor é tirar ingredientes da sua rotina e não trocar, mas há uma infinidade de opções naturais que deixam os pratos muito mais saborosos”, esclarece o especialista. “Eu posso substituir o açúcar refinado por mel, os temperos processados por frescos, por exemplo, e a grande vantagem do Natal é que é uma época repleta de especiarias, então temos que usar e abusar de cravo, canela, noz moscada, fazer uma boa marinada para assar carnes, tudo isso deixa as receitas deliciosas e com aquele ar de tradição”, complementa. O especialista ainda explica que esse mito está associado a uma cultura alimentar baseada em produtos ultra processados, então, quando a gente começa a consumir produtos naturais, percebe e aprecia o verdadeiro sabor dos alimentos.

O coordenador do UniMetrocamp acredita ainda que é o momento perfeito para valorizar o que o Brasil tem de melhor. “Podemos pensar em mesas de Natal com produtos mais regionais, não é preciso imitar a ceia lá de fora, isso também ajuda a baratear as compras e deixar mais saudável, eu não preciso comprar importados cheios de química”, ressalta. “Esse é outro mito, de que comer de forma saudável custa caro, mas podemos privilegiar os pequenos produtores do nosso bairro e adquirir produtos orgânicos a custos mais acessíveis, vamos ter uma saudabilidade muito maior e desfrutar de sabores incríveis”, aponta.

Para Nunes, essa busca pela culinária saudável é geral, estimulada pelo momento cultural que estamos vivendo. “Estamos saindo de ambientes super estressantes, com trabalhos excessivos, começando a olhar para a nossa casa, querendo receber as pessoas, comer melhor, praticar atividades físicas e ter mais saúde, e a alimentação é o que amarra todas essas mudanças”, avalia. “Hoje existe um nível maior de conhecimento também sobre os prejuízos do consumo de alimentos quimicamente processados, sem contar que a pandemia trouxe ao mesmo tempo a preocupação com a saúde e muita gente para dentro da cozinha, muitos aprendendo a preparar seus pratos, isso ressaltou a importância de comer um pouco melhor, com qualidade”, completa.

Confira as sugestões para uma ceia saudável:

Peru com erva doce e limão siciliano
Ingredientes:
1 Peru
1 vinho branco seco
2 bulbos de erva-doce pequenos (ou 1 bulbo grande)
10 dentes de alho
Tiras da casca de 1 limão siciliano
½ xícara (chá) de vinho branco
¾ de xícara (chá) de água
8 ramos de estragão fresco
½ colher (sopa) de azeite
1 cebola
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparar
Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Retire o peru da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno esquenta. Faça uma marinada de vinho branco com as folhas da erva doce, sal, pimenta do reino, uma cebola e seis dentes de alho. Descarte a parte verde com as folhas da erva-doce e corte o bulbo em 4 fatias, no sentido do comprimento. Lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as camadas, e seque com um pano. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas. Leve o peru para o forno preaquecido coberto com papel alumínio por mais menos 1 hora. Depois deste tempo, coloque os bulbos de erva doce na assadeira. Adicione as tiras da casca de limão, os dentes de alho e 4 ramos de estragão debulhados — assim as folhas ficam em contato com o peru e passam mais sabor para a carne. Termine o cozimento do peru conforme o tempo indicado na embalagem e sirva a seguir com o molho que se formou na panela.

Purê de castanha portuguesa com inhame
Ingredientes:
250 g de castanha portuguesa cozida
150 g de inhame cozido
¼ de xícara (chá) de leite vegetal (de coco, castanha ou amêndoa) morno
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar
Em uma panela com água, cozinhe o inhame e esprema com as castanhas cozidas. Depois, misture o conteúdo com o leite vegetal morno . Acrescente o óleo de coco e tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Arroz verde com talos de agrião
Ingredientes:
1 maço de talos de agrião
2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado
2 dentes de alhos
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de óleo
100g de semente de abóbora crua
100g de castanha de caju picada

Modo de preparar
Lave os talos do agrião, junte, e corte bem fininhos. Doure o alho com a cebola no óleo e junte o agrião, refogue-os, e junte o arroz. Refogue mais um pouco, cubra com água e cozinhe em fogo médio até cozinhar a gosto. Finalize com as castanhas de caju e as sementes de abóbora.

Fonte: assessoria de imprensa
Foto: divulgação

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74