Por Marina Benatti (*)
O dia a dia nas escolas é repleto de atividades que preenchem o cronograma das aulas. As mais diversas disciplinas são fundamentais para o bom desenvolvimento, aprendizado e raciocínio dos alunos, mas e as brincadeiras e a recreação? São tão importantes quanto às matérias aprendidas em sala de aula?
Segundo Raíssa M. Benatti de Andrade, coordenadora pedagógica do Grupo Licere – lazer e recreação em Campinas, a recreação proporciona um ambiente em que, através da brincadeira, a criança tem a oportunidade de explorar, experimentar e descobrir novas situações. “As crianças desenvolvem habilidades motoras, a socialização com os colegas e despertam a curiosidade”, complementa.
Um exemplo é o colégio Múltiplo, em Campinas, onde foi desenvolvido o projeto “Colônia de Férias” em que o Grupo Licere teve a oportunidade de organizar a recreação, que levou aos alunos propostas diversas através dos conteúdos culturais do lazer: oficinas manuais, atividades de cunho intelectual, social, artístico, físico-esportivo e turístico.
“Foi uma ferramenta muito importante, para o desenvolvimento da criança no aspecto social, em que sentiram o prazer em realizar atividades em equipe, e que foram resgatadas atividades como correr, pular, brincar e dançar”, conta Talita Rodrigues, coordenadora do colégio. Ela relembra ainda que a equipe da Licere “foi ativamente ao mundo em que a criança vive e proporcionou alternativas para resoluções de problemas e conflitos onde promoveram o amadurecimento emocional”.
Em tempos de muita tecnologia e conexão via internet, voltar a praticar atividades que exijam engajamento e compartilhamento são importantes para o convívio social das crianças e desenvolvimento das capacidades. Raíssa, do Grupo Licere, explica que “as crianças esperam que na Colônia de Férias tenham um tempo aproveitado de maneira diferente, porém, complementar do habitual dia a dia da escola. Apresentam satisfação no tempo do brincar livre e conduzido que é diferente da satisfação proporcionada pelos dias de aula, demonstram ainda, interesse em conversar e compartilhar situações, tanto com os colegas, quanto com os monitores”.
Para saber mais sobre os projetos que o Grupo Licere oferece acesse: www.grupolicere.com.br
Informações: (19) 3243-5047 – (19) 98331-0470 / [email protected]
(*) Marina Benatti – Referencial Press
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74