Gastronomia

Coronavírus: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes recomenda medidas para o setor

16 de março de 2020

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) divulgou diversas recomendações aos associados e estabelecimentos diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), que tem mobilizado as autoridades públicas e sanitárias de todo o país.

As medidas sugeridas que englobam o funcionamento, atendimento e boas práticas de saúde, têm como finalidade manter maior distância entre os clientes dentro do estabelecimento e garantir a saúde de cada um. De acordo com a associação, o setor de Alimentação Fora do Lar conta com cerca de 12 mil estabelecimentos ativos na RMC, empregando mais de 60 mil funcionários.

A Abrasel, através de suas diretorias nacional e regional, têm mantido contato constante com as autoridades públicas, com o objetivo de ajudá-las a encontrar soluções. Nesta segunda-feira, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, esteve reunido com o presidente, Jair Bolsonaro, e ministros, para levar as preocupações do segmento com esta crise provocada pelo coronavírus.

Medidas recomendadas

– Distância mínima de 1 metro entre as cadeiras;
– Manter uma distância mínima de dois metros entre as mesas;
– Reduzir aglomeração de clientes dentro de casa;
– Manter e ampliar as normas de higienização, com vista a garantir o mínimo de segurança do cliente durante sua estadia no estabelecimento;
– Orientar os funcionários do atendimento para que não tenham contato com os clientes – evitar cumprimentar com aperto de mão ou outro tipo de contato;
– Orientar o funcionário a aumentar a higienização com maior frequência.

Além das novas recomendações, a Abrasel também disponibilizou aos associados, donos de bares e restaurantes e clientes, um manual com boas práticas de higiene. O material, em forma de e-book gratuito, é destinado aos empresários do segmento de alimentação fora do lar e a população em geral, está disponível no site abrasel.com.br

Principais recomendações:

Converse com os funcionários – Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Oriente para que eles se vacinem contra a gripe comum – isso não evita o contágio por coronavírus, mas diminui os casos de gripe (que podem ser confundidos com Covid-19) e desafoga o sistema de saúde.

Lavar as Mãos – É um dos itens mais importantes para todos – desde o pessoal da cozinha, salão/atendimento e até os clientes. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.

Higienização – Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas – ao retirar restos de alimentos, por exemplo. Ao disponibilizar talheres, pratos ou copos para os clientes é preciso seguir as boas práticas, também. O funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.

Ar-condicionado – Mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados. Verifique se o aparelho de ar-condicionado está com os filtros limpos e manutenção em dia.

Notícias falsas – Evite passar adiante informações que não vieram de fonte confiável. Na dúvida, consulte o canal disponibilizado pelo Ministério da Saúde para combater as chamadas fake news: saude.gov.br/fakenews.

A indicação é que o material seja colocado em lugar de evidência para o conhecimento dos clientes e também divulgado entre a equipe de atendimento e cozinha.

Fonte: assessoria de imprensa

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