Lançado em maio de 2012, o Sonic da Chevrolet chegou para preencher um espaço que se encontrava “vazio” dentro da gama de produtos da Chevrolet. Posicionado como compacto premium, o modelo está acima do Agile, e logo abaixo do Cruze.
Ele pode ser encontrado em duas versões de acabamento, sendo LT e LTZ. Independente da versão, ele vem sempre equipado com motor 1,6 litro Ecotec. O cliente também pode escolher entre o câmbio manual de 5 marchas, ou o automático de seis marchas (único da categoria com esse número de marchas). O Sonic está disponível nas carrocerias hatch-back e sedan. Essa matéria teve como foco o hatch-back, versão LTZ (topo de linha) com câmbio automático.
Estilo
Quando chegou ao mercado em maio de 2012, o carro revolucionou alguns conceitos. Segundo a Chevrolet, o Sonic foi concebido para fazer da condução cotidiana uma experiência mais dinâmica, com maior prazer ao dirigir. Por conta disso, o foco está nos consumidores mais novos e também aos jovens de espírito, com gosto pelo design, sofisticação e exclusividade. E realmente o carro entrega isso. Na dianteira, o destaque fica com o conjunto ótico. Os faróis tem canhões de luz expostos. A grade bipartida remete ao design da Chevrolet. A traseira do Sonic hatch reforça o espírito jovem, uma vez que incluem lanternas pouco convencionais, inspiradas nas motocicletas. E as maçanetas das portas traseiras, estão disfarçadas na continuação do vidro traseiro.
Interior
O Sonic também mostra evolução no interior, quando comparado aos demais carros. Assim como no Cruze, o duplo cockpit é um elemento de design característico. Ele inova com as saídas redondas do sistema de ventilação nas extremidades do painel. Já no centro do painel, as saídas de ar são retangulares. Outro resgate conceitual é o uso do mostrador do painel com LCD digital. Desde o Kadett Gsi e da primeira geração do sedan de luxo Omega, a Chevrolet não utilizava uma solução como essa, e o Sonic foi o primeiro a voltar a incorporar essa solução, atualmente usada por outros modelos da marca. Esses elementos digitais estão misturados com mostradores analógicos, com iluminação na tonalidade Ice Blue.
A oferta de porta-objetos é melhor na frente. São dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada. Estão presentes os tradicionais porta-objetos nas portas, bem como três porta-copos à frente. Destaque para dois compartimentos no centro do painel que ladeiam o radio, ideal para celulares. O espaço para bagagens fica assim: no hatch o espaço é de 265 litros. Porém, com os bancos traseiros rebatidos o espaço sobre para 665 litros. No banco traseiro, falta a bolsa “canguru” no encosto dos bancos dianteiros.
Espaço Interno
O Chevrolet Sonic tem 4,03 metros de comprimento; 1,73 m de largura; 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,52 m. Frente aos concorrentes diretos, o Sonic figura entre os mais espaçosos. O resultado é o melhor espaço para os passageiros, principalmente no banco traseiro. Na frente, observa-se ótimo nível de conforto e boa ergonomia. Destaque para o descansa-braço do banco do motorista que completa a agradável posição ao volante. O carro vem ainda com coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, bem como ajuste de altura do banco do motorista.
Motor e câmbio
O Chevrolet Sonic está equipado com o motor 1.6 – 16V Ecotec. Esse motor atinge 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, sempre à 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. Vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações. Junto com esse motor está um exclusivo e eficiente câmbio automático de 6 marchas. Ainda que exista a possibilidade de troca sequencial de marchas, essa só pode ser feita por um botão instalado na alavanca de câmbio.
Desempenho
Com esse conjunto, a aceleração 0 à 100 km/h, acontece em 11,5 segundos. E a velocidade máxima é de 180 km/h. Com etanol, a média de consumo na cidade é de 7,5 km/l (com gasolina 9 km/l). Na estrada, rodando à 120 km/h, com ar-condicionado ligado, a média sobe para 9 km/l com etanol (11,5 km/l na gasolina).
Dirigibilidade
O Sonic se mostra um carro muito gostoso para quem gosta de “pilotar”, principalmente na estrada. É um carro estável e de pegada mais esportiva, a começar dos pneus ligeiramente mais largos 205/55 R16 que os concorrentes. O motor 1.6 é beneficiado pelo eficiente câmbio automático de seis marchas. Isso aumenta muito o conforto na condução. Na estrada, a superioridade do carro da Chevrolet fica mais evidente. O melhor isolamento acústico aumenta o conforto dos passageiros do Sonic. Na cidade, o Sonic também atende, mas o carro poderia ser mais esperto nas acelerações.
Equipamentos
O Sonic traz sistema multimedia, com controles de som no volante, compatibilidade com CDs no formato MP3 e entrada USB. Existe ainda a conectividade Bluetooth para viva-voz e streaming de áudio. A entrada USB no interior do porta-luvas está acompanhada por uma pequena prateleira para apoiar algum equipamento portátil de áudio.
A chave de partida do Sonic é do tipo canivete, mais bonita e mais prática. No Sonic LTZ, os faróis dianteiros auxiliares são equipamento de série. O carro vem com ar-condicionado, porém com controle manual. O pacote ainda inclui vidros e espelhos laterais com acionamento elétrico, freios com ABS, air-bag dianteiro duplo, sensores de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro e computador de bordo. Outro recurso é o controle de cruzeiro, com os botões montados sobre o volante.
Os mais atentos vão notar um interessante diferencial no porta-malas do Sonic. O tampão traseiro pode ser colocado numa posição mais baixa, funcionando como uma prateleira. Isso permite dividir o espaço do porta-malas de outra forma.
Preços e cores
O Sonic LTZ é comercializado em seis diferentes cores: Vermelho Flame, Azul Boracay, Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash (todas metálicas) e Branco Summit (sólida). O Sonic oferece garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. O Sonic LTZ avaliado tem valor de venda inicial de R$ 54,9 mil. Com pintura metálica, acrescenta-se mais R$ 1 mil. Não existem opcionais de fábrica para o modelo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74