O segmento de sedans compactos é o segundo mercado mais concorrido no Brasil. Opções de modelos não faltam. Aliás, é até complicado definir exatamente quem é concorrente de quem. Isso porque o próprio mercado faz uma divisão informal entre sedans compactos e sedans compactos “Premium”. Sob o aspecto técnico, todos são concorrentes de todos, quando consideramos apenas o tamanho do sedan. Mas, na prática comercial, existem expressivas diferenças entre os sedans compactos. E isso se reflete diretamente no preço final de cada um deles. Basicamente, o que cria tais diferenças são as motorizações e quantidade de equipamentos de cada sedan. Nessa avaliação, trazemos o sedan compacto HB20S, em sua versão topo de linha batizada de Premium. O modelo em questão pode ser considerado como um compacto Premium, principalmente pela ampla oferta de equipamentos e sua eficiente motorização 1,6 litro.
Então, é preciso entender quem são os principais concorrentes do HB20S Premium. Considerando a faixa de preço, nível de equipamentos e o tamanho, os possíveis concorrentes são: o VW Voyage na versão Evidence; o Chevrolet Cobalt na versão LTZ; o Fiat Grand Siena Essence com todos os opcionais; o Honda City na versão EX e o Renault Sandero Exclusive. Todos os modelos citados, sempre equipados com câmbio automático, ou automatizado.
É muito importante observar que o produto HB20 é por si só, um campeão de vendas. Em Março desse ano, a família HB20 ficou entre os 5 carros mais vendidos no Pais. Portanto, é indiscutível que o modelo da Hyundai tem interessantes atributos para isso.
Fabricados na cidade de Piracicaba (interior de São Paulo), a família HB20 foi crescendo com o tempo. Hoje, existem duas opções de carroceria: a hatch-back e a sedan. Também são duas opções de motores: 1,0 litro de 3 cilindros e 1,6 litro de 4 cilindros e duas opções de câmbio sendo manual de cinco marchas e automático de quatro marchas.
Talvez essa seja essa uma das principais características, responsável pelo sucesso da família HB20. A versão sedan do HB20 é muito bem resolvida. A traseira está bem integrada ao desenho do carro. Toda família HB20 traz o conceito de design batizado de “Escultura Fluida”. Dessa forma, o carro praticamente não traz formas geométricas em seu exterior. Aliás, fica a impressão que o produto foi inteiramente desenhado com uma “curva francesa”. Faróis e lanternas tem desenho puxado, com curvas suaves. A carroceria também é amplamente marcada por essas formas, inspiradas em movimento de fluídos.
A versão Premium sai de fábrica com rodas em liga-leve, maçanetas e outros detalhes cromados, faróis auxiliares dianteiros e repetidores de setas nos espelhos laterais.
O interior do HB20S é agradável. O acabamento é de boa qualidade e honesto. Visualmente, ele está na média da categoria, não sendo nem o mais bonito e nem o mais feio. Um ponto que agrada bastante no carro é a boa ergonomia. Tudo esta à mão. Para o motorista, controles do sistema de som e viva-voz instalados na parte da frente do volante. A oferta de porta-objetos também é adequada.
O HB20S Premium está à venda apenas com motor 1,6 litro – 16v Flex. Sua potência máxima é de 128 cavalos no etanol (122 cv na gasolina) obtidos à 6.000 RPM. Ele está entre os mais potentes encontrados nos sedans compactos (só existe um concorrente com potência superior). Como destaque, está presente o comando de válvula variável (CVVT). Isso ajuda especialmente nas acelerações, pois as válvulas podem ter seu tempo de abertura ajustado conforme a demanda de potência. Isso permite maior economia de combustível quando o carro esta em velocidade constante, com um tempo de abertura menor. O torque máximo é de 16,5 kgfm a 5.000 RPM (no etanol).
Vale destacar que o motor do HB20S tem a mesma base estrutural dos motores que já equiparam Hyundais importados como o Veloster e o antigo i30. Ou seja, o HB20X usa um motor da família GAMA muito parecido ao de carros de maior porte.
Um senão no HB20S é justamente o câmbio automático. A Hyundai ainda utiliza um câmbio de quatro marchas. Essa tecnologia já esta um pouco defasada para os novos padrões de eficiência energética, dos carros atuais. O conjunto motor e câmbio até consegue entregar um desempenho convincente no HB20S. Porém, poderia ser muito melhor se o modelo tivesse um câmbio com mais marchas. Assim, a limitação de melhor desempenho e maior economia, está justamente no câmbio. De qualquer forma, o câmbio automático assegura conforto muito superior ao de qualquer concorrente equipado com câmbio robotizado de simples embreagem. Somente o Cobalt (com câmbio automático de 6 marchas) e o Honda City (com câmbio CVT) são soluções melhores que o automático do HB20S.
Mesmo com câmbio automático de quatro marchas, o HB20S consegue convencer. O modelo na versão automática não participa do programa de etiquetagem do INMETRO. Então, em nossa medição com etanol, sua média na estrada viajando a 120 km/h com ar-condicionado ligado, chega à 11 km/l. Na cidade é possível percorrer até 8 km/l. Com um tanque de 50 litros, sua autonomia fica próxima de 500 km, no uso misto.
O desempenho também pode ser considerado como muito bom. Com câmbio automático, a aceleração de 0 à 100 km/h acontece em 10 segundos e a velocidade máxima é de 189 km/h. Números convincentes para um sedan compacto.
O HB20S Premium é a versão mais equipada da família. Ela traz todos os equipamentos possíveis de fábrica. Então, o modelo sai equipado com freios ABS + EBD, sensor de estacionamento traseiro, faróis auxiliares dianteiros e alarme com sensor de presença. Vale destacar que toda a família HB20 (mesmo os modelos de entrada) já vem de fábrica com ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag frontal, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo.
Um recurso presente no HB20S, e raramente encontrado nos modelos compactos, é um porta-óculos retrátil instalado junto às luzes internas. Outro item de conveniência e o controle de abertura interna da tampa de combustível. Não é preciso dar a chave para o frentista. Além dos vários porta-objetos espelhados pelo carro, existe também uma gaveta sob o banco do motorista. O espaço é suficiente para uma bolsa feminina pequena.
A versão Premium do HB20S avaliada aqui, ainda inclui alguns outros interessantes equipamentos. Entre eles está o sistema de simples toque para subida e descida dos 4 vidros, somado ao dispositivo de antiesmagamento. Outro benefício é a possibilidade de se realizar a abertura e fechamento dos vidros, pelo telecomando da chave canivete.
O HB20S ainda reserva alguns destaques tecnológicos. Um deles é Painel Supervison Cluster. Segundo o fabricante trata-se de um painel de instrumentos diferenciado. Utilizando iluminação branca, ele fornece leitura clara e direta de cada informação no painel de instrumentos. A iluminação é acionada ao girar a chave.
A versão Premium do HB20S também inclui o sistema de ar-condicionado com “Cluster Ionizer”. Trata-se da liberação automática de íons negativos que esterilizam e desodorizam o ar no interior do veículo, sendo muito menos agressivo às pessoas com alergia respiratória. O equipamentos está implantado diretamente na unidade evaporadora e libra os íons diretamente no fluxo de ar, sempre que o ar-condicionado está ligado. O resultado direto é a redução considerável de odores desagradáveis.
O sistema de som do modelo, também já vem alinhado com as novas necessidades. O HB20S traz uma completa central multimedia. Ela incorpora conexão Bluetooth, tanto para viva-voz, como áudio streaming. Inclui também entrada USB e porta AUX tipo P2, integradas ao painel na parte de baixo. Detalhe que essa central não tem mais o acionador de CD. Para pleno conforto, o HB20S traz os comandos de áudio e bluetooth diretamente no volante do carro.
Essa central ainda inclui tela sensível ao toque, sistema de navegação GPS e receptor de TV digital já no padrão brasileiro. O formato da tela é wide-screen, conseguindo exibir a programação já no formato mais atual. Mas a imagem de TV só é exibida com o carro parado. Ao movimentar o veículo, a imagem é suspensa, mantendo o áudio do TV. Todos os controles da TV, Som ou GPS, são feito por meio da tela sensível ao toque.
Esse é um ponto que precisa de atenção no HB20S. Frente a todos os concorrentes diretos citados aqui, o HB20S é o mais curto de todos, com apenas 4,23m de comprimento. O entreeixos também é o menor com 2,5m (nos concorrentes varia de 2,51 à 2,63m). Isso não prejudica o espaço para motorista e passageiro da frente. Mas limita um pouco o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. E o HB20S também tem o menor porta-malas do segmento com apenas 450 litros. Nos concorrentes o espaço vai de 510 à 563 litros.
O espaço mais limitado não prejudica o conforto para o motorista. O HB20S conta também com regulagem de altura e profundidade do volante, bem como um descansa braço escamoteavel para o motorista.
O tamanho menor do HB20S ajuda na dirigibilidade. Aliás, o HB20S nem lembra que é um sedan. O motorista sente o carro na mão em todas as situações. A única diferença para o hatchback é uma suspensão ligeiramente mais macia, percebida em ruas mais irregulares. Outro ponto que agrada bastante no HB20S é sua boa adaptabilidade para encarar lombadas, valetas e buracos. Na versão 2015, nota-se uma que a suspensão passou por uma importante correção. Antes, a suspensão traseira chegava com certa frequência ao “fim de curso”, principalmente quando o motorista saltava uma lombada. Agora, isso não acontece mais. A Hyundai corrigiu o problema, deixando a suspensão mais consistente.
O HB20S Premium é o modelo mais caro do sedan. As únicas opções disponíveis é a oferta do banco couro e a central multimedia com navegador instalado. De resto, é tudo de série na versão Premium. A versão Premium mais básica parte de R$ 58,4 mil. E a mais completa com banco de couro e navegador chega à R$ 62,8 mil. Algo que faz muita diferença na hora de escolher o HB20S é a sua garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem. Aliás, o HB20S é o único modelo entre os principais concorrentes, com essa garantia de 5 anos.
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