Carros

Chevrolet Cruze Sport6: o mais “equilibrado” hatch médio do Brasil

14 de agosto de 2013

A família Cruze chegou ao Brasil com a difícil missão de substituir o clássico Vectra. Aliás, a última geração do Vectra comercializada no Brasil, era, na verdade, apenas o Astra europeu, com outro nome. E exatamente por isso, que a Chevrolet precisava de um novo carro para representar a marca num segmento onde ela sempre teve grande expressividade nas vendas.

Assim, a escolha foi trazer o Cruze. Além de ser um produto globalizado e comercializado em mais de 70 países, é o modelo da Chevrolet mais vendido no mundo. A estreia foi com o Cruze sedan, em Setembro de 2011. Logo na sequência, em abril de 2012, foi a vez do hatchback ganhar as ruas brasileiras. Repetindo a mesma fórmula do sedan, o Cruze Sport6 vem recheado de muita tecnologia e um conjunto mecânico evoluído.

No final de 2012 no salão do automóvel, a Chevrolet fez uma importante melhoria. A central multimedia do carro, que já era uma das mais completas da categoria, passou a contar com tela touch-screen. Isso fez dessa a mais completa e eficiente central de toda a categoria de hatchback médio, no mercado brasileiro.

Atualmente, esse segmento é pouco concorrido no Brasil. Os concorrentes mais expressivos do Cruze Sport6 são o Peugeot 308 e o Fiat Bravo. Existem ainda os cansados Ford Focus, Citroen C4, Volkswagen Golf e Nissan Tiida. Todos esses últimos estão prestes a passar por mudanças ou serem substituídos. O Focus já tem novo modelo na Argentina, o mesmo que virá ao Brasil. Rumores falam na vinda do atual geração europeia do Golf, desembarcar no Brasil. O Citroen C4 e o Nissan Tiida ainda tem futuro indefinido.

As marcas Renault, Honda e Toyota ainda não possuem modelos nessa categoria no Brasil. Por enquanto, fica fácil para o Cruze Sport6 fazer bonito entre seus concorrentes, sendo considerado o melhor hatch médio da categoria.

Alguns fatos

Entre as características do Cruze, destaque para excelente qualidade de construção e elevado nível de acabamento. Como resultado, o Cruze tem boa classificação nos testes de segurança EuroNCAP.

No mercado brasileiro, o Cruze Sport6 é vendido em duas versões, a LT e a LTZ, ambas equipadas com motor 1.8 Ecotec6. A LT pode ser equipada com câmbio manual ou  automático, sempre de 6 marchas. Já a LTZ, só está disponível com câmbio automático.

O Cruze Sport6 é o único carro da categoria a oferecer uma central multimedia com GPS e tela touch screen. Também é o único com câmbio automático de 6 marchas, entre os concorrentes expressivos.

Estilo

O Cruze Sport6 traz o mesmo visual marcante do sedan, somando o toque de esportividade da carroceria hatchback. Importante notar que até a coluna do meio, os carros são exatamente iguais. Sempre bom lembrar que o Cruze é um carro feito a partir dos designers da GM Coreana. Mas o carro vendido aqui é fabricado no Brasil, em São Caetano do Sul.

Os mais atentos vão notar duas “aletas” coladas verticalmente nas laterais do vidro traseiro. Além de compor o visual, ajudam a diminuir a turbulência e depósito de poeira sobre o vidro traseiro.

Interior

O interior é ergonômico, e oferece elevado padrão de acabamento. Aliás, em toda a categoria, é o mais sofisticado. Atenção para o toque de esportividade visto na integração do painel de instrumentos com os painéis de porta. Também pode ser notado o típico desenho de dual cockpit, solução encontrada para ampliar a sensação de “pilotagem”.

O console central engloba sistemas de informação, entretenimento e climatização. A instrumentação do painel traz iluminação em tom azul (Ice blue). Em evidência, a tela da central multimedia com GPS.

O Cruze Sport6 tem porta-malas com 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (que também pode ser feito na proporção 60/40), o volume de carga sobe para 872 litros.

O conforto é o melhor da categoria. Os bancos dianteiros dão a sensação de “abraçar” a pessoa. Para o motorista, o conforto ainda é maior com o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, e o ajuste manual de altura do banco. Os bancos são forrados em couro na versão LTZ. A boa qualidade na construção de painéis evita ruído de acabamento. E por fim, o material usado no interior é bonito, além de gostoso ao toque.

No banco traseiro, o espaço é melhor que no Focus, Bravo e Golf. Somente o 308 tem melhor conforto no banco traseiro, que o Cruze Sport6.

Motor e câmbio

O Cruze Sport6 LTZ vem equipado com motor 1.8 litro – 16 válvulas e câmbio automático de seis marchas. Agora, a opção do câmbio manual de 6 marchas existe apenas na versão LT.

Esse motor traz cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT). Trata-se da variação do tempo de abertura das válvulas, tanto da admissão, quanto exaustão. Inclui ainda coletor de admissão variável. A principal vantagem é uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando economia e uma menor emissão de gases poluentes.

O motor Ecotec6 chega à 144 cavalos com etanol (140 cv com gasolina), ambos a 6.300 rpm. O torque máximo com etanol, é de 18,9 kgfm a partir de 3.800 rpm. (com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm).

Desempenho

Com o câmbio automático de seis marchas, o Cruze LTZ acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, e atinge a velocidade máxima de 194 km/h. A título de comparação, na versão LT com câmbio manual são 10,7 segundos e máxima de 204 km/h. (números usando sempre etanol). De fato, o Cruze Sport6 não é tão empolgante assim. Mas ele fica na media superior da categoria.

É importante destacar que o desempenho do Cruze só não é melhor, pois falta motor para “empurrar” o carro. O câmbio de seis marchas, por sua vez, é excelente. Muito bem escalonado, ele faz a maior parte do trabalho para tornar o Cruze um carro eficiente. E também consegue proporcionar muito conforto na condução, pois passa aquela sensação de sempre existir uma marcha ideal, para quase todas as situações de condução. Fato que se o Cruze tivesse um motor um pouco mais potente, ele teria o melhor desempenho da categoria.

Na estrada, em velocidade média de 120 km/h, com ar condicionado ligado e abastecido com gasolina, é possível atingir médias de 13 km/l. Com etanol a média cai para 10,5 km/l. Não é o mais econômico, mas também não é o que mais gasta, ficando exatamente na média. O tanque tem capacidade para 60 litros.

Ainda sim, o grande diferencial do Cruze Sport6 é o fato de ser o mais gostoso para se dirigir. Uma direção realmente leve, aliada a uma posição adequada do motorista e um conjunto mecânico preciso e consistente, perfazem todos os itens necessários a uma condução realmente agradável.

Suspensão

A suspensão dianteira é do tipo McPherson. As buchas hidráulicas que fixam os braços inferiores da suspensão ao subchassi aumentam o grau de isolamento no rodar e permitem uma absorção mais controlada das vibrações originadas em pisos irregulares, resultando numa dirigibilidade superior do veículo. A suspensão traseira no Sport6 é semi independente, com eixo tubular e molas progressivas.

Em relação aos concorrentes diretos, o Cruze figura entre os mais firmes da categoria. O carro é bastante estável. Ainda que não seja o mais esportivo, o Cruze Sport6 faz jus ao “sport” que tem no nome. Em comparação com os franceses, o conjunto do Cruze é muito mais resistente e adequado para as ruas brasileiras. Frente ao Golf e Focus, o Cruze tem melhor acerto no conforto.

Equipamentos

Certamente, a tecnologia embarcada do Cruze Sport6 é um capítulo a parte. O carro já sai completo de fábrica. Desde a versão LT, inclui airbags duplo e laterais, faróis auxiliares, lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, controle de cruzeiro, viva-voz Bluetooth, CD Player com entrada MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.

Já a versão LTZ avaliada aqui traz ainda teto solar; retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de botão de partida e central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som.

Central com tela touch-screen

Um dos destaques do Sport6 é o sistema de entretenimento integrado de fábrica. Utilizando uma tela de 7 polegadas, localizada no console central, inclui um eficiente sistema de navegação, com mapas do Brasil e da Argentina. Além das ruas, estradas e avenidas, a base de dados inclui mais de 4 milhões de pontos de interesse como postos de gasolina, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e etc. A sofisticação do sistema é tamanha, que quando traçada uma rota, além das indicações tradicionais, uma janela adicional se abre para ilustrar manobras mais complexas.

Além disso, o sistema dispõe de rádio com leitor de CD, compatível com formato MP3 e WMA. Inclui ainda entrada USB e conexão tipo P2, sob o descansa-braço central. O sistema multimídia do Cruze vem com conexão Bluetooth, para celular. Apenas o modo viva-voz é suportado. Não é possível fazer a reprodução de músicas do celular, pelo Bluetooth.

Entre as novidades incluídas na central esta a tela touch sreeen e possibilidade de comandos de voz em português. Assim, o que já era muito bom, agora é o melhor da categoria. Se antes ficava um pouco complicado inserir destinos no GPS, agora está muito prático com a tela sensível ao toque. Além disso, a interface é muito amigável, permitindo ao usuário executar diversas configurações com grande facilidade. Entre elas, a escolha do tipo de rota a ser executado.

Outros destaques tecnológicos

Outro detalhe que merece atenção é o ar-condicionado digital e automático que traz a função AQS (Air Quality System) Esse mede a qualidade do ar externo, e ativa a recirculação do ar automaticamente. Ele tabém pode ligar ou desligar o ar-condicionado sozinho, para evitar que os vidros fiquem embassados. O único senão é que o sistema tem apenas simples zona. Alguns concorrentes trazem o ar-condicionado com duas zonas, como Bravo, C4 e 308.

Outro equipamento muito interessante do Cruze LTZ é o sistema de chave presencial. Basta se aproximar do carro com a chave no bolso, colocar a mão na maçaneta e a porta se abre. Para dar a partida, basta apertar o botão do lado direito do volante. Ao sair do carro, basta aproximar a mão da maçaneta para o sistema trancar o carro automaticamente. Vale ressaltar que esse recurso é inédito entre os carros da Chevrolet no Brasil.

Realmente, o Cruze surpreende na lista de equipamentos. Dá para se afirmar que o modelo briga pela liderança no segmento quando o assunto é tecnologia embarcada. Mas a Chevrolet poderia pensar em oferecer faróis com Xenon e ar-condicionado de dupla zona. Um ponto que deixou a desejar, foi a retirada do levantamento automáticos dos vidros ao se trancar o carro. Essa era um item que estava presente no Vectra GTX, e não é encontrado no Cruze.

Preço

O Chevrolet Cruze Sport6 LTZ tem preço de R$ 77,9 mil. A pintura metálica custa R$ 1 mil. Não existem opcionais para a versão LTZ. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem. 

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