No início de 2013, a Chevrolet apresentou sua nova família de sedan compacto. Assim, o novo Prisma chegou como a versão sedan do bem sucedido Onix. Oferecido em duas versões (LT e LTZ) o novo Prisma tem como principal característica ser um sedan compacto que já vem completo. De série, desde a versão de entrada ele traz sensor de estacionamento, direção com assistência hidráulica, freios com ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões. O novo Prisma conta com as mesmas opções de motores Flex do Onix, sendo 1.0 e 1.4 litro.
Totalmente desenvolvido no Brasil, o novo Prisma chegou como forte aposta da Chevrolet para revigorar suas vendas no mercado de sedans compactos. E para isso, a estratégia foi oferecer um sedan compacto, relativamente completo, com bom espaço interno e preço acessível. E a versão de entrada do novo Prisma, se enquadra nessas características.
O novo Prisma compartilha a mesma plataforma do compacto Onix, como o entreeixos de 2,52m e a largura de 1,70m. Porém, o novo Prisma é 30 centímetros mais longo que o hatch, com 4,27 m de comprimento. Basicamente, esse tamanho maior é por causa do porta-malas.
Interior
Mesmo sendo um modelo de entrada, o Prisma LT 1.0 entrega adequado nível de conforto. Pra começar, a oferta de porta-objetos é muito boa. Destaque no console central que divide os bancos dianteiros. Mais dois porta objetos no painel, ao lado da central multimedia. Esses compartimentos são ideais para os celulares. No total são 15 porta-objetos espalhados por todo carro.
No banco traseiro a preocupação foi com o espaço. Para isso foram eliminados os porta-objetos das portas, visando melhor espaço das pernas. Realmente, o Prisma consegue acomodar 3 adultos de estatura mediana, com um nível de conforto melhor que a maioria dos sedans compactos.
Outro detalhe que chama a atenção são os mostradores analógicos e digitais. Esse estilo de painel foi inspirado em motos esportivas, e estreou na Chevrolet com o Sonic. O painel vem com iluminação LED, na tonalidade “Ice Blue”.
O porta-luvas merece atenção pelo inteligente desenho. O Prisma (assim como o Onix) tem a tampa do porta-luvas abrindo para cima. É possível acessar o compartimento sem o incomodo da tampa bater nas pernas do passageiro da frente. O porta-luvas é grande o suficiente para abrigar uma bolsa feminina média. Até uma prateleira para acomodar o manual do carro, esta presente nesse compartimento.
O porta-malas comporta generosos 500 litros, com abertura “wrap-around”, que facilita o acesso às bagagens. A surpresa fica por conta de uma pequena rede, que acomoda pequenos objetos.
Mas esse bom espaço cobra o seu preço. O Prisma vem com um estepe de uso “temporário”, que é mais fino que os pneus normais do carro. Outro detalhe que deixa a desejar é a posição da alça para puxar a porta dianteira. Ela fica um pouco baixa, obrigando um certo esforço das pessoas. A solução é pouco ergonômica.
Motor e câmbio
O projeto do novo Prisma é o segundo modelo da marca a utilizar os motores “SPE/4” (Smart Performance Economy /4 cilinders), que tem alta densidade de potência. A versão LT, pode ser encontrada com duas opções de motor (1.0 e 1.4 litro). Porém, esta avaliação foi feita com o Prisma equipado com motor 1 litro – 8 válvulas.
Sua potência máxima é de 80 cavalos com etanol e 78 cavalos na gasolina, sempre a 6400 rpm. O torque máximo com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5200 rpm e 9,5 kgfm com gasolina, na mesma rotação.
A transmissão manual de cinco marchas, batizada pela Chevrolet de F17, é a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt. Como destaque, ela oferece trocas de marchas precisas com uma alavanca bastante leve e macia. Por enquanto, essa é a única opção de câmbio para o modelo.
Desempenho
Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 12,7s (etanol) e 13s (gasolina). A velocidade máxima é de 180 km/h.
Na estrada com etanol, o Prisma consegue fazer até 11 km/l. Com gasolina, a média sobe para 15,5 km/l. Isso numa medição realizada com velocidade constante de 120 km/h e ar-condicionado ligado. Com um tanque de 54 litros, a autonomia é excelente. Em parte, essa eficiência é atingida pelo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,32. Segundo seu fabricante, é o melhor do segmento.
Na cidade, o motor 1.0 litro do Prisma atende todas as necessidades. Na estrada o carro vai bem, desde que por regiões planas. Porém, fica a ressalva para quem pretende viajar por estradas estrada de serra e com subidas íngremes. O Prisma 1.0 não é indicado. De qualquer forma, trata-se de um motor 1.0 litro bastante silencioso e valente na maioria das situações.
Dirigibilidade
Quanto a dirigibilidade, pode-se afirmar que o novo Prisma é o sedan compacto mais confortável da sua categoria. Para começar, o motorista conta com ajuste de altura do banco e da coluna de direção. Faz um pouco de falta o ajuste de profundidade da coluna da direção.
Ainda que seja um sedan compacto, a dirigibilidade é comparável a de modelos de categoria superior. O pedal de embreagem é leve e a alavanca de câmbio com engastes macios e precisos. O que mais se destaca é a direção com assistência, leve em manobras. O desenho dos bancos dianteiros, com um estofamento firme e relativamente confortável, ajuda a encarar longos períodos ao volante sem cansar o motorista.
O carro tem um rodar bastante suave graças a uma suspensão que parece ser a melhor entre todos os concorrentes diretos da categoria. A Chevrolet informa que foram feitas calibrações e acertos de suspensão e de chassi para conferir o melhor equilíbrio dinâmico possível ao carro. Para isso, a rigidez da carroceria apresenta um comportamento 25% mais eficiente do que o modelo anterior. Ou seja, o Prisma entrega um conjunto realmente resistente para enfrentar lombadas, valetas e buracos.
Aqui um detalhe muito importante. Mesmo na versão 1.0 litro, a dirigibilidade é a mesma da versão com motor 1.4 litro. Ou seja, tirando a diferença de potência óbvia, ficou claro que a Chevrolet nivelou o Prisma “por cima”. A versão é 1.0 só é mais econômica na potência e no preço, mas não no conforto.
Equipamentos
Como dito anteriormente, a Chevrolet adotou a estratégia de oferecer um carro completo desde o básico. Em qualquer versão do Prisma está presente: o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h; sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e travamento das portas) e sistema de luz “leve-me” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destrancar as portas pelo controle remoto); abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave; acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com “um toque”; abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.
Mas fez falta nessa versão, o computador de bordo. A ausência do indicador de autonomia obriga o motorista a prestar sempre muita atenção ao marcador de combustível. Essa versão também não traz faróis auxiliares dianteiros ou controle elétrico nos espelhos retrovisores laterias. E o comando elétrico do vidro é apenas nas portas dianteiras.
MyLink
O Chevrolet Prisma repete a receita de tecnologia e conectividade que conquistou o público com o Onix. Trata-se do My Link, que agora traz dois novos aplicativos. Tal sistema é opcional na versão 1.0 LT. Essa central está baseada no conceito “Bring Your Own Media” que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para o veículo.
O novo Prisma é o segundo carro compacto a trazer esse equipamento. Trata-se de um sistema multimedia bastante avançado, que rompe com os tradicionais conceitos. Pra começar, o CD Player foi excluído desse sistema. Ou seja, música agora é apenas digital. Ainda existem conexões tipo USB, entrada auxiliar P2 ou conexão Bluetooth. Na conexão Bluetooth, o sistema suporta o formato áudio estéreo ou viva-voz para o celular.
Esse sistema My Link vai de encontro a uma nova realidade, onde a maioria das pessoas utilizam seu próprio Smartphone para transportar e escutar suas músicas. Mas que isso, o sistema My Link permite ainda a reprodução de filmes e fotos direto na tela, desde que armazenados no Pen-Drive. Porém, isso só pode ser feito com o carro parado.
O MyLink tem uma interface amigável. Praticamente tudo é acessado através da tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio dela é possível controlar algumas configurações do carro como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
O My Link ainda vai além com a possibilidade da instalação de softwares adicionais que se conectam com o smartphone (seja plataforma Android ou IOS da Apple), e que utilizam a conexão de dados através da conexão Bluetooth. Fica a ressalva que esses softwares precisam ser adquiridos pelo cliente e seu funcionamento depende da disponibilidade de rede celular e pacote de dados no smartphone do cliente.
A novidade no MyLink são os dois novos aplicativos: o TuneIn e o BringGo. Com o primeiro, é possível que os usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo, via a internet do celular. O aplicativo permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).
Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros. O software de GPS da BringGo custa certa de US$ 50 e precisa ser instalado no smartphone. Para navegar com GPS, esse software não precisa utilizar a conexão 3G do telefone. Essa conexão só é utilizada caso o usuário queira fazer uma pesquisa de estabelecimentos ou pontos de interesse usando o Google.
Também é possível fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). De forma complementar o MyLink permite a importação de informações do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. Através da tela touch screen, o usuário pode realizar chamadas, e escutar músicas do celular, tudo pela interface Bluetooth.
E claro, a central também conta com as funções de rádio AM/FM. E através da porta USB, o cliente pode utilizar pen-drives com arquivos no formato MP3, WMA, WAV e OGG (esse último pouco utilizado).
Mais acessórios
Quanto aos acessórios originais, o novo Prisma oferece como opcional: câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, bancos em couro, pedaleiras esportivas, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na
configuração Effect Blue. O Prisma ainda pode ser customizado conforme o gosto de cada cliente. Estão disponíveis kits de adesivos a serem escolhidos ou até mesmo criados pelo cliente. A ação é viabilizada por meio de uma parceria entre a GM e a empresa 3M.
Preço e mercado
O novo Prisma 1.0 na versão LT tem preço de R$ 35 mil. Vale destacar que o ar-condicionado não é de série, e precisa ser comprado como opcional, assim como o My Link. Com todos os opcionais de fábrica, o preço vai à R$ 39,5 mil. O Prisma LT está disponível nas cores Branco Summit, Preto Sólido, Vermelho Pepper, Prata Ice e Cinza Sand. Um dos diferenciais é a garantia de três anos sem limite de rodagem.
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