Carros

Etios Sedan 1.5 XLS

10 de setembro de 2013

O Etios chegou ao mercado brasileiro em setembro de 2012, com a proposta de ser o carro compacto com o DNA Toyota de confiabilidade e durabilidade. Entre as receitas inovadoras da família Etios está o fato do modelo poder ser equipado com dois tipos de motores flex, sendo um 1,3 litro e outro 1,5 litro, ambos com 16 válvulas. A estratégia da Toyota visa oferecer um compacto com desempenho melhor que os tradicionais 1.0 (com o motor 1.3) e uma versão mais econômica que os demais 1.6 (com o motor 1.5).

O Etios produzido na fábrica de Sorocaba (SP) é hoje a base fundamental dos planos de expansão da Toyota no Brasil. O compacto recebeu o nome de Etios, cuja origem vem da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”. Dentro dessa proposta, o Etios é um carro que se mostra ideal para quem procura um carro “racional”, ou seja: funcional, resistente, acessível e confiável. Nessa avaliação, temos a versão sedan topo de linha (XLS), equipada com motor 1,5 litro.

Estilo

Segundo a Toyota, o Etios foi desenvolvido sob o conceito de “simplicidade arrojada”. Talvez justamente por isso, o design não seja exatamente o “forte” do modelo. O visual externo do carro lembra gerações mais antigas do Corolla. A única coisa que mais se destaca no modelo são as grandes lanternas traseiras tridimensionais, com uma parte transparente num desenho assimétrico, complementado pelo brake-light em LED. Mas o visual discreto, não impede o Etios de ser um carro eficiente. O desempenho aerodinâmico, por exemplo, é muito bom, com um cx de apenas 0,31 no sedan.

Interior

Um carro racional precisa, antes de tudo, ser funcional. Assim, o interior foi pensado para acomodar o motorista e os passageiros de forma agradável. E isso pode ser notado já no primeiro contato com o carro. Em ambos os bancos da frente, a postura é ereta e ergonômica. O desenho interno favorece a visão dianteira do carro. Não existe aquela sensação de ficar “afundado” no banco. Ainda sim, falta o ajuste de altura do banco do motorista.

O Etios utiliza a solução de painel de instrumentos central. Isso traz algumas vantagens. Ele está dividido em três diferentes áreas (área de informação, área de operação e controles do ar condicionado). O painel é angulado 25 graus para cima e voltado para o motorista. A posição central do painel de instrumentos também reduz o movimento dos olhos ao dirigir. Comparado com a posição do painel convencional, o design do painel central adotado no Etios requer menor movimento vertical da linha de visão. Outra vantagem é que todos no carro podem acompanhar a informação da velocidade. Entretanto, o painel central é um pouco impreciso na indicação da velocidade, pois o marcador fica um pouco distante da vista do motorista.

Na versão XLS, a alavanca do câmbio é forrada em couro, e o volante tem design diferenciado das demais versões. Outro detalhe que a Toyota faz questão de destacar é a resistência e durabilidade dos componentes utilizados. O interior foi desenvolvido em dois tons de preto e cinza, pensado na maior durabilidade, ao longo do tempo.

Para o tecido dos bancos, alguns padrões geométricos foram aplicados visando uma sensação de profundidade através da tonalidade azul, em contraste com os tons de preto e cinza. O tecido da versão XLS conta com padrão tridimensional.

Os bancos dianteiros possuem um apoio lombar contribuindo para o conforto dos ocupantes. Já o banco traseiro oferece espaço para transportar três adultos com conforto regular. O interior conta com 17 porta-objetos, além de um grande porta-luvas com 13 litros e climatizado. O sedan tem ainda um dos maiores porta-malas da categoria, com capacidade para 562 litros.

Equipamentos

Como um veículo tipicamente racional, o Etios vem equipado desde as versões básicas com air-bags frontais, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas, coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e desembaçador no vidro traseiro.

A versão avaliada aqui, por ser a mais completa de todas, incorpora um nível razoável de equipamentos. Ela vem com ar-condicionado manual; sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB; conta-giros; vidros e travas elétricas nas quatro portas; faróis de neblina; rodas de liga leve de 15 polegadas; abertura do porta-malas por comando elétrico; travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

Entretanto, faz falta a ausência dos controles elétricos dos espelhos retrovisores laterais, bem como o ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros. Outro equipamento que a Toyota poderia disponibilizar para o veículo topo de linha é o computador de bordo, com informações sobre autonomia e consumo médio.

Motor e desempenho

O Etios sedan está disponível apenas com o motor 1.5 litro. Com gasolina, a potência máxima é de 92 cavalos (a 5.600 rpm). O torque máximo é 13,9 kgfm, a partir de 3.100 rpm. Com etanol, a potência sobe um pouco, para 96 cavalos. Em todas as versões, o Etios está sempre equipado com câmbio manual de cinco marchas.

É fato que o Etios sedan é um carro bastante ágil. Mesmo na estrada, o modelo não decepciona. Com etanol, a aceleração de 0 à 100km/h acontece em 11,3 segundos. Com gasolina, sobe para 11,8 segundos.

O consumo de combustível também é muito eficiente. O Etios sedan faz na cidade 8,4 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina. Na estrada, a média sobe para 9,3 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina). Com um tanque de 45 litros, a autonomia fica dentro da média dos compactos.

Somado a tudo isso, tem-se ainda uma condução bastante suave. A direção muito leve com assistência elétrica, um pedal de embreagem macio e uma alavanca de câmbio com engates precisos, colaboram com uma agradável dirigibilidade, especialmente na cidade. De forma geral, o Etios é um carro que cansa pouco o motorista, quando comparado a outros sedans compactos vendidos no mercado brasileiro.

Suspensão

A receita da suspensão é bastante tradicional. Na dianteira é do tipo McPherson e na traseira é do tipo eixo de torção. A principal vantagem é a resistência e durabilidade do conjunto para rodagem nas ruas brasileiras, com baixo custo de manutenção. Como acontece em outros produtos de Toyota, o Etios é um carro capaz de enfrentar buracos e valetas com grande valentia. Certamente, esse não será um problema para o futuro dono do carro.

Segurança

Além dos equipamentos de segurança tradicionais, o Etios também recebeu expressiva classificação no teste de colisão frontal do Latin NCAP.O veículo conquistou quatro estrelas, para passageiros nos bancos dianteiros. Dessa forma, o Etios foi o veículo com a melhor avaliação, entre os seus concorrentes diretos, nas três edições do teste. O Latin NCAP é a versão para a América Latina do conceituado programa de origem europeia, que realiza testes independentes de segurança em automóveis.

Considerando as duas fases anteriores do teste de colisão frontal do Latin NCAP, realizadas em 2010 e 2011, e os modelos avaliados na edição mais recente, nenhum outro veículo do segmento do Etios conseguiu pontuação tão elevada. Com relação à segurança dos passageiros do banco traseiro, o Etios conquistou duas estrelas, nível considerado dentro da média para veículos do seu segmento e faixa de preço.

Nesse teste, cada carro é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro automóvel. Estudos do próprio programa mostram que esse tipo de situação é a mais corriqueira no dia-a-dia das pessoas. A nota dos carros é dada pelo número de estrelas, que vão de zero a cinco. Quanto mais estrelas, maior a segurança do veículo.

O Etios conta também com carroceria construída dentro do padrão GOA (Global Outstanding Assessment), a mesma utilizada no Corolla, com deformação totalmente programável, que minimiza o impacto em caso de colisões.

Reparação

O Etios sedan ainda obteve a melhor pontuação entre todas as categorias (em maio de 2013) no ranking Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que compara veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo, em caso de colisão.

Para estabelecer o ranking Car Group o Cesvi Brasil realiza um teste de colisão, dianteiro e traseiro, em todos os modelos do mesmo segmento. Após o teste é realizado um reparo, seguido de uma avaliação individual de cada peça. Em uma escala de 10 a 50, o modelo que conseguir o índice mais baixo é o melhor ranqueado. Nessa avaliação, o Toyota Etios atingiu 13 pontos.

O objetivo do Cesvi com essa análise é mostrar ao consumidor como comparar modelos antes de compra. Além disso, a tendência dos veículos melhores colocados é ter o valor de seguro mais vantajoso, considerando que o custo do reparo é usado como base para tarifação de preços das seguradoras.

Seguro mais barato

Em julho de 2013, a Toyota e o Banco Toyota realizaram um levantamento sobre o valor médio do seguro no segmento de carros compactos. O resultado mostrou que o Seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria. Contribuiu para essa análise o fato de o Etios contar com baixo índice de roubo, de sinistro e custo de reparo.Considerando o perfil do condutor em torno de 25 anos, que reside na região central da cidade de São Paulo, o seguro para o Etios ficou até 46% menor que a concorrência.

Preços e cores

O Etios é comercializado em sete cores: sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata (sedan e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback). O preço da versão sedan XLS é de R$ 43,8 mil. O Etios conta ainda com 3 anos de garantia, além de um dos menores custos de revisão da categoria, nos primeiros 60 mil km. João Eduardo (Gerente de Vendas da Ramires Motors) comenta que o Etios é um carro que precisa ser “conhecido” pelo futuro cliente. Assim, um test-drive é fundamental. E a Ramires Motors tem o Etios disponível para essa avaliação detalhada.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74