Com a proposta de fomentar o mercado de cervejas artesanais da Região Metropolitana de Campinas, além do turismo e a gastronomia, foi lançado oficialmente o Polo Cervejeiro da RMC, em um evento realizado na Associação Comercial de Campinas (ACIC), na noite de terça-feira, 3 de outubro, reunindo os cervejeiros, representantes do setor, do poder público e imprensa.
Formado por 10 cervejarias, Berggren, Campinas, Crazy Rocker, Daoravida, Landel, Nuremberg, Kalango, Mafiosa, Tabuas e Toca da Mangava, a entidade sem fins lucrativos nasce com o objetivo de ser um canal único de comunicação das microcervejarias artesanais com o poder público, a iniciativa privada e a imprensa.
Além disso, a proposta também é potencializar o turismo pelas cervejarias da região. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da prefeitura de Campinas, André Von Zuben, a prefeitura está desenvolvendo ações buscando transformar o polo em vetor de turismo. Também destacou que um dos cursos gratuitos do Pronatec, programa do governo federal e para o qual a prefeitura de Campinas se credenciou, é justamente de Produtor de Cerveja. As inscrições de pré-matrícula começam no dia 4 de outubro e os interessados têm até o dia 22 de outubro para se candidatar.
O presidente do Polo, Samuel Mendonça, da cervejaria Landel, informou que as cervejarias participantes do polo se uniram para lidar com objetivos, desafios e problemas em comum. O polo da RMC, segundo ele, faz parte dos grandes grupos do Estado de São Paulo no segmento de cervejarias. “Somos conhecidos no Brasil afora, recebemos pessoas de outros estados e até outros países, e uma das coisas que queremos fazer é a nossa região conhecer a gente também”, afirma Mendonça. “O mercado cervejeiro evolui e o interesse do público pelo produto é cada vez maior, por isso nos unimos para nos prepararmos para atender as demandas, tanto das empresas como do consumidor final”, comenta. “Foram seis meses de conversas e planejamento para o lançamento da nossa associação, que visa o crescimento saudável e perene do setor aqui na Região Metropolitana de Campinas”.
Ele também ressaltou a proposta de desenvolver o turismo na região, já que as cervejarias já recebem as pessoas, buscando sempre promover uma experiência sensorial e levar conhecimento ao público. Mendonça ainda destacou as parcerias com instituições de ensino locais, como a Universidade São Francisco, e a PUC-Campinas.
As cervejarias participantes do polo estão localizadas nas cidades de Campinas, Valinhos, Americana e Nova Odessa. São elas:
Berggren Bier
Localizada em Nova Odessa, a Berggren conta com uma moderna fábrica piloto com estrutura de envase e laboratório para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país. Produz cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana: American Lager, Weissbier, IPA, APA, Witbier, Strong Ale e German Pilsen.
Cervejaria Campinas
Nascida em 2016 com espírito jovem e aventureiro, a Campinas traz na bagagem a experiência do Mestre Cervejeiro Carlão que há mais de 30 anos fabrica e pesquisa cervejas em escala artesanal. Sua premiada linha de cervejas Forasteira é inspirada na escola americana: American Lager, American Amber Ale, American IPA e American Wheat.
Cervejaria Landel
Prestes a completar quatro anos de vida, a Landel, que fica em Barão Geraldo, em Campinas, teve uma de suas cervejas – a session IPA – entre as melhores comercializadas no Brasil segundo lista publicada pela Forbes, em 2015, e de acordo com a Revista Prazeres da Mesa, em 2017. Busca o respeito à história dos estilos, com inovação tecnológica, inventividade e atitude na criação de um sabor local.
São destaque também suas cervejas sazonais, caso da Cafetina (Coffee Brown Porter), Uinston (English Strong Ale) e Amor de Jandira (Saison com Hibisco e anis).
Crazy Rocker
De Campinas, nascida com rock nas veias e nas panelas, a Crazy Rocker recebeu o prêmio de “Cerveja Revelação Paulista de 2014”. Está presente em lojas e bares especializados com as cervejas Black Night (American Stout), Bohemian Hopsody (Pilsner), Foxy Lady (American Pale Ale) e a Pink Fluid (Witbier com Hibiscus).
Daoravida
Presente nos principais bares cervejeiros do país a Daoravida, de Campinas, conta com 10 rótulos dos mais variados estilos. Dentre eles Minine (Juicy Session IPA), 78 IBA (India Black Ale), Labirintite (inspirada no estilo Belgian Tripel), a premiada Commonzinha (California Common), Lollihop (American Amber Ale) entre outros que, apesar de extremos, possuem equilíbrio entre ingredientes e ‘drinkability’.
Kalango Cervejaria
Localizada em Americana, a Kalango Cervejaria oferece aos seus bebedores uma cerveja com brasilidade, criando e reinterpretando um sabor original do Brasil. Da mistura de origens e sotaques nasceram três rótulos: BrasileirIPA, Cacau Stout e ESB (Exímio Sabor Brasileiro).
Mafiosa
Inspirada nas histórias da máfia no cinema e na velha escola americana, a Mafiosa desenvolveu suas receitas em pequenas panelas na cidade de Valinhos. Produz a Don Drino (IPA Old School), A Noiva (American Wheat), Lawless (Pre Prohibition Lager), Lawless (Pre Prohibition Porter) e a Littlevalley (criada para homenagear sua cidade natal, leva figo roxo).
Nuremberg
Inspirada na escola Alemã, a Nuremberg chegou ao mercado em Campinas, no ano de 2015, trazendo rótulos clássicos de renomadas escolas. Sua linha de produtos conta com versões complexas, arrojadas, carregadas de diversidade e com personalidade única: American IPA, Blond Ale, Weissbier e German Pilsner.
Tábuas
Uma despretensiosa confraria entre amigos, deu início ao que hoje é a Tábuas Cervejaria. Radicada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, conta atualmente com cinco cervejas em sua carta: 2 IPAs (Estaca e Moita), uma double stout (Seiva), uma APA (Lenha) e uma Saison (Flora). Oferecer aos cervejeiros a bebida com o maior frescor possível, é o lema dos proprietários.
Toca da Mangava
Localizada entre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, a Toca da Mangava é uma nanocervejaria. Em meio à natureza, uma pequena e exclusiva produção de cervejas acontece, com matérias primas selecionadas, de forma totalmente artesanal; sem pressa, respeitando os tempos de fermentação e maturação de cada estilo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74