Bem-estar

Dicas de sucos funcionais alternativos para ajudar no bem-estar

22 de janeiro de 2016

Há pelo menos dois anos, os chamados sucos funcionais fazem sucesso nos copos brasileiros, e não é para menos: a alquimia das boas combinações de ingredientes pode auxiliar, a longo e médio prazo, o bem-estar e a longevidade. Uma das composições mais populares de suco verde (com gengibre, limão, couve-manteiga e água de coco) tornou-se, no Brasil, o verdadeiro abre-alas para esta prática especial de alimentação complementar e, hora ou outra, divide espaço com mais receitinhas e dicas diferenciadas incorporadas aos cardápios diários.

Para quem gosta do assunto, a nutricionista da rede Vitória Hotéis, de Campinas, Priscila Busch, que integra a equipe profissional do Esquinica Natural (restaurante especializado em almoços e sucos naturais), apresenta algumas combinações diferentes e alternativas.

Blueberry, laranja, cenoura, linhaça dourada e mel
A blueberry (também conhecida como Mirtilo) é uma fruta rica em fibras, contém antioxidante (flavonoides), que auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio); seus benefícios à saúde são: combate aos radicais livres (envelhecimento celular), contribuição para a boa circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol sanguíneos, melhora na visão, é também anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, reduz os níveis de glicose do sangue; a linhaça possui ômega 3, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do intestino, também reduz os níveis de colesterol sanguíneo e auxilia na saciedade, regula os níveis de pressão arterial, melhora os sintomas da menopausa e da TPM (Tensão Pré Menstrual); a linhaça também contém lignanas, que são fitoestrógenos (semelhante ao hormônio estrogênio) e reduzem o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Laranja, abacaxi, gengibre e gojiberry
A gojiberry é conhecida como a fruta do bom humor por conter importantes aminoácidos, como o triptofano e a isoleucina, que contribuem para a produção da serotonina (neurotransmissor do humor, prazer e bem-estar), além disso, contém cálcio, magnésio, selênio, ferro, vitamina C e betacaroteno, importante antioxidante que regula os níveis de pressão arterial, melhora a resistência dos vasos sanguíneos, reduz os níveis de colesterol e reduz o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Maracujá, limão siciliano, erva-doce e hortelã
O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Por conter flavonoides e carotenoides, possui propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce, controlando os níveis de colesterol sanguíneos, regulando a pressão arterial, reduzindo a incidência de doenças cardiovasculares; além disso, contém substâncias que atuam no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, relaxantes musculares e analgésicos. O limão siciliano é uma fruta rica em vitamina C, que auxilia no funcionamento do sistema imunológico; além disso, contém potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, nutrientes que são responsáveis por favorecer o bom funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e manutenção do peso corporal, controlar os níveis de pressão arterial, melhorar o sistema circulatório, prevenir aparecimento de câncer. A erva-doce auxilia ainda na prevenção de cólicas intestinais.

Abacaxi, berinjela, ameixa seca, gengibre, limão e mel
A berinjela e a ameixa seca possuem antioxidantes, como flavonoides, resveratrol, que regulam o nível de glicose sanguíneo, regulam a pressão arterial, melhoram a resistência dos vasos sanguíneos, reduzem os níveis de colesterol, reduzem o aparecimento de doenças cardiovasculares; a laranja, rica em vitamina C, importante antioxidante que previne aparecimento de câncer e reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhora o sistema imunológico do nosso organismo.

Dica: Para muito além dos molhos e pratos marcantes, a salsa é um alimento estimulante e desintoxicante, excelente para ser incorporado aos sucos funcionais. Um pouco de salsa e você estará ajudando os processos diuréticos do organismo, reduzindo aquele aspecto incômodo de inchaço e retenção líquida.

Foto: Júlia Campos (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74