Carros

Fiat 500 Sport Air automático

24 de junho de 2013

Depois da sua chegada oficial ao mercado brasileiro em 2009, o Fiat 500 ganhou uma segunda versão no final de 2011, com algumas modificações. Na primeira leva, o super compacto da Fiat era importado da Polônia (Leste Europeu). Isso resultava num preço muito elevado, deixando o 500 apenas como um carro de “imagem”. No final de 2011, já com a fusão Fiat e Chrysler estabilizada, o modelo passou a ser produzido em Toluca no México, na fábrica da Chrysler. Isso permitiu aumentar consideravelmente o volume de produção, bem como a redução do preço final ao consumidor brasileiro.

Mercado Norte-Americano:

É claro que o objetivo principal da Fiat era entrar com esse produto no mercado norte-americano, bem como ampliar a sua presença em outros mercados do continente americano. Assim, a segunda versão do 500 recebeu algumas novidades. De cara, o carro precisou receber reforços em sua carroceria para atender aos exigentes padrões da regulamentação americana em caso de colisões. Também recebeu mais equipamentos e novas versões.

Outra mudança inevitável para a Fiat foi a inclusão de um câmbio automático de verdade no 500. Afinal, o cliente norte-americano não aceitaria tão facilmente o Dualogic. Dessa forma, o 500 tornou-se o primeiro carro “legítimo” da Fiat, a ter câmbio automático no Brasil. Ainda que o Freemont tenha chegado antes também com câmbio automático, ele é apenas um Dodge com logotipo Fiat.

Outra melhoria foi o motor 1,4 litro – 16V com tecnologia MultiAir. Essa tecnologia, criada e patenteada pela Fiat Powertrain, privilegia a economia e as baixas emissões. Com esse motor, o Fiat 500 pode vir equipado com câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de 6 marchas. Nessa avaliação, trazemos o Fiat 500 na versão Sport Air com o câmbio automático de seis marchas e todos os opcionais disponíveis no carro.

Motor MultiAir

O motor 1.4 – 16V MultiAir a gasolina, conta com tecnologia de ponta. Ele gera potência máxima de 105 cavalos e tem torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Essa tecnologia MultiAir controla a entrada de ar e a combustão através de um ajuste dinâmico da entrada de ar, em cada cilindro. O dispositivo MultiAir é constituído de um módulo integrado ao cabeçote. A função de abertura das válvulas é executada conforme a necessidade do motor, podendo ir de fixa (regime de potência máxima), até completamente variável (baixas e médias rotações). Os modos de abertura das válvulas de admissão são comandados pelo módulo MultiAir integrado à central eletrônica do motor. Na prática, isso permite um carro mais econômico e com menor emissão de poluentes, além de um rodar mais macio em baixa rotação.

Câmbio automático de seis marchas

Essa versão Sport Air vem com o câmbio automático de seis marchas. Tal combinação resulta num carro muito gostoso de se dirigir. As seis marchas permitem maior agilidade nas arrancadas, ao mesmo tempo que ajudam a economizar combustível na estrada. A sexta marcha funciona como um overdrive, reduzindo a rotação do motor e a vibração no interior do carro. Outra vantagem das seis marchas é retomada de velocidade mais rápida, graças as relações muito favoráveis.

Desempenho

O 500 com câmbio automático consegue percorrer até 14 km/l na estrada. Na cidade, a média cai para cerca de 10 km/l. Com um tanque de 40 litros, a autonomia é excelente. O desempenho da versão Sport Air é convincente. Pesando 1.153 kg, a velocidade máxima é de 179 km/h e a aceleração de 0 à 100 km/h leva 12,6 segundos. Para um veículo de pouco mais de 100 cavalos, está ótimo.

Dirigibilidade

A dirigibilidade do carrinho encanta. As manobras são fáceis e rápidas, além de grande leveza do volante. Isso, graças ao sistema de assistência elétrica, batizado pela Fiat de Dual Drive. A suspensão também se mostra adequada, conseguindo superar lombadas e valetas sem grandes problemas. De formal geral, o 500 é um carro prático e confortável para quem dirige. É no trânsito pesado das grandes cidades, que o 500 mostra-se útil e especialmente confortável, graças ao câmbio automático. O carro tem apenas 3,54 metros de comprimento. Um Palio,por exemplo, tem 3,87 metros de comprimento. Assim, fica fácil colocar o 500 em praticamente qualquer vaga.

Segurança ampliada

O fato de ser pequeno, não significa que o carro não seja seguro. A segurança recebeu especial atenção da Fiat. Afinal, competir no mercado norte-americano, não é para qualquer carro. Assim, o 500 recebeu equipamentos como o ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), Hill Holder, Isofix e até sete air bags. Entre os 7 Air bags, destaque para os side bags e um knee bag. Este último evita lesões aos joelhos do motorista em caso de impacto.

Já o ESS é muito útil em uma frenagem brusca. As luzes indicadoras de direção são acionadas de forma intermitente. O ESS é acionado se, em uma velocidade superior a 50 km/h, a desaceleração for maior do que 7m/s² e o pisca-alerta estiver desligado. Ele continuará funcionando até que a desaceleração atinja 2,5 m/s².

Outro equipamento muito útil é o Hill Holder. Esse dispositivo proporciona segurança e comodidade, pois, com o carro parado em uma via inclinada, a pressão no circuito de freio é mantida por alguns segundos após o motorista liberar o pedal de freio. Assim, o veículo não desce enquanto o motorista engata a marcha e acelera o carro.

Tecnologia

Mas o 500 mexicano ainda traz um amplo pacote tecnológico. Um deles é a função SPORT. Assim, o motorista pode escolher dois modos de direção: normal ou Sport. Com a função Sport, a direção se torna mais firme, e é alterado o mapeamento do pedal do acelerador. Isso deixa o carro mais ágil nas respostas. Ou seja, o motorista acelera menos para o carro andar mais.

Outro equipamento que se faz presente é o conhecido Blue&Me. O sistema possibilita o uso do celular, através de uma conexão Bluetooth. Assim, o motorista pode atender telefonemas e fazer chamadas, tanto por comando de voz ou por meio de botões no volante. Também é possível ouvir as mensagens SMS, desde que o aparelho seja celular seja compatível. Também é possível escutar musicas no formato MP3. Para isso, é preciso ligar o MP3 player, ou pen drive à entrada USB.

Uma curiosidade é o fato do 500 não possuir a posição de lanterna na chave do farol. Ao se dar a partida no carro, as luzes de posicionamento diurno já se acendem na dianteira do carro. A próxima posição da chave, já liga o farol baixo.

Interior

 O 500 é um carro super-compacto para apenas quatro passageiros. São 3,55 m de comprimento, 1,63 m de largura e 2,30 m de entreeixos. Na frente, ele acomoda muito bem o motorista e passageiro, inclusive os mais altos, com mais de 1,80 m. Já atrás, o banco é apertado. A melhor comparação seria com o banco do tradicional fusquinha. São duas pessoas, de no máximo 1,65m e com pouco conforto. Acessar a parte de trás também não é tarefa fácil, já que o carro tem apenas duas portas. O porta-malas também é outro lugar de pouco espaço, com apenas 185 litros. Espaço para apenas duas malas de tamanho médio. Outra curiosidade é que o manual de instruções do 500, vem dentro de uma bolsa que fica na lateral do porta-malas.

Equipamentos

A versão Sport Air pode ser considerada como intermediária, dentro de toda a gama do 500 disponível no Brasil. De série ela traz direção elétrica Dual Drive, air bag dianteiro duplo, freios com ABS + EBD, programa de estabilidade, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), controle de tração ASR, ar-condicionado manual, computador de bordo, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, função Sport, vidros e travas elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas, volante com regulagem apenas de altura e porta-objetos sob o banco do passageiro.

Apenas três kits disponíveis, englobam todos os opcionais de fábrica, para o 500 na versão Sport Air. O Kit Sport é composto por bancos revestidos totalmente em couro, retrovisor interno eletrocrômico e o teto solar elétrico Sky Wind pelo valor de R$ 3,2 mil. O Kit Luxury inclui o Blue&Me (baseado no Windows Mobile com possibilidade de uso de comandos de voz e conectividade USB e viva-voz Bluetooth), o pacote de audio fornecido pela ALPINE com alto-falantes de máxima qualidade e ar-condicionado automático digital; por mais R$ 2,2 mil. E o ultimo kit é Safety que inclui o Air Bag de joelho no lado do motorista e os Window Bags por R$ 1,4 mil.

Um senão do carro é o estepe mais fino de medida 135/80, para uso apenas temporário. Isso exige um rápido reparo do pneu danificado.

Preço e mercado

O Fiat 500 mexicano vem com garantia de dois anos e atendimento Confiat. Todos os clientes do Fiat 500 também participam do Clube L’único. Entre as comodidades deste programa estão os serviços de reservas de hotéis, restaurantes, shows, mais o serviço de Leva e Traz, com reboque ou motorista qualificado, para as revisões, manutenções, instalações de acessórios ou qualquer emergência. O preço inicial da versão Sport Air com câmbio automático é de R$ 53,4 mil. Com todos os opcionais mais pintura metálica, o valor sobe para R$ 61,8 mil. Por esse preço, é claro que o 500 não é um carro barato. Pelo preço do 500 Sport Air completo, o cliente também pode levar pra casa um Fiat Bravo Absolute, na versão de entrada. Mas, o diferencial de estilo do 500, é algo que pouquíssimos carros podem oferecer. E nesse caso, o 500 é o carro “estiloso” mais barato do Brasil.

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