A pamonha tem origem indígena e seu nome vem da palavra tupi “pa’muñã”, que significa pegajoso. Presente no Centro-Oeste brasileiro, tornou-se famosa também no Sudeste.
Uma particularidade do preparo, além do fato da receita poder ser doce ou salgada, é seu processo de cozimento. De acordo com o antropólogo e autor do livro “Caminhos do açúcar”, Raul Lody, “esse método de preparo no qual a comida é embalada em folhas é milenar nas Américas e conhecido com o nome geral de “tamales””.
Confirma como fazer a Pamonha de milho:
Ingredientes:
36 espigas de milho maduro
1kg de açúcar
½ L de óleo de milho
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Corte o milho nas extremidades e depois descasque as espigas. Reserve as palhas mais internas, as maiores e melhores. Limpe bem o milho e depois rale as espigas. Passe a massa de milho numa peneira grossa. Numa tigela, misture a massa de milho, o açúcar, o óleo e tempere com a pitada de sal. A massa deve estar grossa o suficiente para que não escorra da mão.
Para embrulhar a pamonha:
Com as palhas do milho que foram reservadas, faça um cone e dobre a ponta para formar um copo. Coloque então a massa de milho. Na parte superior, faça outro cone com a palha e dobre, fechando assim a pamonha. Use um barbante de algodão para amarrar a pamonha em cruz, como se fosse um pacote. Tome cuidado para não derramar.
Para cozinhar:
Numa panela grande com água suficiente para cobrir as pamonhas e ferver, coloque os embrulhos para cozinhar. O tempo de cozimento dependerá do tamanho da pamonha. Em média, é de uma hora.
Rendimento: 6 porções
Grau de dificuldade: intermediário
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Fonte / dica: Doce Equilíbrio
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74