Carros

O exclusivo Peugeot RCZ

23 de junho de 2014

O Peugeot RCZ é realmente um ícone do “design”. O modelo foi criado com o exato objetivo de provocar desejo em seus potenciais consumidores. Ele foi inicialmente apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2009. Logo após, chegou ao mercado brasileiro em maio de 2010. No salão de Paris de 2012, a Peugeot revelou a nova geração do RCZ com um pequeno face-lift. Esse face-lift chegou ao Brasil em Agosto de 2013.

Sendo o único carro da Peugeot que utiliza letras no nome (em vez de números), o RCZ surgiu como uma alternativa para aqueles clientes que sempre sonharem em ter um super esportivo como um Porsche, ou ainda um cupê de alto desempenho como o Audi TT, mas não podem pagar por isso. Com um desenho escultural e elegante, o RCZ tem linhas bastante originais. Aliás, muitas pessoas vão achar o RCZ mais bonito que o Porsche Cayman e o Audi TT.

De forma geral, o RCZ segue o estilo do 308, porém com traços mais marcantes e um perfil lateral muito mais baixo. Ainda que seja montado na mesma plataforma do 308, o RCZ é muito menor por dentro, em função do teto mais baixo. Ele vem na configuração 2+2, ou seja, dois adultos na frente, e dois bancos para crianças (pequenas) atrás.

O facelift do modelo inclui um completo redesenho do para-choque dianteiro. Nele, o RCZ perdeu os faróis auxiliares. Como ele vem equipado com faróis bi-xenon auto-nivelantes e adaptativos, os faróis auxiliares não tem função efetiva. Além disso, o novo desenho permitiu incluir a iluminação diurna em “LED”, presente em outros modelos da Peugeot. E claro, o estilo mais limpo e moderno do pára-choque deixou o carro com aparência mais atual.

O Peugeot RCZ tem apenas 1,36 m de altura. As linhas diferenciadas da carroceria favorecem a aerodinâmica. O RCZ atinge um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,32. E para dar um charme extra, ele tem um aerofólio traseiro móvel. Essa peça se movimenta em duas posições de acordo com a velocidade do veículo. É possível ainda acionar o “aerofólio” em qualquer velocidade, através de um botão localizado no console central. Um charme a mais no RCZ.

O interior do RCZ lembra bastante o do irmão 308, porém com várias diferenças. Por conta do teto bem mais baixo, o RCZ coloca o motorista numa posição mais baixa e esportiva. Quem gosta de esportividade atrás do volante, não terá do que reclamar ao volante do RCZ.

Para achar a melhor posição, o banco do motorista conta com ajustes elétricos. Existem ainda duas posições de memória para facilitar. Os assentos são genuinamente envolventes, no melhor estilo esportivo. E a coluna de direção, conta ainda com ajuste de altura e profundidade.

Mesmo sendo um cupê, o porta-malas surpreende com uma capacidade de 321 litros, somando-se um espaço adicional de 30 litros abaixo do piso. E com o rebatimento dos assentos traseiros, o volume total para bagagens chega a fantásticos 639 litros (maior que muito sedan de luxo). Espaço de sobra para uma longa viagem de um casal “fashion”. É muito importante destacar que o RCZ não tem estepe! O carro vem com um sistema de líquido “selador” e compressor de ar, que é ligado no 12 volts do carro. Isso é suficiente para um pequeno furo. Mas se o pneu rasgar num buraco, o carro precisa ser rebocado!

À exemplo de vários outros modelos da Peugeot, o RCZ traz o conhecido motor à gasolina 1.6 litro – 16V THP (Turbo High Pressure) com 165 cavalos. Junto com o motor, um câmbio automático de seis marchas, com comandos sequencias de marcha na alavanca do câmbio. Continuam faltando as borboletas para a troca de marcha no volante. Sua velocidade máxima é de 213 km/h e a aceleração de 0 à 100 acontece em 8,4 segundos. O RCZ ainda consegue chegar a fantástica marca de 14 km/l na estrada, com ar-condicionado ligado, em velocidade constante de 110 km/h.

Ainda que o não seja aquele esportivo puro-sangue no acelerador, ele traz a dirigibilidade idêntica aos esportivos de verdade. Ele tem um comportamento firme, aliado a uma excelente estabilidade. Em geral, o carro é bem mais duro que um 308. Até a direção é mais pesada. Mesmo em alta velocidade, a sensação é de estar dirigindo num “trilho”. Diversão não falta, para quem quer a verdadeira sensação de um esportivo.

O RCZ é um modelo que sai completo de fábrica, sem opcionais. Todos os equipamentos tradicionais de conforto e comodidade estão presentes como: ar-condicionado digital e automático de dupla zona, sensor de chuva, acendimento automáticos dos faróis que são do tipo xênon e auto adaptativos em curvas, completo computador de bordo, controle de tração inteligente, Hill Assist (ajuda para partida em aclives) entre outros.

Entre os destaques, o sistema de som que a Peugeot batiza como “WIP Sound Hi-Fi”. Ele vem com alto-falantes da conceituada JBL. São seis alto-falantes com potência máxima 240W. Aliás, uma das mudanças no facelift do RCZ, foi justamente a inclusão do sistema GPS. Idêntico ao oferecido no 308, tem uma tela retrátil no centro do painel.

Por se tratar de um veículo que onde o foco é a exclusividade, o RCZ está disponível em um único pacote de acabamento. O preço sugerido do RCZ é de R$ 150 mil. São apenas 3 cores disponíveis, sendo vermelho metálico, preto perolizado (mais R$ 1,7 mil) e branco perolizado (mais R$ 2,7 mil).

É fato que o RCZ não é um carro barato. E também o seu preço não faz jus ao desempenho. Entretanto, quando ele é comparado ao Audi TT ou Porsche Cayman, fica mais do que evidente a vantagem financeira do modelo da Peugeot. Então, para quem busca estilo e design, e se contenta com um desempenho razoável, o RCZ é uma boa escolha. O RCZ conta ainda com três anos de garantia total.

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