A edição 2011 da Casa Cor Campinas terá como local-sede a edificação do antigo Hospital Santa Isabel, tombado em 2003 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), no bairro Ponte Preta. O evento será realizado de 26 de agosto a 5 de outubro.
A mostra vai ocupar 14.200 metros quadrados do total do terreno pertencente à ACS Incorporadora. A área destinada à mostra engloba uma edificação de aproximadamente dois mil metros quadrados, com fachada e telhado tombados, somada às áreas externas. O prédio de três pavimentos tem as características de um grande loft, que sofrerá intervenções reversíveis para receber parte dos 57 amplos ambientes internos e externos que ocuparão sete mil metros quadrados. Em meio ao paisagismo local será incluído o estacionamento com aproximadamente 120 vagas.
Com importante valor histórico-cultural e arquitetônico, o imóvel foi fundado em janeiro de 1939 pelo médico Rui Vicente de Melo e sua construção segue os padrões europeus da época, inclusive com adaptações necessárias de um hospital geriátrico e albergue. A imponente fachada remete a um pedaço crucial da história de Campinas. Fechado desde a década de 1980, a área foi adquirida em 2008 pela ACS Incorporadora, que apresentou um projeto para a recuperação do prédio histórico, o qual já obteve a aprovação do Condepacc.
Já consagrada na cidade, a mostra seguirá os parâmetros de acessibilidade e sustentabilidade que pautaram suas edições anteriores. Neste ano, o evento terá um valor agregado: a homenagem ao 25º aniversário da marca Casa Cor, sinônimo de tradição aliada ao emprego da mais alta tecnologia.
Histórico
Esta é a segunda vez que a organização da mostra opta por uma edificação tombada. A primeira vez foi em 2009, quando a Casa Cor Campinas estreou ocupou o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, tombado também pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado (Condephaat). O evento recebeu 39,3 mil visitantes, número que o projetou como o terceiro maior da família Casa Cor em quantidade de público naquele ano, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2010, a edição da Casa Cor Campinas foi acompanhada da Casa Hotel, que pela primeira vez foi realizada fora da capital paulista. Em uma área de 3.600 metros quadrados, contígua ao Royal Palm Plaza Resort Campinas, o evento levou mais de 41 mil visitantes para o local. "A terceira edição será um novo desafio, mas com traços das mostras anteriores. Apesar de o prédio ser tombado, os profissionais terão mais liberdade para atuar, uma vez que trabalharemos com um projeto já aprovado pelo Condepacc", explica Renata Podolsky, diretora de comunicação e conteúdo da mostra.
Serviço:
Casa Cor Campinas
Local: Avenida Abolição, 1.000, Ponte Preta
Data: de 26 de agosto a 5 de outubro
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74