Mostrado rapidamente no salão do automóvel de 2014, e lançado no início de 2015, o HR-V rapidamente caiu no desejo do consumidor brasileiro. Aliás, a Honda Automóveis precisou mudar completamente a sua grade de produção para atender a altíssima demanda que o novo modelo gerou no mercado brasileiro. Mesmo hoje, vários meses depois do lançamento, ainda é rotina encontrar fila de espera, para comprar algumas versões do Honda HR-V, nas concessionárias da marca. E apenas por um problema de produção na fábrica, o modelo não ocupa a liderança de vendas na categoria.
O segredo do sucesso do HR-V é o fato dele vir sempre completo, com visual arrojado e moderno, um ótimo conjunto de motor e câmbio e ser o veículo ideal no que diz respeito a uma dirigibilidade realmente agradável, em ambiente urbano.
Como principais destaques, O HR-V reúne uma série de atributos. Entre os destaques estão o motor 1,8 litro Flex (o mesmo do Civic), com a transmissão CVT (mesma do Fit/City); freio de estacionamento elétrico; programa de estabilidade eletrônico de série em todas as versões e etiqueta “A” no programa de eficiência do INMETRO.
O HR-V concorre na categoria dos “chamados” SUVs compactos, e tem como principais concorrentes: Renault Duster, Peugeot 2008 e Jeep Renegade. Assim, o HR-V tem concorrentes de peso. Mas isso parece não ofuscar o brilho do modelo da Honda.
Segundo a Honda, o HR-V tem um design que reúne características de um cupê esportivo, combinadas à postura de um SUV e espaço interno de uma minivan. Em teoria a versão LX pode ser encontrada com câmbio manual de seis marcha e o automático CVT. Mas isso, só na teoria, pois a Honda avisou no próprio lançamento do carro, que o a versão manual teria um mix realmente pequeno. Na prática, a versão de entrada, acaba sendo a LX com câmbio CVT.
O HR-V traz uma série de interessantes atributos em seu interior. O console central é elevado, e junto com o painel de instrumentos, sugerem um cockpit. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, e o banco do motorista traz ajuste de altura (sempre manuais).
Destaque para o console central que reúne boa oferta de porta-objetos, com um desenho “flutuante”. Na parte de baixo desse painel existem conexões para o sistema de áudio. Em todas as versões, existe prático porta-objetos sob o apoio de braço central (onde a tampa é deslizante). Outro destaque do novo carro é um sistema de saída de ar “triplo” situado bem na frente do passageiro da frente. Uma das saídas pode ser usada para direcionar o ar para o banco traseiro.
Mesmo sendo uma versão de entrada, ela vem equipada com rádio CD-Player. Além da entrada USB, todas as versões do HR-V são equipadas com HFT (Hands Free Telephone), acionados por meio de comandos instalados no volante, permitindo ao motorista iniciar e encerrar chamadas.
O espaço interno do HR-V segue a filosofia herdada do Fit. Desenvolvido sob a máxima de “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, traz o tanque de combustível na posição central. Isso melhora o espaço no compartimento de carga, com até 431 litros. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, o espaço de carga passa dos 1.000 litros. Mas o preço do bom espaço é cobrado com o uso de um estepe temporário.
Já a versatilidade é garantida pelo sistema ULT (Utility Long Tall) de arranjo dos assentos visto no Fit. Ele oferece várias possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
O HR-V possui exclusivamente tração dianteira. E justamente por isso, não pode ser considerado um SUV autêntico. Ele também traz o i-VTEC 1.8 litros SOHC (o mesmo do Honda Civic da versão de entrada), que inclui o sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, mesmo em situação de baixa temperatura. Esse motor gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Com esse conjunto, e pesando 1.265 kg, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em pouco mais de 10 segundos. E a velocidade máxima é de 180 km/h, sempre com etanol.
Com a chegada do HR-V, ficou claro que a Honda vai apostar ainda mais na tecnologia de câmbios CVT. Então, não é improvável que em breve o Civic também seja equipado com esse câmbio. Afinal, a diferença de características entre o motor 1,8 litro e 2,0 litros no próprio Civic é bem pequena. Além disso, o principal concorrente do Civic (o Corolla) passou a utilizar recentemente a tecnologia CVT. Portanto, é só uma questão de tempo para esse câmbio chegar ao Civic.
Entre os diferenciais, o HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série em todas as versões. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado em paradas rápidas (mesmo em subidas ou descidas), até o motorista pisar no acelerador. De forma complementar, HR-V também traz de série o assistente de freio em rampa HSA (Hill Start Assist). Isso mantém o carro parado em rampas, por alguns segundos adicionais, dando tempo do motorista acelerar antes dele escorregar.
Toda a linha HR-V traz de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do volante favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, e as rodas de 17 polegadas. Também de série em todas as versões, o HR-V traz simples toque para abertura e fechamento de todos os vidros.
Ainda que o HR-V ainda não tenha sido avaliado em testes do Latin n Cap, a Honda informa que ele deve receber 5 estrelas de proteção para adultos e quatro estrelas para crianças, segundo os testes internos de crash-test da própria montadora. Desde a versão de entrada, o modelo traz trancamento automático das portas com velocidade acima de 15 km/h. Apenas na versão EXL existem airbags laterais nos bancos dianteiros.
Por ser uma versão de entrada, o cliente pode sentir a falta de alguns equipamentos. Entre eles, não estão presentes os faróis auxiliares dianteiros, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro. De resto, mesmo sendo uma versão de entrada, o HR-V LX traz todos os equipamentos de comodidade e segurança encontrados em veículos dessa categoria.
Entre todos os concorrentes diretos, o HR-V é de longe o modelo com a melhor dirigibilidade. O motor 1,8 litro – 16 válvulas mais a transmissão CVT (em todo linha do modelo), foram muito bem escolhidos. Isso deixa o HR-V bastante ágil e prático no dia a dia, sem qualquer viés. Nos outros concorrentes, ou não existe câmbio automático na versão topo de linha, ou quando existe, o desempenho não é convincente. E quando o desempenho é bom, é uma versão diesel caríssima! Além disso, o HR-V é muito econômico. Segundo INMETRO, ele faz 7,1 e 10,5 km/l (com etanol) na cidade e na estrada. Com gasolina, a média sobe para 8,5 e 12,1 km/l, respectivamente. Assim, o HR-V é o mais econômico de toda a categoria.
Os clientes que quiserem deixar o HR-V mais personalizado poderão contar ainda com uma linha completa de acessórios originais, desenvolvidos pela divisão Honda Access, sendo 19 itens externos e 11 internos. Entre os destaques estão grade dianteira cromada, aplique frontal no para-choque, bagageiro de teto com suporte para bicicleta, pedaleiras esportivas, soleiras iluminadas para as portas e iluminação interna (sob o painel).
O HR-V chega com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado (cor de lançamento do carro). O preço público sugerido da versão LX CVT é de R$ 77,4 mil.
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