Carros

As faces do Volkswagen Fox

1 de outubro de 2013

O Volkswagen Fox sempre foi um carro inovador. E isso desde que chegou às ruas brasileiras em 2003. É um fato, que ele estabeleceu novos parâmetros de funcionalidade em sua categoria. Desenvolvido num conceito de “dentro para fora”, o Fox surpreende no espaço interno, mesmo com dimensões de carro compacto. O banco traseiro corrediço, a posição elevada de dirigir e os vários porta-objetos distribuídos pela cabine (incluindo uma gaveta sob o banco do motorista) são alguns dos destaques.

Dessa forma, o Fox é o segundo carro mais importante para a Volkswagen no Brasil. Ele é o segundo carro mais vendido da marca e também o segundo carro com mais variantes de versões (só perde para o Gol). E dentro dessas opções, podemos destacar duas que fogem um pouco da rotina. Trata-se do Fox Bluemotion 1.0 (com foco na economia) e o Fox Rock in Rio (para quem procura um carro mais descolado).

A tecnologia em comum

Ambos os modelos já contemplam as tecnologias mais recentes da família Fox. Um exemplo é o painel de instrumentos com visual “clean”, e mais nítido. A iluminação da cabine tem o sistema progressivo de desligamento (fade out) em todas as versões. Ou seja, em vez de apagar as luzes internas de uma vez, o sistema de iluminação controla a intensidade das lâmpadas, reduzindo de forma gradativa e suave, até que elas se desliguem.

A família Fox traz a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos avançados. Ambos modelos trazem de série air-bags frontais e freios ABS (Sistema Antitravamento) com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem). Contam também com o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série.

O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, o ESS pisca as luzes de freio de forma intermitente, sinalizando aos motoristas que vêm atrás que o Fox está tendo uma desaceleração acentuada.

Outro equipamento presente na família é o Comfort Blinker. Dispositivo presente em modelos como Jetta e Passat, possibilita ao motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indicar a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse toque, aciona-se a luz de seta por três vezes seguidas.

O I-System é mais um recurso disponível. Ele concentra as informações do rádio, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia). O I-System também permite configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort. Esse emite uma série de mensagens no painel orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

O Fox BlueMotion

O nome BlueMotion não é apenas a designação de uma série ecológica, mas carrega o posicionamento e a atitude do Grupo Volkswagen. Blue é a cor corporativa da marca e remete aos elementos naturais a serem preservados, como água e ar. Motion, incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.

Com o Fox BlueMotion, a Volkswagen amplia a oferta de modelos concebidos com as diretrizes do conceito BlueMotion Technologies no mercado brasileiro. O Fox 1.0l BlueMotion junta-se aos modelos Polo 1.6l BlueMotion, Gol G4 Ecomotion e o Novo Gol e o Novo Voyage equipados com o pacote BlueMotion Technology. Modelos diferentes, de segmentos distintos, com um mesmo propósito: a mobilidade sustentável.

Disponível em carroceria de duas ou de quatro portas, o Fox BlueMotion traz modificações eletrônicas, mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.

Além disso, a versão incorpora algumas mudanças estéticas para diferenciá-la. Os bancos do Fox BlueMotion possuem forração exclusiva em malharia Fresh, na cor azul. O modelo está disponível em cinco opções de cores de carroceria: duas sólidas (Preto e Branco) e três metálicas (Azul, Prata e Cinza).

O Fox BlueMotion traz de série equipamentos como: banco traseiro com encosto rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, para-sol com espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo e tomada de 12 volts.

Em seu quadro de instrumentos o Fox BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do velocímetro analógico.

Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

As alterações técnicas do Bluemotion

A direção com assistência eletro-hidráulica (item oferecido de série no modelo) reduz o consumo energético do modelo em 3%, em relação ao Fox 1.0 tradicional equipado com direção hidráulica.

Como parte do pacote de melhoria da eficiência energética do conceito BlueMotion, o câmbio manual de cinco marchas teve as relações alongadas em até 10%, em comparação à utilizada no Fox 1.0l. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões. O peso também é menor. Ao todo, o Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0l.

O Fox Bluemotion também utiliza pneus de baixa resistência ao rolamento apelidados de “verdes”. Com medida 175/70 R14, trazem aumento na aplicação de sílica em sua composição. Em relação aos pneus adotados no Fox 1.0l, que têm as medidas 195/55 R15, os pneus “verdes” colaboram também para uma menor área frontal e menor arrasto aerodinâmico. A pressão de enchimento desses pneus é maior, passando de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro). Com isso foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 35%. Para lidar com a maior pressão dos pneus, a suspensão recebeu calibração específica, para não deixar o carro desconfortável.

O coração do Bluemotion

O Fox Bluemotion tem hoje o mais moderno motor fabricado pela Volkswagen no Brasil. Além do fato de ter apenas 3 cilindros, esse motor tem uma série de outros destaques. Entre os mais importantes pode-se destacar o bloco e cabeçote em alumínio (que ajuda a reduzir o peso total do motor em 24 kg); comando de válvulas variável na admissão (permite melhor rendimento dp motor) e mesmo flex, não tem o tanque auxiliar de gasolina para partida

Esse novo motor é produzido em São Carlos, em um novo prédio recém-inaugurado. Como parte de um projeto global, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. O Fox BlueMotion 2014 é o primeiro carro a usa-lo.

A potência máxima é atingida sempre à 6.250 rpm. São 75 cv na gasolina, e de 82 cv com etanol. O comando variável permite que 85% do torque máximo já esteja disponível a partir de 2.000 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) e ocorre a partir de 3.000 rpm.

A engenhosidade do motor

Esse motor 1.0 tem melhor eficiência energética. Com a construção do bloco e do cabeçote em alumínio e a configuração com três cilindros, reduzem o número de componentes e o peso do conjunto deixando o motor 24 kg mais leve. Isso traz outros benefícios como o melhor aproveitamento energético quando comparado a um motor de quatro cilindros de mesma cilindrada. Isso porque o motor perde menos calor. Outro artifício que permite melhor queima do combustível é o fato do motor ter as vela de ignição colocadas em posição central no cilindro, entre as válvulas. Da mesma forma que uma pedra lançada no centro de um lago, produz ondas simétricas, a vela no centro do cilindro permite uma explosão mais homogênea.

Outro detalhe técnico é o coletor de escape integrado formando uma peça única. A vantagem é que o motor esquenta mais rápido de manhã cedo, num dia frio, atingindo rapidamente seu ponto de funcionamento ideal. Por conta disso, o motor também polui menos, pois a “fase fria” do motor, é aquela na qual a emissão de poluentes é mais alta.

Outra solução inovadora nesse motor é permitir temperaturas diferentes entre o bloco (parte principal) e o cabeçote (parte superior do motor). Assim, a maior temperatura no bloco, torna o óleo mais fluido, com menor atrito entre os componentes. Já o cabeçote mais frio, minimiza a possibilidade de detonação incorreta do combustível, diminuindo o consumo de combustível.

Esse 1.0 é o primeiro motor Flex (nessa faixa de cilindrada) a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Quando abastecido somente com etanol, este é aquecido antes de chegar nos bicos injetores. O sistema se liga sempre automaticamente quando a temperatura ambiente cai abaixo de 17,5°C, e existe apenas etanol no tanque.

Desempenho

O Fox BlueMotion surpreendente para um modelo dessa faixa de cilindrada. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h. Com etanol, são 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion tem redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%.

O que surpreende mesmo no Fox Bluemotion é a economia de combustível. Na estrada, usando gasolina e mantendo uma velocidade de 110 km/h com ar-condicionado ligado, a média chega à fantásticos 18 km/l. No etanol, a média também é boa, com 14 km/l.

O Fox Rock in Rio

Outra opção do Fox para quem quer um carro mais descolado e muito equipado, é a versão Rock in Rio. Esse é mais indicado para quem procura mais desempenho e tem um estilo descolado. Tendo como base a versão topo de linha Highline, a Volkswagen preparou uma configuração exclusiva para homenagear um dos maiores festivais musicais do mundo.A série especial Fox Rock in Rio é uma edição limitada. Oferecido exclusivamente com motor 1.6, esta disponível nas cores sólidas: vermelho, branco e preto; além das metálicas azul e prata.

A versão conta com vários itens de série como: rodas de liga leve de 15 polegadas; lanternas escurecidas; maçanetas e spoiler traseiro pintados na cor da carroceria e os adesivos em preto fosco no para-choque traseiro.

Entre os detalhes de estilo, nas laterais, há faixas adesivas com a silhueta de guitarras. A nomenclatura alusiva ao evento aparece nos para-lamas dianteiros e na tampa traseira. Já as capas dos espelhos retrovisores são pintadas em “Chrome Effect”.

O interior do Fox Rock in Rio também inclui mudanças. Ele utiliza tecidos mais escuros para contrastar com os detalhes em vermelho nos difusores de ar do painel, contorno da base da alavanca de câmbio e nas costuras do volante e do câmbio. Ainda existem bolsas laterais nos bancos dianteiros e adesivos de soleira das portas com placa metálica. O cinzeiro também é personalizado com o logotipo do Rock in Rio

Mais fôlego para acelerar na estrada

O Fox Rock in Rio está equipado com o motor 1.6 litro EA111 VHT Flex e câmbio manual de cinco marchas. Quando abastecido com etanol, a potência é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. Ele acelera até 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 184 km/h, no etanol. Na gasolina, chega aos 183 km/h e leva 10,8 segundos no 0 a 100 km/h. Na estrada, usando gasolina e mantendo uma velocidade de 110 km/h com ar-condicionado ligado, a média chega à 14 km/l. No etanol, a média é de 10 km/l.

Dirigibilidade dos modelos

Como ambas as versões são da família Fox, é um tanto óbvio que a dirigibilidade seja bastante parecida entre eles. Ainda sim, existem algumas interessantes diferenças. No caso do Bluemotion, a direção com assistência eletrohidráulica, é nitidamente mais leve em manobras (no Rock in Rio ela é um pouco mais pesada, com assistência somente hidráulica).

Outra diferença, é que o Bluemotion se mostra mais confortável. A suspensão mais “soft” e os pneus com ombros mais altos garantem essa suavidade extra. Por sua vez, o Rock in Rio tem uma pegada mais esportiva. Assim o carro se apresenta mais na “mão”, principalmente na estrada. A diferença é ainda mais expressiva em curvas.

Quanto ao desempenho existem importantes considerações. Ambas as versões estão disponíveis apenas com câmbio manual de 5 marchas (sem a opção do robotizado I-Motion). Assim, o cliente que for utilizar o carro apenas na cidade, com uma ou duas pessoas a bordo, não notará qualquer diferença no rendimento. Isso porque o motor do Bluemotion tem um rendimento espetacular para um carro 1.0 litro.

Mas se o objetivo for usar o carro carregado (4 pessoas e bagagens), ou com alta freqüência em estradas, a dica é ficar com a versão Rock in Rio. Fato que o motor 1,6 litro mostra seu melhor rendimento nessas condições.

Depoimento Volkswagen Tempo

Emerson Stefanini, gerente de vendas da Volkswagen Tempo fez algumas considerações sobre o tipo de mercado, de cada produto.

Segundo o gerente, no Fox Bluemotion, o cliente vê o carro com certa restrição no primeiro momento, pelo fato de ter um motor 3 cilindros. Porém, assim que o cliente dirige o carro, muda completamente a sua visão do produto. E para isso a Tempo mantém um veículo permanente, para test-drive. O cliente desse carro é tipicamente uma pessoa ligada no tema da sustentabilidade, com idade média entre 30 à 40. Geralmente, são casais iniciando a vida. Esse cliente gosta de aliar o tema da ecologia, à economia e conforto oferecido pelo carro. Ou seja, é um cliente específico. Segundo Emerson, 90% dos clientes que procuram esse modelo já se informaram sobre o carro antes de chegar na concessionária, e o Fox BlueMotion ainda vende pouco, porque a Volkswagen fornece poucas unidades para a rede de distribuidores. Certamente existe boa demanda para o BlueMotion no mercado de Campinas, conclui o gerente.

Já a versão limitada Rock in Rio, comenta Emerson, é o cliente que procura o custo-benefício. Mesmo sendo uma série limitada, tem menor desvalorização no mercado de usados, pois traz um pacote completo. Apesar da Volkswagen focar no jovem, o Fox Rock in Rio atrai clientes mais maduros. A grande sacada é o preço mais baixo, quando analisado frente aos equipamentos que vem de série. Outro detalhe, é que o Fox Rock in Rio tem um seguro de valor moderado, na cidade de Campinas, completa o gerente.

Preços

O Fox Bluemotion começa em R$ 32,6 mil. Com todos os opcionais, o preço sobe para salgados R$ 43 mil. Já o Fox Rock in Rio tem preço inicial sugerido de R$ 44,3 mil. Com todos os opcionais chega à R$ 47,3 mil. A pintura metálica custa mais R$ 1 mil para ambas as versões.

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