A Cervejaria Campinas encerrou o ano de 2017 comemorando expansão nacional, crescimento na produção, abertura da Tap House e cinco prêmios, além da participação da fundação do Polo Cervejeiro de Campinas.
Entre os prêmios, as duas últimas conquistas da marca foram uma medalha de ouro na categoria Pale Lagers e outra de prata no Best of Show com a cerveja Forasteira American Lager na Copa da Cerveja de Porto Alegre, assim, a família Forasteira completa seu primeiro ano trazendo para a cervejaria cinco prêmios, incluindo uma medalha de ouro internacional na categoria American IPA, conquistada no Chile, que deu à cerveja Forasteira American IPA o título de melhor IPA das Américas. No início do ano, a cervejaria ainda levou duas medalhas de bronze pela Forasteira Amber Ale e a Forasteira American Wheat no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau.
Os prêmios são o reflexo do desempenho da cervejaria que só neste ano aumentou 25% a capacidade da fábrica em tanques fermentadores e na expansão da cozinha de brassagem. Hoje é possível fabricar e vender até 50 mil litros de cerveja que são distribuídos fortemente na RMC (Região Metropolitana de Campinas) chegando também em alguns estados como Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Maranhã, Rio Grande do Norte e Bahia. Os esforços também ajudaram a aumentar em 68% o número de clientes recorrentes (pontos de venda de chope e cerveja com venda direta) em Campinas, que chega a aproximadamente 117 locais.
Todo progresso na fábrica e com a família Forasteira deu espaço para que novos rótulos fossem lançados. A cervejaria produz nove estilos, sendo quatro cervejas Forasteira: American IPA (India Pale Ale), American Amber Ale, American Wheat e American Lager; três tipos de chope: German Pilsen, Eldorado PUNCH IPA e ESB (Reality Beer Show), que foi produzido em lata; dois lançamentos: Oatmeal Stout (Andarilha) e German Weizen (Legionária) e uma previsão de lançamento de dois novos estilos no início de 2018.
“O mercado da cerveja artesanal ainda tem muito a crescer, a medida em que mais pessoas conhecem a qualidade das cervejas produzidas desta forma. Nossa demanda tem aumentado – só o consumo da IPA, premiada no festival Copa Cervezas de América GCA no Chile, cresceu 125% esse ano”, conta Ladir Almada Neto, sócio da empresa.
Tap House
A cervejaria buscou uma nova proposta para distribuir as bebidas e recentemente inaugurou sua própria Tap House, que tem como objetivo aproximar clientes e difundir a cultura da cerveja artesanal na região, possibilitando o consumo de uma cerveja de qualidade com economia. “A loja conta com 12 torneiras, todas elas com enchedor de growlers e garrafas PETs, para o cliente sempre ter a oportunidade de ter uma cerveja viva, o chope, em sua casa na melhor forma de consumir”, explica Ladir. Para acompanhar os chopes e cervejas artesanais, a Tap House convida diferentes food trucks durante os dias da semana, sempre trazendo uma variedade de comidas para seus clientes.
Os esforços da Cervejaria Campinas para engajar a comunidade cervejeira da cidade vão além. Ao longo do último ano, promoveu diversos eventos para o público, desde visitas à fábrica – que são livres, Sábados Cervejeiros e Brassagens Abertas (processo de fabricação da cerveja aberta ao público). Em junho, a empresa lançou uma cerveja estilo ESB (english special bitter), maturada com carvalho, que foi vencedora do Reality Beer Show, realizado em 2016 com pioneirismo pela cervejaria, que reuniu quatro cervejeiros caseiros locais e quatro leigos que amam cerveja para desenvolverem uma receita de ESB em um programa que alcançou sucesso no Facebook.
História
O mestre cervejeiro da Cervejaria Campinas, Carlos Alberto Colombo, começou sua carreira quando a arte de fabricar a bebida ainda era algo restrito às grandes cervejarias, em meados de 1991, na sua própria casa. Trabalhou como cervejeiro em uma grande choperia em Campinas, que tinha sua produção em Curitiba e lá aprendeu técnicas e desenvolveu algumas habilidades que mais tarde o ajudaram a fundar sua primeira fábrica em Piracicaba, onde atuou por 15 anos. Há pouco mais de um ano, o mestre cervejeiro, junto do irmão João Paulo Colombo e mais um amigo, Ladir Almada Neto, resolveu abrir uma nova fábrica em Campinas, que carrega o nome da cidade e já está presente em mais de 100 bares, pubs, restaurantes e empórios de Campinas e Região.
Em agosto de 2017, a Cervejaria Campinas, juntamente de outras nove cervejarias da Região Metropolitana de Campinas, fundou o Polo Cervejeiro de Campinas, que reúne as microcervejarias da região, com objetivo de difundir a cultura da bebida.
Tap House da Cervejaria Campinas
Endereço: Rua Paula Bueno, 664, Taquaral – Campinas.
Horários de funcionamento: segunda, das 10h às 18h; terça a sexta, das 10h às 22h; sábado, das 9h às 20h; domingo, das 9h às 14h. Fechado nos dias 24, 25 e 31/12 e 01/01/2018
Mais informações: www.facebook.com/CervejariaCampinas / cervejariacampinas.lojaintegrada.com.br
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74