Quando a Toyota lançou o Etios no mercado brasileiro, a ideia era oferecer um carro de baixo custo, com a qualidade reconhecida dos produtos da marca. E para isso, a Toyota implementou uma das suas mais importantes fábricas (fora do Japão) no município de Sorocaba – SP. Criou toda uma cadeia de fornecedores, além deixar preparada uma segunda fábrica, dedicada exclusivamente para a produção de motores, na cidade de Porto Feliz – SP. Tudo isso, para aumentar consideravelmente sua participação no mercado nacional, além de aumentar muito a força de seus concessionários. O projeto era fantástico, porém tinha um problema. O modelo escolhido para isso, era oriundo de um projeto de carro destinado a mercados emergentes, que não estava tão amadurecido assim, para competir no mercado brasileiro, em igual condição com seus concorrentes diretos.
Assim o Etios ganhou as ruas brasileiras sob a mira de críticas realmente contundentes por parte da mídia especializada. A Toyota percebeu a necessidade de fazer alguma coisa, e começou a tomar algumas providências. Rapidamente, a marca já fez algumas alterações no interior do carro (em toda a família), para deixá-lo mais próximo da realidade do nosso mercado. E mais recentemente, apresentou uma série aventureira do Etios, para dar um pouco mais de fôlego ao modelo. Foco dessa avaliação, trazemos o Etios Cross. Esse modelo tem como base a versão topo de linha XLS, com todos os itens de conforto da linha 2014, como o interior Total Black.
De cara, é preciso informar que o Etios Cross traz apenas modificações estéticas, quando comparado aos modelos convencionais. Mas isso não é ruim na prática. Ainda que em muitas matérias, a família Etios seja “demonizada” pelos críticos de plantão, o produto tem suas qualidades.
Sob o aspecto estético, a versão Cross traz algumas mudanças. Na dianteira, ele tem para-choque mais largo e sobressaltado à carroceria na cor preto fosco. Traz ainda faróis com máscara negra e as luzes de neblina acopladas ao para-choque. O Etios Cross ganhou luz de seta nos retrovisores externos, que são revestidos com uma capa na cor da carroceria. As rodas são de liga leve com acabamento exclusivo. Nas laterias, também existe uma moldura que acompanha as portas. O Etios Cross traz ainda barras longitudinais no teto que podem ser utilizadas para o transporte de bagagens de até 50 kg.
O modelo vem equipado com sistema de áudio Double DIN que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. O volante de base reta, com acabamento em couro, possui o controle do sistema de áudio integrado. Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série.
O Etios Cross vem equipado com um valente motor 1,5 litro – 16 válvulas. Ele entrega 96 cavalos de potência e 13,9kgfm de torque, com etanol. Na gasolina são 92 cavalos e 13,9 kgfm. Trata-se de números interessantes, pois modelos concorrentes equipados com motores 1,6 litro, não apresentam números tão mais expressivos. O Etios Cross (e demais modelos da família) só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. Mas o fato é que, o modelo é bastante ágil, tanto no trânsito, quanto na estrada (não esquecendo que estamos falando de um motor 1,5 litro). Na cidade, ninguém vai notar falta de agilidade ou força no Etios Cross. E mesmo na estrada, o carrinho não faz feio. Outro ponto que agrada no modelo é a economia de combustível. Visivelmente melhor que concorrentes equipados com motores 1,6 litro, o Etios Cross consegue percorrer quase 10 km/l com etanol, na estrada. Com gasolina, a média sobe para quase 14 km/l. E isso com ar-condicionado ligado, à velocidade constante de 120 km/h. O bom rendimento também se dá em função do peso do carro, de apenas 965 kg.
Aliás, merecem destaque outras coisas no Etios Cross. A primeira é a direção com assistência elétrica. Isso deixa o carro incrivelmente leve é manobras e na cidade. O volante é bastante suave. Outro ponto de destaque é o eficiente ar-condicionado de ajuste manual. Mesmo em dias realmente quentes, o sistema consegue “gelar” pra valer a cabine do carro. Outras característica positiva que precisa ser destacada, é a suspensão incrivelmente resistente. O Etios Cross é aquele carrinho “pau pra toda obra”. Bem desenhado para o desastre das ruas brasileiras, ele tira de letra os piores buracos, lombadas e valetas. Além disso, o conjunto mostra consistência, sugerindo grande durabilidade à longo prazo.
O carrinho ainda oferece interessantes soluções como o porta-luvas que abre de cima para baixo. Além de facilitar muito o acesso (pois a tampa não bate no joelho de ninguém) ainda tem espaço para uma bolsa média feminina. Para quem viaja na frente, o espaço é muito bom, inclusive para pernas. Já no banco traseiro, o espaço é apenas regular, para três adultos. Outro detalhe que deixa a desejar é o porta-malas de 263 litros. Está entre os menores da categoria. Vários concorrentes oferecem espaço melhor.
Sob o aspecto de segurança, o carro também não faz feio. O Etios Cross atinge quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção aos passageiros dos bancos dianteiros no teste de colisão do Latin NCAP. Porém, são apenas duas estrelas na proteção aos ocupantes do traseiro. Ainda sim, ele figura entre os mais seguros, dentre todos os seus concorrentes nacionais. Com relação aos equipamentos de série, o Etios Cross oferece air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Também item de série, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força.
Entretanto, o carro tem alguns problemas que precisam ser revistos rapidamente. Pra começar, o painel central é alvo de críticas constantes. Além da imprecisão na marcação da velocidade, é de difícil leitura em todas as situações, para o motorista. Além disso, o carro não oferece ajuste de altura do banco do motorista. Pra piorar, o cinto de segurança também é fixo, sem ajuste de altura. Apenas o volante oferece ajuste de altura (não há o de profundidade). O acabamento interno não encanta. Dá a sensação de faltar qualidade e sofisticação, além de não fazer jus aos demais carros comercializados pela Toyota. E por fim, o visual externo do carro, mesmo na versão Cross, ainda não caiu no gosto do brasileiro.
O carro não é um desastre como muita gente fala. Tem os seus méritos no conjunto e na dirigibilidade. Mas é um fato que a família Etios precisa de um verdadeiro “banho de loja”. E a Toyota já sabe disso.
Assim, o problema principal do carro acaba sendo o preço. O modelo é vendido por R$ 47 mil.. Não existem opcionais. O pacote “Cross” traz tudo de série. Se ele fosse mais barato, a questão do custo-benefício poderia pesar à favor. Mas o Etios Cross ainda está um pouco caro, pelo que oferece. O cliente encontra essa versão do modelo nas cores: branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
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