#FiqueemCasa

Frota de ônibus será ampliada na reabertura em Campinas. Usuários terão temperatura medida

4 de junho de 2020

Atualizado em 6 de junho

Com a reabertura gradual de atividades em Campinas a partir de segunda-feira, dia 8 de junho, anunciada durante live do prefeito Jonas Donizette nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 4 de junho, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) prepara alterações operacionais no sistema de transporte público coletivo municipal. A atual frota circulante de ônibus será ampliada entre 25% a 30%, e os horários de pico serão estendidos para o meio do dia, tarde e noite, para atender o fluxo de pessoas no comércio e nos shopping centers.

O prefeito também anunciou que os usuários do transporte terão a temperatura corporal aferida nos terminais urbanos. Inicialmente, a decisão era de que com a temperatura maior do que 36,5ºC, não poderia embarcar no ônibus, mas a medida foi alterada para a partir de 38 graus. A medição será aleatória, com termômetro de testa. O uso de máscara de proteção também é obrigatório.

“A Administração Municipal irá assegurar o atendimento adequado, ainda dentro da situação de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, para as pessoas que necessitem utilizar o transporte público, em todas as regiões do município, principalmente nos horários de pico e, agora também, no entrepico”,  afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O monitoramento da operação do sistema de transporte público coletivo do município é realizado de maneira constante, permanente e em tempo real, pelo Núcleo de Monitoramento dos Transportes (Numt), que fica na Emdec. Desta forma, os ajustes pontuais e necessários, na operação de cada uma das mais de 200 linhas de ônibus, ocorrem de forma diária e rápida, após as análises técnicas, de acordo com a empresa.

“A Administração municipal está fazendo a sua parte. Mas também necessita da ajuda da população”, enfatiza o secretário Barreiro. O uso dos terminais urbanos e dos ônibus somente deve ocorrer em caso de necessidade. É importante evitar aglomerações e seguir algumas regras, como:

– Não cumprimentar com as mãos, abraços e beijos;
– Manter as mãos higienizadas, usando água e sabão, ou álcool gel;
– Não levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
– Garantir que os ambientes estejam bem ventilados;
– Não compartilhar objetos pessoais;
– Evitar aglomerações;
– Uso obrigatório de máscara de proteção.

Os usuários do transporte público coletivo de Campinas devem utilizar o aplicativo “Busão na Hora”, que informa, em tempo real, o horário de chegada do ônibus no ponto de embarque; além do itinerário e outras funcionalidades. Com o aplicativo, o usuário pode planejar, de forma antecipada, os deslocamentos e realizar uma melhor programação da viagem.

A Emdec também reforça que o uso da máscara de proteção é obrigatório para motoristas e usuários do transporte público, em todo o trajeto. Ao entrar dentro do ônibus, o passageiro já deve estar com a máscara. Caso contrário será advertido pelo motorista, que, em situações extremas, pode não prosseguir a viagem e solicitar o apoio da Guarda Municipal (GM).

No último dia 29 de maio, começou a distribuição de álcool em gel para usuários das principais linhas de ônibus de cada área do município (Área 1 – Azul Claro; Área 2 – Vermelho; Área 3 – Verde; Área 4 – Azul Escuro). Neste primeiro momento, serão novel mil frascos de álcool em gel, contendo 60 ml, distribuídos gratuitamente.

No dia 28 de maio, foram instalados 12 totens de álcool em gel em nove terminais urbanos (Central, Mercado I e II, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Grande, Ouro Verde, Itajaí e Vila União). Todo o trabalho é coordenado pela Emdec, com o apoio da Sanasa.

A Emdec informou que vem tomando mais cuidado com a limpeza e higienização dos ônibus, e indicou que todos os veículos circulem com as janelas abertas, mesmo os que possuem ar-condicionado. As ações também incluem a higienização constante dos terminais. Máscaras de tecido foram distribuídas nos terminais urbanos e dentro dos ônibus.

Em situação normal, a frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média de 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil; e 14 milhões de passageiros por mês. Transporta diariamente, também em situação normal, cerca de 204 mil usuários (indivíduos).

Foto – crédito: site da Prefeitura Municipal de Campinas
Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74