Desde que chegou ao mercado, o sedan 408 da Peugeot mostrou que é um sedan de grandes qualidades. Entre os destaques do modelo estão: amplo espaço interno, dirigibilidade de alto nível e boa quantidade de eletrônica embarcada. O produto conseguiu, inclusive, ganhar alguns prêmios na imprensa especializada. Nascido a partir de um projeto derivado de um hatch-back, o 408 conseguiu em grande parte, mudar a impressão negativa, que outros sedans da Peugeot acabaram deixando. Aliás, o 408 tem tudo para ser um produto campeão de vendas. E se existia ainda um problema com o projeto do carro, parece que dessa vez a Peugeot resolveu tudo mesmo, com o 408 o ano modelo 2014.
Cambio automático de seis marchas
A principal mudança está na versão Allure 2.0 Automática, que estreia o novo câmbio automático sequencial de seis marchas. Esse câmbio aposenta de vez o ineficiente câmbio automático de quatro marchas, batizado de “AT8”, que era apenas uma evolução do problemático câmbio automático de quatro marchas “AL4”. O novo câmbio automático de seis marchas, é o mesmo que equipa o 408 com motor THP (turbo de 1,6 litro). Assim, o já conhecido e potente motor 2.0 litro – 16V Flex, passa a fazer par com um câmbio que permite explorar todo o seu potencial.
Essa transmissão automática de seis marchas, fornecida pela AISIN e batizada de AT6, é a mesma utilizada nas versões THP (turbo) de outros veículos da Peugeot, como: RCZ, 3008, 508 e 308 THP.
Como uma caixa verdadeiramente evoluída, possui sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h. Outra questão importante é o sistema de refrigeração do óleo do câmbio, que garante um funcionamento adequado, mesmo em regiões muito quentes. Isso evita o problema de super-aquecimento da antiga caixa AL4.
Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Sem esse recurso, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.
Motor 2.0 litro – 16V Flex
O motor do 408 (na versão flex) continua a ser o quatro cilindros de 16 válvulas, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3. O comando de válvulas de admissão vem com distribuição variável (VVT). Sua potência máxima de 151 cavalos a 6 mil rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4 mil RPM com etanol (20 mkgf a 4 mil rpm no caso da gasolina).
Desempenho
A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.
Quando comparado ao antigo câmbio de 4 marchas, nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma redução de 1,4 s. O novo câmbio AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas. De 80 km/h a 120 km/h, o tempo foi reduzido em 0,5s.
O consumo de combustível também foi reduzido em todas as situações de uso. Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 408 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades. No evento de apresentação do carro, mantendo uma velocidade média de 110 km/h na estrada com ar-condicionado ligado, a média informada pelo computador de bordo era de 13 km/l. A informação era que o carro estava abastecido com gasolina.
Melhora na suspensão
No ano modelo 2014, o 408 recebeu ainda modificações importantes relacionadas a suspensão. Assim, no eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias. Também foi colocado um calço no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso. Isso foi necessário para adequar melhor o 408 as difíceis e precárias condições de rodagem das ruas brasileiras. Além de mais confortável, o conjunto ficou mais resistente, no longo prazo.
Outra mudança foi a inclusão de “Pneus verdes”. Trata-se de pneus Pirelli P7 de baixa resistência ao rolamento. Isso favorece tanto a redução de consumo de combustível quanto uma condução mais suave. Com menor atrito, esse tipo de pneu gasta menos “energia” ao rodar.
Além da suspensão mais silenciosa, o bem-estar a bordo do 408 é também garantido pelo tratamento acústico. Este engloba juntas de dupla vedação, vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico (que filtra os ruídos provenientes do exterior).
Amplo espaço interno
Com arquitetura semi-elevada que proporciona uma sensação de espaço, e um grande entre-eixos de 2,71 m (um dos melhores no segmento), o 408 oferece muito espaço interno, principalmente aos passageiros do banco traseiro. O porta-malas, por exemplo, tem 526 litros de espaço para bagagem. O acesso é facilitado pela utilização de duas dobradiças pantográficas. O condutor também pode comandar a abertura do porta-malas à distância, através do telecomando das chaves ou de um botão específico no painel de instrumentos.
Oferta de motores
Além das versões Flex, a Peugeot disponibiliza também para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP (turbo). Trata-se de um motor fabricado com bloco em alumínio e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece muita agilidade nas retomadas de velocidade.
Gama variada
O Peugeot 408 é oferecido em três diferentes versões.
O 408 Allure 2.0 com câmbio manual de 5 marchas vem com: dois airbags frontais (condutor e passageiro); sensor de estacionamento traseiro; travamento automático das portas; direção eletro-hidráulica assistida; ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira; regulagem do volante em altura e profundidade; CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”) e roda 16 polegadas em liga leve.
Já a 408 Allure 2.0 com o novo câmbio automático acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão topo de linha 408 Griffe THP (turbo) soma: airbag lateral e de cortina; controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESP); sensor de estacionamento dianteiro (OPCIONAL); faróis autodirecionais com xênon (OPCIONAL); bancos em couro; teto solar elétrico; acendimento automático dos faróis; limpador do para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + “follow me home” automático; retrovisor interno eletrocrômico; mostradores do painel com fundo branco e sistema WIP Nav (GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente).
Mercado
O 408 apresenta o mais baixo custo para reparo, entre os veículos de mesma categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparação automotiva. Soma-se ainda três anos de garantia total; revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa e três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência e disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia).
O modelo pode ser encontrado em nove tonalidades, sendo: Branco Banquise, Cinza Alumínio, Cinza Grafito, Cinza Cendré, Vermelho Rubi, Azul Bourrasque, Cinza Manitoba, Cinza Dolomites e Preto Perla Nera. O Peugeot 408 Allure 2.0 16V Flex com câmbio manual será comercializado por R$ 59,9 mil. Já o 408 Allure 2.0 16V Flex com câmbio automático de seis marchas sai por R$ 65,9 mil. E o 408 Griffe THP por R$ 73,9 mil
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