Nem todo mundo sabe que os dois compactos que mais fazem sucesso entre as mulheres no mercado brasileiro são praticamente gêmeos. Tanto o Citroen C3, quanto o Peugeot 208, são fabricados na mesma unidade industrial em Porto Real – RJ. Aliás, eles são montados na mesma linha de produção. Afinal, eles usam exatamente a mesma plataforma básica. Isso porque a Peugeot e a Citroen são um mesmo grupo industrial. Ainda que a estrutura básica dos carros seja exatametne igual, os carros, assim como as marcas. possuem características bastante próprias, justamente para atingirem clientes diferentes, num mesmo mercado. E esse foi o objetivo desse comparativo. Mostrar que dois carros que são estruturalmente muito parecidos, podem atender diferentes anseios e necessidades dos consumidores.
As similaridades dos carros são várias. Além da plataforma, tem-se o motor 1,6 litro – 16 válvulas já com a tecnologia Flex Start (sem tanquinho de gasolina para a partida) que é exatamente igual nos dois veículos. Quando abastecido com aasolina, a potência máxima é de 115 cv à 6 mil RPM, com torque máximo de 15,5 kgfm a 4 mil RPM. No etanol, a potência sobe para 122 cv à 5.800 RPM, com torque máximo de 16,4 kgfm a 4 mil RPM.
Ambos os modelos podem estar equipados com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas. E por conta da similaridade de tamanho e plataforma, o rendimento é praticamente o mesmo nos dois modelos. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em 10 segundos e a velocidade máxima é de 198 km/h, quando equipados com câmbio manual. Os dois carros trazem um tanque de combustível com 55 litros.
As similaridades dos modelos continuam em outros quesitos. Nas versões topo de linha, Exclusive para o C3 e Griffe para o 208, ambos trazem rodas em liga leve 16 polegadas; Air-bag dianteiros + freios com ABS; sensores de chuva e acendimento automático dos faróis; banco motorista com ajuste de altura; controle de som no volante; direção com ajuste de altura e profundidade além da assistência elétrica. Outro equipamento que mostra grande diferencial nesses dois carros é o regulador e limitador de velocidade. Além de permitir manter uma velocidade constante na estrada através do regulador, existe o limitador de velocidade que não deixa o carro passar de uma velocidade pré-estabelecida, dentro da cidade.
Ambos os modelos também contam com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.
As diferenças
Engana-se quem imagina que com tantas similaridades, os carros são exatamente iguais. Além do visual externo bem diferente, os interiores são totalmente diferentes. Até mesmo a dirigibilidade muda de um modelo para o outro.
Um equipamento que tem funcionamento bem diferente é o sistema de ar-condicionado. Em ambos os modelos ele é automático e digital de dupla zona. Porém, no Citroen C3, ele é de simples zona. Já no 208, ele é de dupla zona e ainda conta com ajuste de três níveis no volume de ar. Assim o cliente pode escolher entre o modo soft, normal ou fast no ajuste.
Outra diferença marcante é a disposição dos recursos panorâmicos. No C3, o carro traz um para-brisa panorâmico. Com ele, motorista e passageiro da frente, podem contar com uma visão vertical superior de quase 90 graus. Uma cobertura corrediça permite escolher entre a visão ampla, ou visão tradicional.
Já o 208 a solução foi por um teto panorâmico. Enquanto o para-brisa tem formato tradicional, o teto tem uma área envidraçada que vai até a traseira do carro. Assim, todos dentro do carro podem desfrutar da vista superior, inclusive passageiros do banco de trás.
E as diferenças não param por ai. Existem vários outros detalhes que diferenciam os dois carros. Confiram elas em nosso vídeo de avaliação.
Preços
O C3 Exclusive com câmbio manual parte de R$ 52 mil. Com câmbio automático sobe para R$ 55 mil. Os opcionais são a pintura metálica R$ 1,2 mil e a perolizada por R$ 1,6 mil. Outros opcionais são o GPS por R$ 2,4 mil; o Pack Techno (detector de obstáculo traseiro + alarme) por R$ 2,1 mil e o Airbag lateral por R$ 600. O preço final é de R$ 62 mil
Já o 208 com câmbio manual parte de R$ 53,5 mil. Com câmbio automático sobe para R$ 57 mil. Não existem opcionais. Apenas a Pintura metálica (R$ 1,2 mil) e perolizada (R$ 1,6 mil) podem ser escolhidas. O preço total é de R$ 58,5 mil. O 208 não tem opção de air-bag lateral, mas o GPS que é de série, traz o recurso de tela sensível ao toque.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74