Nenhum outro carro da Volkswagen (em história recente da marca) chegou as ruas com tamanha responsabilidade. O Volkswagen Up, segundo a própria fábrica, é seu produto mais inovador em economia de combustível, segurança, praticidade e uso urbano. Muito mais que um carro compacto, o Up chega com a responsabilidade de ser o segundo carro mais vendido da marca no mercado brasileiro, e um dos mais expressivos da Volkswagen, no mundo.
É fato que a Volkswagen quer fazer do Up, o seu fusquinha do futuro. E para isso, ele foi pensado para ser um carro urbano eficiente, seguro e moderno. No Brasil, o Up está disponível apenas na versão de quatro portas, e equipado com um único motor 1.0. Já como parte da linha 2015, o Up conta com seis versões de acabamento. Foco dessa avaliação, temos a versão Red Up, considerada topo de linha.
Estilo
Um fato incontestável que o Up chama atenção no seu desenho. Foco de polêmica, existem aqueles que adoram e outros que não gostam do visual. Com um desenho meio “quadradinho”, o Up rompe completamente com o tradicional. Aliás, o desenho externo chegou nesse resultado, principalmente, pela maximização e aproveitamento do espaço interno. Em linhas gerais, o visual é limpo e bem definido, sugerindo um monovolume. Na frente, atenção ao estilo diferente do atual DNA da Volkswagen, e presente em todos os outros carros. E na traseira, lanternas ousadas e futuristas.
Interior
O interior do carro é moderno e funcional. Existe boa oferta de porta-objetos, com destaque para o espaço no console central, logo abaixo do rádio. Aliás, todos os controles do sistema de climatização e rádio, foram elevados no painel para ampliar esse espaço. Mas isso teve um preço. Diferente da grande maioria dos carros que contam com saídas de ar centrais, o Up não tem essa opção. As saídas de ar na frente, são apenas nas laterais do painel. Existe, porém, uma saída de ar na parte superior do painel. Entretanto essa não pode ser “direcionada”. Sua função é mandar o ar apenas para o banco traseiro. A versão topo de linha conta com acabamento para o painel, seguindo a cor externa do carro. Outro detalhe da versão top é o volante com visual esportivo. Inspirado no volante do novo Fusca, possui apliques em chrome effect e base reta. Outro detalhe do interior são os bancos dianteiros “one shape” que formam uma peça única com o encosto de cabeça integrado. Faltou, porém, os ajustes de altura dos cintos de segurança dianteiros.
Motor 3 cilindros
No Brasil, o Up está equipado com a nova geração de motores 1.0 litro de apenas 3 cilindros. Usando a tecnologia Flex, esse motor foi visto aqui pela primeira vez, no Fox Bluemotion (uma versão de apelo ecológico do Fox). Sua potência máxima é de 75 cavalos (a 6.250 rpm) com gasolina, e de 82 cavalos com etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), a partir de 3.000 rpm. Importante dizer que já a partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível. Outro detalhe é que esse motor já vem com o sistema “e-flex” de partida, dispensando o tanquinho adicional de gasolina. É o primeiro 1.0 do Brasil, com essa tecnologia.
Aliás, a Volkswagen não economizou na tecnologia do trem de força. O Up conta ainda com a precisa caixa de câmbio manual “MQ200” de cinco marchas. É a mesma utilizada nos motores 1,6 litro, de outros carros do fabricante. Como características principais, relações mais longas com engates precisos e suaves.
Desempenho
Com esse conjunto, o Up assegura o status de carro mais econômico do Brasil. O modelo obteve a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida. Durante nossa avaliação, o Up conseguiu atingir médias de quase 18 km/l (com gasolina), em estrada com velocidade média de 110 km/h e ar-condicionado ligado.
O Up é um veículo onde a eficiência foi o foco do projeto. Ele consegue ser verdadeiramente compacto por fora, e funcional por dentro. Utilizando uma nova plataforma (que a marca batiza de PQ12), o carro mede apenas 3,60 metros de comprimento. Ainda sim, o entre-eixos vem com 2,42 metros visando maximizar o espaço interno. Além disso, as rodas colocadas o máximo possível nas extremidades, permitem ao Up superar obstáculos como lombadas e valetas com tranquilidade. Afinal, praticamente não existe o “bico” do carro para raspar nesses obstáculos. O peso do modelo é de apenas 910 kg. E o principal beneficio obtido com isso é o bom desempenho do conjunto. Ele acelera de 0 à 100 km/h em pouco mais de 12 segundos e tem máxima de 165 km/h.
Porta-malas eficiente
Para melhor adequação ao cliente brasileiro, o Up teve o porta-malas ampliado. Com 285 litros de capacidade no porta-malas (64 litros a mais que o modelo europeu) o Up pode contar com o sistema “s.a.v.e.” (opcional em algumas versões). Trata-se de um ajuste variável de espaço, por meio de uma prateleira removível que altera o tamanho do compartimento, criando um fundo falso. Além disso, com o rebatimento do banco traseiro, forma-se um assoalho realmente plano na parte de trás. O usuário pode acomodar objetos de pequeno tamanho, sob essa prateleira, dentro do porta-malas. A Volkswagen fala em 5 passageiros no interior do Up. Porém, para se manter o mínimo de conforto, são 4 adultos e uma criança.
Segurança
Ainda que bastante pequeno e leve, a segurança não foi esquecida. O emprego da mais moderna tecnologia na construção do carro permitiu ao Up receber 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças segundo o Latin NCAP (organização que avalia a segurança dos veículos). E mesmo numa eventualidade de batida, o Up ainda promete dar menos despesa ao seu dono. Afinal ele teve o melhor índice geral no CAR Group 2014 (ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil). O Up obteve índice 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil.
Mais equipamentos
Desde a versão básica, o Up incorpora alguns equipamentos importantes, como: freios ABS, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; banco do motorista com regulagem de altura milimétrica e cintos traseiros laterais retráteis. Também pode contar com a direção eletromecânica batizada de “easy drive” (opcional nas versões básicas). Por ser um sistema totalmente elétrico, ele não retira potência do motor para funcionar. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com uma direção hidráulica convencional. Além disso, o volante se mostra realmente leve, em manobras de baixa velocidade.
Outro equipamento bem interessante é o “maps&more”. Como um opcional do Up em todas as versões, é uma tela adicional montada sobre o painel, bem no centro, que traz como principal função o sistema de GPS com tela sensível. Essa tela não é muito grande, mas tem a vantagem de estar integrada ao sistema de som e parte elétrica do carro. Ainda que os gráficos não sejam muito elaborados, certamente é uma grande ajuda para quem não sabe o caminho. Ela também opera como uma extensão do rádio e do computador de bordo do veículo. Assim, oferece conectividade por bluetooth (viva-voz e reprodução de áudio) além de aceitar cartões de memória Micro SD. Porém, a presença dessa tela, anula a entrada USB do rádio, que está presente em versões do Up que não trazem o “maps&more”. Essa tela também exibe informações do computador de bordo como consumo médio, velocidade média e outras. Para quem gosta de um detalhe a mais, pode-se exibir nessa tela conta-giros digital, indicador de temperatura externa e temperatura do motor. Tudo a critério do usuário. Vale destacar que o cliente que quer o “maps&more” paga duas vezes. O carro precisa ter a preparação no som com o encaixe (que é cobrado a parte), bem como comprar a tela do sistema que é o opcional.
Preço
Certamente, o Up é um carro que tem muito a oferecer no segmento de carros compactos. Aliás, é uma revolução de conceitos. Porém, cobra caro por isso. A versão mais básica do carro parte de R$ 29 mil. Já a versão Red Up avaliada aqui, custa salgados R$ 39 mil. E com todos os opcionais, passa de R$ 41 mil. O Up também conta com três anos de garantia.
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