A Alemanha, apesar do ser um país relativamente pequeno – se comparado ao Brasil -, possui uma culinária rica e diferenciada. Cada região tem suas especialidades tradicionais, com características e maneiras de preparo singular. Muitos pratos já são bastante conhecidos e apreciados por aqui, e você vai encontrá-los com facilidade na região Sul, principalmente em viagem por Santa Catarina, onde predominou a imigração germânica. Mas provar essas iguarias ‘in loco’ é muito mais charmoso e gostoso, claro. Então vamos dar uma volta pela Alemanha e identificar as delícias mais cobiçadas de cada lugar.
Berlim
Em Berlim existe uma variedade enorme de restaurantes, inclusive muitos estrelados, de chefs renomados, com rica gastronomia. Para quem deseja experimentar culinária típica, entre os pratos mais famosos da cidade estão o Einsbein, famoso joelho de porco servido com chucrute e purê de ervilhas, considerado patrimônio gastronômico local; o Kassler, feito com carne suína defumada, também servido com chucrute e purê de batata; o famoso Currywurst, salsichões acompanhados de molho curry; e o Pretzel ou Bretzel, pequeno pãozinho enrolado que pode ser apreciado em qualquer padaria, café ou bar, e até comprado de vendedores ambulantes.
Stuttgart
Na região de Stuttgart o prato mais famoso é uma massa chamada Spätzle, à base de farinha e ovos, servida com molho de queijo.
Frankfurt
Nesta cidade, as salsichas são especialidade. O tipo Frankfurter, conhecido mundialmente, é feita a partir de carne suína defumada e ervas frescas.
Baviera
Na região da Baviera as salsichas também são famosas, mas do tipo branca, servidas com mostarda doce. Pretzels e cervejas locais do tipo Weizenbier (cerveja de trigo) acompanham este rico prato.
Dresden
Em Dresden, capital da Saxônia, cidade bem ao Sul de Berlim, existe uma famosa rosca doce denominada Stolen, típica do Natal, mas que pode ser encontrada em qualquer ocasião. É tão famosa que tem até um festival dedicado à iguaria.
Saxônia
Ainda na região da Saxônia, o Lebkuchen, um famoso bolo parecido com pão de mel, que leva especiarias e castanhas, é simplesmente irresistível.
Vale do Mosel
Nessa região são produzidos os excelentes vinhos brancos Riesling, leves, e de muita personalidade, famosos no Brasil e no mundo.
Düsseldorf, Colônia e demais regiões cervejeiras
As cervejas alemãs dispensam apresentações. Elas são produzidas por todo o país. Vale provar a Altbier, na região de Düsseldorf; a Kölsch, em Colônia; ou as de trigo (Weissbier), no sul do país.
Por dentro das preferências gastronômicas dos alemães
A carne mais consumida na Alemanha é a suína, na forma fresca ou em embutidos. As salsichas ocupam um capítulo a parte na mesa alemã. Mais de 1500 tipos diferentes são produzidos e consumidos de diversas formas, acompanhadas por mostardas especiais. O Eisbein (Joelho de Porco), outro ícone da culinária germânica, costuma vir acompanhado pelo Sauerkraut (Chucrute) e pelo Bratkartoffeln (Cozido de Batatas com Toucinho).
Os alemães também são loucos por pães e o chamam de “alimento para a vida”. A Alemanha tem mais tipos de pães do que qualquer outro país, mas as variedades do Pão Preto são as mais apreciadas. Grande produtor de cerveja, sua bebida alcoólica oficial, a nação tem o título de “País das Cervejas”. Sejam mais claras ou mais escuras, servidas geladas ou em temperatura natural, a bebida é unanimidade de norte a sul do país.
Num capítulo à parte está a confeitaria alemã. Os doces alemães, sempre com um toque artesanal e muita história, fizeram fama e conquistaram o mundo. Talvez o mais característico seja o Apfelstrudel, um folhado de maçã que, apesar de ter origem austríaca, é bastante comum na maioria dos países que fizeram parte do Império Austro-Húngaro. “Strudel” é uma palavra alemã que significa ‘redemoinho’.
Famoso também fora das fronteiras alemãs, o Schwarzwald (Floresta Negra) ganhou fama e a preferência de muitos confeiteiros. O bolo homenageia a Floresta Negra (Schwarzwald), esplêndida cadeia de montanhas do sudoeste da Alemanha, na região de Baden-Württemberg, repleta de árvores, vales, lagos e belos cenários. O chocolate simboliza a escuridão natural e as suas lascas na cobertura representam as cascas das árvores da floresta.
Já o Pretzel é a iguaria que carrega uma tradição cultural, religiosa e histórica muito forte entre os alemães. Existem inúmeras versões em torno da sua origem, muitas com significado religioso pela forma como é enrolado – tiras de massa parecidas com braços em posição de oração, dobrados sobre o peito. Para os católicos do Sul da Alemanha, era um pão de receita simples (preparado com farinha e água), portanto permitido comer durante o jejum da quaresma. Historicamente, os padeiros usam o Pretzel como símbolo, assim como eram em suas corporações, desde o século XII.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74