Saiu o resultado da 10ª edição do concurso Comida di Buteco Campinas! O campeão é o Bar do Léo, localizado em Jaguariúna, que agora vai concorrer na etapa nacional. O boteco, que tem um ano de vida, concorreu com o petisco Barriga Coalhada (barriga de porco com purê de inhame e coalhada) e foi a primeira vez que participou do concurso. Já o segundo lugar ficou com Bar do Braz, com o petisco Coxinha Baianesa, também estreante no Comida di Buteco. E na terceira colocação o petisco Que Trem é esse?, do Buteco Vô Joaquim, veterano no concurso e campeão da edição nacional de 2018.
Emoção marcou o anúncio do campeão do concurso. A “Saideira” do Comida di Buteco Campinas foi realizada na noite de segunda-feira, dia 20 de maio, em Campinas. “Para mim é o resultado de uma construção de um trabalho que comecei no final do ano de 2017, quando eu saí do meu emprego e resolvi fazer o projeto Bar do Léo. Hoje eu tenho a minha família na cozinha, trabalhando comigo. Eu me preocupo o máximo com o que chega na mesa do cliente e é todo esse contexto de você produzir e fazer o máximo, se entregar com corpo e alma e mais amor”, disse Leodir Fernandes, proprietário do campeão. Pela primeira vez na história do concurso, um bar da região, Jaguariúna, foi o eleito do público.
E a vitória foi dupla. O Bar do Léo também conquistou o primeiro lugar na competição paralela que aconteceu durante o concurso, o Desafio Perdigão, em que os botecos criaram um petisco com a Linguiça Calabresa Defumada da marca, uma das patrocinadoras. O prêmio incentivo Brahma Extra foi conquistado por Dona Flor (1º lugar), Lumen Christ (2º lugar) e Bar do Braz (3º). E, para fechar as premiações, o Quiosque da Horta levou o prêmio Imunidade, em comemoração aos 20 anos do concurso nacional, já que apresentou a melhor homenagem ao aniversário dos 20 anos do Comida di Buteco, comemorados em 2019.
Números
Com aumento médio em torno de 35% na compra de insumos e no movimento nos bares participantes do concurso durantes as primeiras semanas de competição, mais uma vez o Comida di Buteco movimenta a economia das cidades participantes: Campinas e Jaguariúna. Este ano foram mais de 23 mil petiscos vendidos pelos bares do Comida di Buteco de Campinas e mais de 30 mil votos válidos do público. Além disso, a expectativa é de movimentar R$ 1,5 milhões na cadeia produtiva.
Mariana Silveira, coordenadora regional do Comida di Buteco, espera um crescimento de 10% à 15% em número de votos este ano no Comida di Buteco. “Ano passado foram quase 23 mil votos em Campinas e esperamos superar essa marca em 2018”, conta. A Vox Populi ainda não divulgou o número final de votos deste ano para Campinas.
Mais sobre a edição 2019
A 10ª edição do Comida di Buteco Campinas teve sabor de comemoração! Em 2019, o Comida di Buteco completou 20 anos de existência e a grande novidade dessa edição foi que todos os petiscos, no Brasil inteiro, tiveram preço fixo de R$ 20,00. Em Campinas, 33 bares disputaram o título de melhor buteco da cidade e o público teve até o 5 de maio para votar, data do final do concurso por aqui.
A eleição do melhor boteco da cidade teve votos do público e do corpo de jurados, que contou com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. O público e júri avaliaram o tira-gosto, a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A auditoria dos votos é feita por um instituto de pesquisa.
O concurso foi realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, com objetivo de demarcar abril como “Mês do Buteco no Brasil”, com a proposta de valorizar e dar importância de calendário a esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco, com “u” mesmo, que para a organização do concurso são os estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, tem outras pessoas da família do dono trabalhando ali também. Os bares são convidados, não pagam nada para participar.
O ano de 2019 marca também a quarta edição do concurso nacional que premiará o melhor buteco do Brasil, em que os vencedores de cada cidade disputam entre si, com votos apenas de jurados. Cada bar recebe um jurado da cidade e dois de outras cidades. O resultado do concurso nacional será divulgado em julho de 2019.
No ano passado, o Buteco Vô Joaquim, campeão de Campinas, levou o prêmio de melhor do Brasil, comprovando que além da alma butequeira, Campinas também tem talento quando o assunto é bar. A cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas e região. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pelo número de votos das nove edições anteriores do concurso.
Fonte: assessoria de imprensa
Foto petisco: Dreison Medeiros (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74