Carros

Peugeot em uma nova era com o 208

6 de junho de 2013

Esqueça tudo que você já viu ou ouviu da Peugeot. Muito mais que um novo carro, o 208 torna-se a base para o futuro dos próximos. Nascido praticamente do zero, ele não traz uma única peça do antigo 207. Agora, ele é um carro realmente avançado, com novos conceitos, e cria um novo patamar no segmento de hatch-back premium, com equipamentos nunca vistos nessa categoria de automóvel.

Personalidade própria

O 208 é montado sobre a mais atual plataforma do Grupo PSA, a qual também é utilizada pelo novo Citroen C3. Ainda sim, a engenharia da Peugeot afirma que o 208 não é um C3 com roupagem Peugeot. O carro tem características bastante próprias, como o ajuste da suspensão que é bem diferente do novo C3. E as diferenças vão muito além em outros itens.

Em relação ao 207, o comprimento total e o entre-eixos do 208 cresceram. A principal vantagem é um ótimo espaço para pernas no banco traseiro, um dos melhores da categoria. Outro benefício é o porta-malas que está 40 litros maior com 285 litros. O tanque de combustível aumentou cinco litros, passando para 55 litros.

Interior

Assim como no C3 e no DS3 da Citroën, o espaço para pernas nos bancos dianteiros esta muito melhor. Utilizando uma construção de painel elevado, o porta-luvas foi deslocado para cima e mais para frente. Isso amplia consideravelmente o espaço para pernas. Assim, os passageiros dos bancos da frente, conseguem manter os bancos numa posição que aumenta o espaço para quem vai no banco de trás.

Ainda que o espaço para pernas seja muito bom, falta um pouco de altura no teto, para os passageiros do banco traseiro. Pessoas com mais de 1,85m, podem raspar a cabeça no teto. De qualquer forma, todos os bancos são realmente confortáveis. Destaque para o banco do motorista, muito ergonômico e realmente confortável.

Novo estilo

O 208 inaugura os novos códigos estéticos da Peugeot. O futuro 308 e outros modelos futuros da Peugeot seguirão o atual estilo do 208. Entre os destaques na dianteira, estão as luzes em LED e uma guia luminosa que ressalta o conjunto ótico. Aqui outra diferença em relação ao Citroën C3. Os leds no 208 ficam acesos tanto de dia, quanto a noite (o C3 somente de dia). À noite os leds tem a intensidade reduzida, operando como lanterna.

Outro detalhe são as luzes traseiras, com forma de bumerangue e um recorte com uma assinatura luminosa com três “garras” marcadas por guias de luz.

Nova posição ao dirigir

Outra grande evolução é a nova posição de dirigir. Agora, o painel de instrumentos é elevado e permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante. Aliás, o novo painel vem com iluminação feita por leds em tom branco, de alto contraste. Já o volante, com pequeno diâmetro (10% menor comparado ao do 207), tem a base achatada e a posição é mais baixa. Como assistência elétrica, o motorista não tem dificuldade em girar o volante, mesmo com tamanho menor. Existe também ajuste de altura e profundidade da direção, além do banco do motorista com ajuste de altura. Outra melhoria é a inclusão dos botões do controle do som, diretamente no volante.

Tela Sensível ao Toque

Inédito num carro da Peugeot, o motorista e passageiro da frente têm ao alcance uma central multimídia, com tela sensível ao toque. Esse equipamento só não esta disponível na versão de entrada, porém presente em todas as outras versões do 208.

Atráves dessa central também é possível controlar o rádio, escutar músicas via conexão USB ou visualizar fotografias. Também existe a opção da entrada auxiliar P2. E quem não gosta de usar fios, existe a opção da conexão bluetooth para viva-voz e streaming de áudio. Ou seja, dá pra escutar a música diretamente do iPhone (ou celulares compatíveis) no carro. Os mapas que acompanham a central estão atualizados e completos. Existem uma base de dados com diversos pontos de interesse, como restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, lojas e etc.

Ainda através dessa central, o motorista pode acompanhar as informações do computador de bordo e configurar algumas funções do carro, como ativar o limpador do vidro traseiro, quando se engata a marcha-ré.

A facilidade da tela ser sensível ao toque, só não é maior, pois a interface é um pouco complicada. O motorista precisa se acostumar com as funções e posições dos menus para conseguir interagir de forma plena. Um detalhe importante: não é possível inserir um novo destino no GPS com o carro em movimento. Isso tem que ser feito com o carro parado. Ainda sim, é possível navegar para pontos já inseridos ou consultar pontos de interesse nas proximidades, com o carro em movimento.

O senão do equipamento fica por conta da baixa qualidade sonora das caixas acústicas do carro. Aliás, essa é uma desagradável característica da grande maioria dos carros produzidos pela Peugeot/Citroën.

Mais equipamentos inovadores

O ar-condicionado é digital e automático de dupla zona. É a primeira vez que um veículo desse segmento vem com esse recurso. Destaque para os três modos de funcionamento sendo: automático, soft e fast. Soma-se ainda o controle de cruzeiro com limitador de velocidade. As funções são acionadas por meio de comando satélite na coluna de direção. O motorista pode escolher entre manter a velocidade fixa na estrada, ou programar uma velocidade máxima em vias de velocidade controlada. Assim, o carro só acelera até a velocidade escolhida.

Outros equipamentos presentes na versão topo de linha são: o sensor de obstáculo traseiro; vidros elétricos com comando sequencial e função anti-esmagamento apenas para o motorista; travas elétricas com comando na chave do carro; travamento automático com o veículo em movimento e função “follow me home” e “lead me to the car” que aciona os faróis por meio de um comando na chave.

Teto Panorâmico inédito

Um item que merece destaque é o teto de vidro panorâmico. É a primeira vez que um veículo desse segmento é oferecido com ele. O equipamento de 0,66 m2 de área útil proporciona ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior com o fechamento/abertura da cortina do teto. Vale destacar que essa cortina é movimentada manualmente.

Aliás, essa solução do teto panorâmico é muito superior ao para-brisa Zenith do C3. Primeiro porque ela permite ao passageiro do banco traseiro também “participar” da sensação de liberdade. E de manter todos os sistemas de iluminação de cortesia e parassois com espelhos, suprimidos no modelo da Citroën.

Motor com Flex Start

O 208 Griffe vem equipado motor 1.6 litro – 16V Flex. Esse é o mesmo motor 1.6 litro Flex que fez sua estreia com o lançamento do Peugeot 308. A principal vantagem dele é o sistema Flex Start, que dispensa o tanqinho de gasolina de partida, mesmo com 100% de etanol. Ele atinge 122 cavalos de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque.

O 208 oferece duas opções de câmbio: uma caixa manual de cinco marchas e uma transmissão automática com apenas quatro marchas. Quando equipado com o câmbio manual, o 208 se apresenta na sua melhor forma para quem gosta um toque de esportividade. Inclusive, a alavanca de seleção das marchas, se mostra mais precisa e firme que no primo C3 (eles usam o mesmo motor e câmbio).

O rendimento, em geral é bom. Mas para quem quer sentir o carro de verdade, precisa usar o motor em rotações superiores à 3.500 rpm. Um detalhe importante no novo 208, é a melhora considerável do isolamento acústico. O silencio a bordo é digno de um hatch de categoria Premium.

Segurança

O 208 vem equipado com dois airbags frontais; cinco cintos de segurança com três pontos de fixação: alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes); freios com ABS e repartidor eletrônico de frenagem (REF). Em freadas realmente bruscas, as luzes de freios piscam rapidamente, e quando o carro para completamente, são ligadas as luzes do pisca-alerta.

Preços e mercado

O 208 Griffe (topo de linha) está disponível num pacote único, sem opcionais. O cliente só pode escolher entre o câmbio manual e automático. O 208 Griffe tem feito muito sucesso com pessoas que procuram um carro compacto diferenciado. A versão Griffe parte de R$ 50.690, com pintura sólida.

Outro ponto importante são os três anos de garantia total sem letras miúdas. Ou seja, independente do carro ser comprado por pessoa física ou jurídica, a garantia é de 3 anos, extensível inclusive ao segundo ou terceiro comprador do carro. Além disso, o carro inclui três anos de Peugeot Assistance, o serviço de assistência disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74