O Fórum Permanente de Cultura, junto com integrantes do Conselho de Cultura de Campinas e participantes de movimentos culturais da cidade, estão em articulação com o setor público para a criação de medidas emergenciais aos profissionais que ficaram sem trabalho e renda por causa do coronavírus.
Para mapear o impacto da quarentena no setor cultural da cidade, o Fórum Permanente de Cultura solicita que os profissionais da área preencham o cadastro no https://cutt.ly/4tm70Z0
As questões devem ser respondidas por profissionais da cultura, residentes na cidade de Campinas e que estão impossibilitados de trabalhar na quarentena – período em que se exige o cancelamento ou suspensão de atividades culturais já agendadas, bem como impossibilita novas.
O processo, ainda em construção, não garante o recebimento de um auxílio, mas servirá como base para nortear as propostas de ações que estão sendo sugeridas e poderão ser criadas como medida emergencial.
No dia 24/3, os representantes do Fórum Permanente de Cultura se reuniram com a Secretaria Municipal de Cultura para encaminhar propostas de emergência que possam amenizar e apoiar o setor cultural do município. As propostas foram recebidas e debatidas em reunião virtual, com a participação do Secretário de Cultura, Ney Carrasco, do Diretor de Cultura, Renato Piva e da Diretora Administrativa, Marianne Bockelmann. Também participaram membros da equipe técnica da Secult, a fim de encaminhar com agilidade as questões apresentadas.
Nesse encontro foi solicitado à Secretaria o ingresso de representantes do Fórum e dos Conselheiros da sociedade civil no Gabinete de Crise para estudar medidas a serem tomadas durante a pandemia do Covid-19. “Sabemos da importância das ações culturais em situações como esta, uma vez que a cultura cumpre um papel essencial na sustentação e apoio à saúde física, mental e emocional neste momento de isolamento, além de gerar aproximadamente 3,9% do PIB de São Paulo e mover 1 milhão de postos de trabalho formais e informais, contribuindo com o desenvolvimento do Estado e do País,” diz o comunicado publicado no facebook do Fórum Permanente de Cultura de Campinas.
As propostas apresentadas preveem um conjunto de ações, considerando mecanismos de curto, médio e longo prazos, contemplando 03 pilares fundamentais: (I) Assistência social básica, no sentido de garantir segurança alimentar para as pessoas mais necessitadas, (II) investimento em pesquisas e conteúdos de cultura para a sociedade e (III) mecanismos de crédito para movimentação econômica no setor.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74