Ainda que a família HB20 seja uma estreante no mercado brasileiro, os compactos da Hyundai já fizeram um verdadeiro estrago nos modelos concorrentes de marcas tradicionais. Fabricados na cidade de Piracicaba (interior de São Paulo), a Hyundai informa que o produto foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Assim a família HB20 incorporou os requisitos globais de qualidade e tecnologia da marca, porém adaptados as necessidades brasileira. O índice de nacionalização do carro é superior a 75%, pois a família HB20 é fabricada apenas no Brasil. A história da família HB20 começou pó aqui em setembro de 2012, com a chegada da versão hatch.
Entre as várias características que se destacam nos produtos HB20, atenção para o conceito da filosofia de design batizado de “Escultura Fluida”. Dessa forma, o carro praticamente não traz formas geométricas em seu exterior. Aliás, fica a impressão que o produto foi inteiramente desenhado com uma “curva francesa”. Faróis e lanternas tem desenho puxado, com curvas suaves. A carroceria também é amplamente marcada por essas formas, inspiradas em movimento de fluídos. Esse talvez seja o componente principal pelo qual o produto HB20 conseguiu cair no gosto do cliente brasileiro. Ainda que gosto seja bastante relativo, é difícil encontrar pessoas que caracterizem o produto como “feio”. A grande maioria caracteriza o carro como bonito ou lindo.
Mas apenas beleza, não é o suficiente para fazer de um carro, um sucesso de vendas. E a Hyundai parece ter entendido muito bem isso. Outro fator decisivo para conseguir atender adequadamente a necessidade dos usuários, é uma gama ampla e variada de produtos. Assim, a família HB20 nasce num modelo hatchback, com motor 1.0 litro de 3 cilindros em sua versão de entrada Comfort por R$ 33 mil, até a versão sedan com motor 1,6 litro definida por Premium, com câmbio automático e preço de R$ 49,8 mil. No total são 9 diferentes versões.
E é no meio de tantas opções que esta a versão com visual aventureiro do compacto estreante. Estamos falando do HB20X, vendido exclusivamente na carroceria hatchback. Foco dessa avaliação, temos o HB20X topo de linha, equipado com câmbio automático.
HB20X
Segundo a Hyundai, o HB20X é o irmão do meio da família HB. Trata-se de um hatch com inspiração crossover, baseado nos modelos SUVs da Hyundai. Ainda segundo o fabricante, este é um produto pensado para atender usuários que têm um estilo de vida mais ousado e explorador. Para isso, o veículo teve os para-choques dianteiros e traseiros totalmente redesenhados em relação ao HB20, além de mudanças na suspensão, como a utilização de pneus maiores.
Estilo
No para-choque dianteiro, a grade em formato hexagonal ficou destacada, assim como as entradas de ar na cor preta e o desenho dos faróis de neblina. Na parte traseira, o para-choque mais robusto, com proteção à carroceria, também em preto, é destaque. A proteção envolve ainda a área inferior das portas e todo o contorno inferior do veículo.
Motor
O HB20X está à venda apenas com motor 1.6 – 16v Flex. Sua potência máxima é de 128 cavalos. O fabricante informa que trata-se do motor mais potente da categoria, onde a potência é 23% maior que a média. Este motor traz algumas evoluções, como o comando de válvula variável (CVVT). Isso ajuda especialmente nas acelerações, pois as válvulas podem ter seu tempo de abertura ajustado conforme a demanda de potência. Da mesma forma que, permite uma maior economia de combustível quando o carro esta em velocidade constante, com um tempo de abertura menor. Testado no Programa Brasileiro de Etiquetagem, o motor 1.6 do HB20 recebeu nota B.
Vale destacar que o motor do HB20X tem a mesma base estrutural dos motores que equipam os Hyundais importados Veloster e i30. Porém, existem ajustes de potência e desempenho para cada modelo, além da inclusão de componentes específicos. O Velostrer, por exemplo, não é Flex. Já o novo i30 usa essa tecnologia. Ou seja, o HB20X usa motor muito parecido ao de carros de maior porte.
Desempenho
Mesmo com câmbio automático de quatro marchas, o HB20X se apresenta como uma modelo eficiente. Com etanol, sua média na estrada viajando a 120 km/h com ar-condicionado ligado, chega à 11 km/l. Na cidade é possível percorrer 8 km/l. Certamente um resultado muito bom. E com um tanque de 50 litros, sua autonomia é fica próxima de 500 km, com um uso misto.
O desempenho também pode ser considerado como muito bom. Com câmbio automático, a aceleração de 0 à 100 km/h acontece em 11,4 segundos e a velocidade máxima é de 174 km/h. Para um hatch compacto, esses números são bem convincentes.
Equipamentos
O HB20X é uma versão muito bem equipada. De série, vem sempre equipado com freios ABS + EBD, sensor de estacionamento traseiro, faróis auxiliares dianteiros e alarme com sensor de presença. Vale destacar que toda a família HB20 (mesmo os modelos de entrada) já vem de fábrica com ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag frontal, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo.
Um recurso presente no HB20X, e raramente encontrado nos modelos compactos, é um porta-óculos retrátil instalado junto às luzes internas. Outro item de conveniência e o controle de abertura interna da tampa de combustível. Não é preciso dar a chave para o frentista. Além dos vários porta-objetos espelhados pelo carro, existe também uma gaveta sob o banco do motorista. O espaço é suficiente para uma bolsa feminina pequena.
A versão Premium do HB20X avaliada aqui, ainda inclui alguns outros interessantes equipamentos. Entre eles está o sistema de simples toque para subida e descida dos 4 vidros, somado ao dispositivo de antiesmagamento. Outro benefício é a possibilidade de se realizar a abertura e fechamento dos vidros, pelo telecomando da chave canivete.
Mais tecnologia
O HB20X ainda reserva alguns destaques tecnológicos. Um deles é Painel Supervison Cluster. Segundo o fabricante trata-se de um painel de instrumentos diferenciado. Utilizando iluminação branca, ele fornece leitura clara e direta de cada informação no painel de instrumentos. A iluminação é acionada ao girar a chave.
A versão Premium do HB20X também inclui o sistema de ar-condicionado com “Cluster Ionizer”. Trata-se da liberação automática de íons negativos que esterilizam e desodorizam o ar no interior do veículo, sendo muito menos agressivo às pessoas com alergia respiratória. O equipamentos está implantado diretamente na unidade evaporadora e libra os íons diretamente no fluxo de ar, sempre que o ar-condicionado está ligado. O resultado direto é a redução considerável de odores desagradáveis.
O sistema de som do modelo, também já vem alinhado com as novas necessidades. O HB20X avaliado trazia um rádio duplo DIN, com conexão Bluetooth, tanto para viva-voz, como áudio streaming. Além disso, o rádio também contava com entradas USB e porta Aux tipo P2 integradas ao painel. Detalhe, esse rádio não tem mais o acionador de CD. De forma complementar, o HB20X traz os comandos de áudio e bluetooth diretamente no volante do carro. Alías, o processo de pareamento do Bluetooth é um dos mais simples já encontrados. Basta pressionar, e manter pressionado, o botão de realizar chamada no volante. O rádio entra em modo de pareamento, e basta o usuário procurar o sistema pelo Bluetooth do celular e inserir o código.
Espaço
Mesmo sendo o hatchback compacto, o HB20X não decepciona no espaço. O porta-malas, por exemplo, conta com 300 litros de capacidade. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, a capacidade de carga aumenta para 900 litros. Os ganchos instalados nos quatro cantos, ainda permitem a fixação de rede de separação de espaços ou fixação de objetos. Mas essa rede não vem de série no carro.
O HB20X conta também com regulagem de altura e profundidade do volante, bem como um descansa braço escamoteavel para o motorista. Apesar de trazer ajuste de altura do banco do motorista, esse tem um problema de projeto, Em vez de subir ou descer o assento por inteiro, o ajuste altera a altura inclinando a parte da frente do assento. Assim, na regulagem mais baixa, o banco fica parecendo um “escorregador”. Já no ponto mais alto, o banco vira uma “concha”.
Dirigibilidade
O visual aventureiro do HB20X tem algumas vantagens práticas. Como o carro é um pouco mais elevado em relação a versão tradicional e os pneus são maiores com medida 175/70 de raio 14 polegadas, a versão X consegue superar os obstáculos urbanos com grande facilidade. Lombadas e valetas são transpostos sem qualquer problema. Até mesmo os motoristas mais desatentos, que acabam saltando as lombadas, não terão problemas. Durante nosso teste, o HB20X nunca bateu ou raspou a parte de baixo em lombadas e valetas, mesmo em situações extremas. Além disso, o conjunto se mostra bastante resistente para encarar ruas esburacadas, sem qualquer problema.
O acerto da suspensão tende a ser macio. Isso garante bom nível de conforto no interior. O único senão, é o fato da suspensão traseira chegar com certa frequência ao “fim de curso”, principalmente quando o motorista salta uma lombada.
Alguns problemas
O HB20X, em geral, é um produto muito bom. Mas traz algumas questões que podem ser revistas no futuro. Apesar da boa tecnologia embarcada, falta um relógio digital para a informação das horas. Este, não esta disponível nas funções do computador de bordo. Além disso, falta também a possibilidade de fechamento individual das saídas de ar central. Quem não gosta de vento direto, não tem o botão de fechar a saída de ar.
Preço
Ainda que o HB20X seja apresentado como o “irmão do meio” pela Hyundai, ele é o mais caro de todos. O HB20X é oferecido em 4 versões, todas com sistema de áudio de série. A versão Style com câmbio manual custa R$ 48,7 mil. Com câmbio automático sobe para R$ 51,9 mil. Já a Premium com câmbio manual tem preço de R$ 51,2 mil. E com câmbio automático (foco dessa avaliação) custa R$ 54,4 mil. O HB20X está disponível em sete cores, sendo três sólidas, duas metálicas e duas perolizadas. Inclusive, a cor Marrom Clay (perolizada) é exclusiva do HB20X. A Hyundai informa ainda que os concorrentes diretos do HB20X são o Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway.
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