A Mercedes-Benz sempre foi conhecida, no Brasil, por produzir mais que carros. É um fato incontestável que a marca conseguiu criar, por aqui, uma atmosfera diferenciada para seus produtos. Indo além do fato de ser um meio de transporte, a marca da estrela estabeleceu uma identidade que se mescla a alta qualidade e distinção. Além da grife constituída ao longo de décadas, é verdade também que a Mercedes-Benz, normalmente, situa-se na vanguarda da tecnologia automobilística. E dessa forma, seus carros contam com uma qualidade construtiva e avanço tecnológico que não podem ser facilmente criticados.
Foco dessa avaliação, trazemos a Classe C. Trata-se do campeão de vendas da marca. Ainda que mais caro que o Classe A e B, esse sedan representa no mercado nacional o carro que de certa forma, é o preferido pelas pessoas que tiveram sucesso na carreira, e querem um carro para representar essa conquista. Assim, o Classe C é o carro escolhido entre os homens bem sucedidos. E para essa criar uma sinergia entre veículo e destino, fizemos a avaliação da C250 numa viagem teste ao conceituado Hotel Casa Grande, no Guarujá – SP.
Casa Grande Hotel Resort & Spa
Localizado no Guarujá, o hotel é uma referência no litoral paulista. Situado na região nobre da praia da Enseada, ele possui um autêntico estilo colonial construído em uma área de 45 mil m². Com 41 anos de história, o Casa Grande Hotel Resort & SPA, é integrante da lista de luxo da Preferred Hotels & Resorts.
O hotel conta com vários diferenciais. Um deles é o Spasíssimo. Trata-se de um spa que traz as assinaturas de médicos endocrinologistas conceituados: Filippo Pedrinola e Alessandra Rascovski. Entre as características está o fato de reunir o conceito medico e de relaxamento simultaneamente. O hotel conta com três chalés e 265 apartamentos, muito bem equipados.
Como todo bom resort, o hotel conta com ampla estrutura de lazer, gastronomia e convenções. Possui piscinas externa e interna climatizadas, terraços com vista para o mar ou jardins, heliponto, sala de jogos, academia, cinema, quadras de tênis e poliesportiva
Para quem quer curtir a praia, o hotel também conta com exclusivo serviço de praia. Enquanto os hóspedes tomam banho de sol, num deck de frente para o mar, existe serviço de frutas frescas, sucos exóticos e água de coco, além de uma toalhinha gelada para aliviar o calor.
Para atender aos mais exigentes paladares, o Casa Grande Hotel Resort & Spa conta com sete opções gastronômicas, como o Thai, especializado em cozinha tailandesa e do sudeste asiático; o Atlântico Frutos do Mar com um amplo cardápio dos melhores frutos do mar preparados de forma a evidenciar os sabores e aromas; e o Bistrô Saint Malo, de culinária tradicional francesa, sob o comando da chef executiva Jacquelline Roelandt.
Mercedes C250
Na última mudança expressiva da Classe C (que aconteceu no final de 2011), o modelo recebeu uma série de melhorias e evoluções. Ainda sim, o Classe C sempre foi (e continua a ser) um carro clássico. Ainda que as evoluções tenham conferido um ar levemente mais esportivo, o estilo discreto e elegante prevalece. Na dianteira, o destaque fica com as entradas de ar central e laterais em forma de V, faróis com maior interação visual e grade do radiador com a estrela central. A Classe C ainda conta com sistema óptico em LED na traseira. Tanto a luz de lanterna, e setas usam os LEDs.
O interior da Classe C também apresenta alguns diferenciais. Pra começar, uma forração em couro dos bancos de altíssima qualidade. Até certo ponto, o interior parece ser um pouco mais ousado que o exterior. Com desenho bem moderno, os consoles e partes do painel, mesclam tons em alumínio e partes escuras. O painel do motorista mistura os tradicionais ponteiros com uma tela de alta resolução bem no centro, na área interna do velocímetro. O console central integra de uma só vez o sistema de som, controles do ar-condicionado (digital e automático de dupa zona) e demais instrumentos. Tudo vem distribuido de forma bastante coeza. E como a Mercedes é uma marca clássica, ela não abre mão do uso de botões tradiconais, com indicações claras. Mas isso não impede o carro de ser avançado tecnologicamente. Assim, o cliente mais tradicional faz uso dos botões para acessar as funções do som, climatização, e ajustes do carro. E aqueles que gostam de tecnologia, podem fazer uso mais avançado, utilizando o Comand (explicado à frente).
Quem pretende viajar com o carro, não sentirá falta de espaço no porta-malas. São 475 litros para acomodar várias malas. Além disso, a abertura do porta-malas pode ser feita pelo tele-comando da chave, à distância.
Pacote AMG
Exclusivamente na versão C250 esta disponível o pacote visual da AMG. Ele serve para reforçar a esportividade do modelo ao apresentar detalhes como bancos dianteiros, pedais e volante com visual esportivo; rodas com design AMG; suspensão levemente rebaixada com direção sensível à velocidade e a saída do escapamento com acabamento em aço inoxidável.
Tecnologia de ponta
Nessa versão top de linha, os faróis dianteiros contam com o módulo de iluminação batizado de Intelligent Light System. Ele inclui iluminação em LED para condução diurna, além de um complexo gerenciameto do farol Xenon, à noite. Todo o ajuste da iluminação noturna é dinâmico. Ou seja, o facho muda de acordo com a velocidade e dirigibilidade do carro. E justamente por isso, a Classe C não possui mais os faróis auxiliares dianteiros. O farol baixo consegue oferecer um padrão de iluminação pleno, em todas as condições.
A avançada tecnologia presente na Classe C250 também garante alta conectividade por meio do sistema multimídia COMAND Online. Ele traz display retangular de 17,8 cm, navegador de internet e reprodução de música sem fio (wireless via Bluetooth), além de GPS. Utilizando um tipo de joystick com movimentos em 3D, instalado no console do central próximo da alavanca do câmbio, é possível explorar diversos recursos do Comand. Esse sistema que acompanha a Classe C 250 é realmente muito completo. Começando pelo som, ele permite conectar e reproduzir praticamente qualquer tipo de mídia. Traz conexões para SD Card, entrada USB, conexão tipo P2 (por fio), suporte a bluetooth estéreo, além de reproduzir CDs e DVDs. Até mesmo uma porta adicional pode ser usada para conexões especiais como iPhone e iPod com o uso de cabo especial. Essa central ainda conta com conexão celular bluetooth para viva-voz.
Mas o ponto alto de tudo isso é o Comand On Line. Através dele, o usuário pode navegar em alguns sites na internet, pelo sistema do carro. Funciona assim: É preciso parear um celular (por bleutooth) com o sistema. O celular vai funcionar como um modem 3G. E por isso, precisa ter pacote de dados ativo. A partir dai, é possivel navegar na internet através do navegador do Comand, exibido na tela do carro. A navegação é feita da mesma forma que se utiliza o GPS, ou seja, usando o joystick 3D do console. Isso é especialmente util para pesquisar um endereço, ou um um telefone por exemplo.
Para máxima interação do motorista com esse vasto sistema, a Classe C vem equipada com um volante multifuncional com doze botões. Através desses botões, o motorista consegue interagir amplamente com o sistema de áudio, computador de bordo, celular viva-voz e algumas outras configurações do carro.
Mas a comodidade vai além na C250. Ela vem com ajustes elétricos nos bancos dianteiros. E esses são ajustes completos, incluindo até a inclinação do assento e altura do encosto de cabeça. Tanto para o passageiro, como para o motorista, existem 3 memórias diferentes. E no caso do motorista, até o ajuste de altura do volante é elétrico (tanto na altura quanto na profundidade). Pra finalizar, o volante também sobe automaticamente quando o carro é desligado, para facilitar a entrada e saída do motorista. Comodidade não falta ao carro.
Motor e câmbio
A Classe C250 já sai de fábrica com o eficiente câmbio automático 7G-TRONIC PLUS com sete marchas. Quem gosta de aproveitar toda a esportividade do conjunto, pode fazer uso das borboletas instaladas na parte de trás do volante. Com elas, é possível escolher as marchas que serão usadas, de forma manual. Basta selecionar o modo manual do câmbio.
O motor é outra obra de engenharia. Com apenas 1,8 litro, turbo compressor e injeção direta de gasolina, a Mercedes-Benz conseguiu retirar 204 cavalos de potência máxima. Isso sem falar no torque de 310 Nm (próximo de motores V6). Essa tecnologia batizada de CGI tem como base o conceito BlueEfficiency. O objetivo é ampliar a eficiência da combustão, oferecendo maior potência e redução no consumo de combustível. A tecnologia BlueEfficiency também prioriza a questão da sustentabilidade, alcançando até 19% de redução nas emissões de CO2 em relação à geração anterior. Porém, no Brasil, a Classe C250 recebe apenas a etiquetagem C do Inmetro quanto ao consumo decombustível.
Existe ainda o sistema Stop/Start no motor. Ou seja, toda vez que o carro para num semáforo ou trânsito intenso, o motor se desliga. O objetivo é poupar combustível e reduzir ainda mais as emissões. Basta o motorista retirar o pé do freio, que o motor se religa automaticamente. O processo é completamente transparente e funciona perfeitamente. Mas se o motorista não quiser utilizar esse recurso, basta desligá-lo apertando um botão no console.
Essa dupla de motor e câmbio, permite a C250 acelerar de 0 à 100 km/h em apenas 7,2 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente). Agora, se o objetivo for economizar, dá pra fazar uma média de até 12,5 km/l na estrada, trafegando a 120 km/h com ar-condicionado ligado. E com 67 litros no tanque, a autonomia não será um problema.
Dirigibilidade
Claro que o carro da Mercedes-Benz vem também oferece muita tecnologia para auxilio a condução. Entre eles pode-se destacar os sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. Um deles é o Attention Assist, que analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas. O carro indica que o motorista precisa fazer uma pausa.
Entre os sistemas de apoio tem-se o Parktronic incluindo orientação de estacionamento que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o veículo. Além dos indicadores visuais de proximidade e alerta sonoro, existe ainda uma câmera que mostra a imagem da traseira do carro. Outro equipamento é o assistente de farol alto que muda o faixo para baixo quando o carro cruza com outro veículo na estrada, automaticmente. Além disso, a Classe C250 conta ainda com programa de estabilidade eletrônico e potentes freios, como sistema de ABS + EBD. Detalhe para os discos de freios perfurados na dianteira, no melhor estilo esportivo.
A Classe C250 vem ainda com uma suspensão bem firme. Não chega a prejudicar o conforto. Mas fica evidente a pegada esportiva do carro. Aqueles que querem fazer um uso mais animado do carro, certamente vão adorar esse ajuste da suspensão.
Alguns poréns
É claro que a C250 é um carro excelente. Entretanto, sempre existem alguns detalhes. Não deu pra entender o espelho retrovisor interno sem o sistema autocrômico. Ou seja, o controle é manual igualzinho ao do VW Gol 1.0. Outra questão é a suspensão baixa, além dos pneus de perfil baixo. É preciso muito cuidado do motorista com buracos, que podem causar um dano considerável ao carro. Outro detalhe, é a falta de espaço no banco traseiro. Ainda que confortáveis, falta espaço para pernas, principalmente com pessoas mais altas. Alguns sedans médios de marcas não premium, tem mais espaço que a Classe C no banco traseiro. E por fim, o sistema multimedia sem tela sensivel ao toque. Num mundo onde todas os celulares já perderam o teclado, usar um joystick para inserir dados, não é o processo mais rápido que existe.
Preço e mercado
A Classe C250 tem preço sugerido de R$ 183,5 mil. É certo que não estamos falando de um carro barato. Aliás, é caro para um sedan médio. Com esse mesmo dinheiro, dá para comprar carros (não premium) com características semelhantes de desempenho e equipamentos, gastando quase 80 mil à menos. Um bom exemplo é o Volkswagen Jetta Tsi. Porém, a C250 tem alguns trunfos. Sua desvalorização no mercado de usados é a menor entre os modelos premium. E claro que o acabamento e qualidade construtiva do carro são únicos! Além disso, quem compra uma Mercedes-Benz, não o faz pelo custo-benefício. Quem compra esse carro, o faz pelo mesmo motivo que homens compram canetas da Mont Blanc, ou mulheres compram bolsas Louis Vuitton.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74