#FiqueemCasa

Operação “Aglomeração Zero” em Campinas fecha estabelecimentos, dispersa público e encerra festa

20 de junho de 2021

Entre a noite de sábado, 19 de junho, e a madrugada de domingo, 20, segundo dia da operação “Aglomeração Zero” em Campinas, equipes de fiscalização da Prefeitura dispersaram 2.261 pessoas que estavam desobedecendo medidas de distanciamento social e sem uso de máscaras em festas e bares da cidade. Três estabelecimentos foram fechados e os proprietários de outros 136 foram orientados pelos fiscais.

Além disso, a Guarda Municipal também autuou e multou o organizador de uma festa clandestina em uma chácara no Jardim Novo Sol, no distrito do Ouro Verde. A GM foi acionada por meio de uma denúncia anônima para verificar a ocorrência de aglomeração e desobediência às normas de distanciamento e de descumprimento das medidas sanitárias. Os agentes chegaram às 23h ao local, onde acontecia a festa com 150 pessoas sem máscaras e consumindo bebidas alcoólicas. O organizador foi multado em R$ 18.943,00.

Primeira noite da “Aglomeração Zero”

Na primeira noite da operação, entre a noite de sexta-feira, dia 18, e a madrugada de sábado, dia 19, a Prefeitura fiscalizou 139 estabelecimentos comerciais na cidade, fechou 20 e lacrou dois também por não estarem cumprindo as medidas sanitárias e de isolamento social.

Durante as ações, 1.268 pessoas foram dispersadas e orientadas sobre as medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, usar máscaras e fazer constante higienização das mãos.

Também durante a ação, as barreiras do Toque de Recolher abordaram 297 veículos e orientaram 403 pessoas a retornarem para suas casas. As equipes de fiscalização partiram de frente ao estádio Moisés Lucarelli, na Ponte Preta, e visaram prioritariamente os locais e estabelecimentos mapeados com histórico de desobediência às medidas prevenção e, como consequência, classificadas como atividades de maior contaminação pelo vírus.

Ações ampliadas

A operação “Aglomeração Zero” visa evitar e dispersar qualquer agrupamento com 10 ou mais pessoas na cidade. É coordenada pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. O foco das ações são os locais com maior número de chamados de aglomerações, bairros com mais casos de Covid-19 e onde há mais denúncias pelo 156 e 153.

A medida amplia as iniciativas da administração municipal no combate à pandemia de Covid-19. Também para conter o avanço do coronavírus, a partir desta segunda-feira, 21 de junho, Campinas terá novo horário do Toque de Recolher, das 19h01 às 4h59. O consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos e também em dependências de postos de combustíveis está proibido desde sábado.

Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74