É um fato que a picape Frontier sempre foi conhecida pela sua resistência e capacidade no fora de estrada. E mesmo com tantos anos de mercado (mais de 10) ela ainda consegue manter a forma quando o assunto é explorar regiões de difícil acesso. E entre a gama de versões disponíveis, existe uma muito indicada para o aventureiro nato. Trata-se da versão SV Attack, equipada exclusivamente com câmbio manual e tração 4×4. A versão Attack da Frontier é caracterizada por alguns detalhes externos como rodas pintadas em cinza fumê, estribos laterais, faróis com máscara negra e pneus tipo “todo terreno”.
Certamente, o diferencial da picape é o poderoso motor diesel de 190 cavalos de potência. Em 2012, quando recebeu esse motor, a Frontier tornou-se a picape mais potente da categoria. Mas depois disso, chegaram ao mercado a nova Chevrolet S10 e a nova Ford Ranger. Ainda que a Frontier não possa mais ostentar o posto de picape mais potente, ela ainda tem muito a oferecer, especialmente para quem quer fazer um uso extremo no fora de estrada.
Como já foi dito, o ponto principal dessa picape é o seu poderosíssimo motor turbo 2,5 litros diesel de quatro cilindros. São impressionantes 45,8 kgfm de torque máximo já a partir de 2.000 rpm. E se isso não fosse o suficiente, ainda tem-se 190 cavalos de potência máxima à 3.600 rpm. Para os leigos, isso significa muita força, essencial para condições extremas de tração ou arranque. Numa picape de trabalho, força é o que mais impera para transportar muita carga, por exemplo. Além disso a Frontier é uma das poucas da categoria a oferecer um câmbio manual de 6 marchas. Isso ajuda ainda mais nas condições difíceis no uso fora de estrada. A ausência do conversor de torque de um câmbio automático, permite transferir toda força bruta para as rodas, sem perdas. Com um câmbio manual é possível manter a tração mais estável, segurando a picape numa marcha mais baixa. E a presença da sexta, ajuda na economia de combustível, bem como amplia o conforto, quando a picape é utilizada em estradas pavimentadas. Nessa configuração, a velocidade máxima na estrada chega perto dos 190 km/h. E outra grata surpresa é o consumo de combustível rodoviário, de incríveis 14 km/l de diesel, mesmo pesando 2.054kg. Com um tanque de 80 litros, autonomia é o que não falta.
Mas o uso no fora de estrada exige muito e a Frontier é uma picape capaz de atender. Além de uma tração 4×4 com reduzida, que é acionada por sistema eletrônico, a Frontier ainda oferece um dos maiores ângulos de ataque da categoria, sendo 32 gruas. Ou seja, uma grande inclinação de acesso a rampa. E o ângulo de saída, que é de 23 graus, também esta entre os maiores. Outro detalhe que faz muita diferença é o pneu 255/70 R16 All Terrain. Ou seja, trata-se de um pneu preparado para o uso no fora de estrada, que assegura maior tração, principalmente na lama. E por fim, soma-se um diferencial traseiro tipo LSD (Limited Slip differential) nas versões 4×4, que evita que uma roda gire, enquanto a outra fica parada. Não fica nenhuma dúvida quanto a capacidade de enfrentar terrenos difíceis com essa picape.
Mas as maravilhas param por ai. A versão SV Attack é relativamente básica no que se refere a acabamento e equipamentos. Aliás são básicos tipo: vidros elétricos, ar-condicionado manual, travas elétricas, air-bag duplo frontal, direção hidráulica com ajuste apenas de altura, trancamento por controle remoto e radio CD-Player com estrada AUX. E vai ficando por ai. O interior é espartano, com um acabamento rústico. Definitivamente, não dá para esperar sofisticação nessa picape.
Ainda sim, uma mudança interessante foi feita na Frontier Attack 2014. O rádio CD-Player passa a incluir agora a opção de conexão para cartões do tipo SD Card (ele já tinha a entrada P2, para uso com cabo). Mais uma opção para quem quer levar as suas músicas para o veículo.
E raro quem use uma picape média para as verdadeiras finalidades para quais elas foram projetadas. Ainda mais se elas tiverem a tração 4×4. Mas aqueles poucos que precisam de uma picape de raça, para enfrentar condições realmente difíceis, encontrará na Nissan Frontier uma excelente opção de compra, principalmente no custo-benefício. O preço sugerido é de R$ 107 mil, porém temporariamente a picape pode ser encontrada por R$ 105,5 mil.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74