Carros

Passeando com o novo Fiat Punto Essence

24 de maio de 2013

Por Jorge Augusto

Buscando sempre inovar, o portal Campinas.com.br amplia o horizonte automotivo em direção ao universo do turismo. Dessa forma, buscamos trazer dicas de destinos e locais interessantes para serem visitados de carro, em um final de semana.

E dessa forma, fizemos uma avaliação diferente. Para essa primeira matéria, escolhemos um destino para compor o “pano de fundo”. A bordo do novo Fiat Punto, o local visitado foi a cidade de Cesário Lange (interior de São Paulo).

O destino

A cidade que fica a 136 km da cidade de Campinas, abriga o Mavsa Resort. Trata-se de um hotel que passou por muitas transformações nos últimos anos, e que a cada ciclo, vem se aprimorando cada vez mais.

Hoje, na configuração de resort, o Mavsa conta com 95 quartos. A última reforma compreendeu a inauguração do Kids Club, da capela e dos chalés Classic tudo no ano de 2012. O hotel que opera no sistema “tudo incluso”, é um verdadeiro centro de entretenimento e lazer para toda a família.

Como chegar

A opção de viagem mais tranquila (por estradas privatizadas) é feita pela Rodovia Santos Dumont até a Castelo Branco, e depois segue por esta rodovia sentido interior até o acesso para a cidade de Cesário Lange.

Outra alternativa mais curta, cerca de 121 km, é fazer a viagem “por dentro”, passando pelos municípios de Monte Mor, Capivari, Tietê e Cerquilho, chegando a Cesário Lange, também pelo acesso da Castelo Branco. Essa segunda opção é para quem quer curtir paisagens mais bonitas e prefere andar mais devagar (além de ter um custo muito menor em pedágios).

O Fiat Punto

E é nesse cenário que o novo Fiat Punto foi amplamente avaliado. A versão escolhida para esse teste foi a Essence, equipada com o eficiente motor 1,6 litro – 16 válvulas que a Fiat batiza por E.torQ. Com 117 cavalos de potência máxima (no etanol) esse moderno motor é um dos mais eficientes da categoria onde o Punto está inserido. O Punto tem duas opções de câmbio, e o modelo avaliado vinha equipado com o câmbio manual de cinco marchas, ideal para quem prefere uma pegada mais esportiva.

Uma das características interessantes do novo Punto é que ele já vem bem completo desde a versão básica. E a versão Essence (intermediária na gama) oferece um bom contedo.

Os equipamentos

Ele já traz de fábrica o HSD (Air bag duplo + ABS), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira a LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos e farol de neblina. Os opcionais dessa versão: sensores de estacionamento, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, rádio CD/MP3 com USB, sistema Blue&Me, spoiler, roda em liga 16 polegadas e sensores de chuva e crepuscular (todos presentes no modelo avaliado).

Estilo

O Punto, desde sua chegada às ruas brasileiras, oferece um conjunto gostoso e equilibrado. Segundo a montadora, esse foi um carro pensado de forma a oferecer o máximo para o motorista. E é exatamente isso que se nota no produto. E com a sua reestilização em Julho de 2012, a montadora aproveitou para dar mais sofisticação ao modelo.

Por fora, as mudanças foram relativamente pequenas. O visual do carro é basicamente o mesmo. As mudanças se resumem à um novo pára-choque na frente e alguns detalhes de acabamento. A alteração mais expressiva ficou na traseira. As lanternas traseiras são inteiramente novas e trazem guias de luz, iluminadas por LEDs. Com a função de lanterna, produzem um agradável efeito visual quando as luzes de posição do carro são ligadas. Além disso, eles possuem uma resposta mais rápida quando acionados e uma vida útil superior à das lâmpadas. As vantagens da nova tecnologia das guias de luz se refletem em maior segurança e visibilidade. Tecnicamente evitam a dispersão da luz visível, concentrando-a em “tubos”, e proporcionam impressão de fosforescência. Os LEDs estão posicionados nas extremidades dessa guia. Dessa forma, aproveitam ao máximo a luz emitida, gerando maior homogeneidade.

Por dentro, as mudanças no novo Punto são mais perceptíveis. Uma das coisas que mais se destaca no carro, é a excelente posição de dirigir do carro. O Punto é aquele carro que dá a sensação do motorista “vestir” o carro. Aliás, na ultima mudança, uma das melhorias foram os novos bancos, que ficaram ainda mais anatômicos e confortáveis. Outra evolução bem vinda, foi o painel iluminado por Leds em tonalidade branca. Além da melhor leitura, cansa menos a visão do motorista. O check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros) também é novidade. Ao girar a chave de ignição os ponteiros procedem a um movimento que verifica se estão com funcionamento adequado e, também, para dar a saudação “Welcome Moving” ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.

E por falar em Leds, o sistema de iluminação interna com efeito Night Design dá um toque de sofisticação ao carro. Assim, um filete de luz branca, percorre parte do painel frontal, bem visível a noite ou em ambientes escuros. Essa iluminação também esta presente nas maçanetas internas das portas. Em geral, a qualidade do acabamento interno também melhorou bastante no novo Punto.

Mais segurança

O novo Punto ainda inclui evoluções em sua tecnologia de bordo. Uma delas, ajuda na segurança, prevenindo acidentes. Trata-se do ESS (Emergency Stop Signaling), ou sinalização de frenagem de emergência, que consiste no acionamento intermitente das luzes de seta ao frear o veículo bruscamente. Trata-se de um alerta aos demais motoristas da ocorrência de uma situação de emergência. Ele é acionado nas seguintes condições: desaceleração maior que 7m/s², velocidade igual ou maior que 50 km/h e pisca-alerta desligado. A função permanece ativa até que a desaceleração atinja 2,5 m/s². Passando pra “português”, a luz de pisca se acende quando o motorista da uma freada muito brusca na estrada, ou numa avenida de média velocidade. E o pisca-pisca se apaga, quando o carro volta a uma condução normal de dirigibilidade.

Outra novidade é o sensor de estacionamento traseiro. Além de emitir os tradicionais sinais sonoros de alerta com a proximidade do obstáculo, ele conta com um gráfico visual de distância no quadro de instrumentos. O gráfico traz áreas definidas de 1 a 4, que mostram e sinalizam por meio de pulsação de luz a distância do obstáculo (entre 1,5 m até 30 cm ou menos). O novo Punto ainda traz os sensores de chuva e crepuscular, além de espelho interno eletrocrômico.

Tecnologia embarcada

O radio CD-Player melhorou na versão 2013 do Punto. Totalmente integrado ao painel, ele traz mais funções e ajustes. A qualidade das caixas de som, também está um pouco melhor. Ainda sim, a Fiat pode pensar em melhorar ainda mais a qualidade acstica do sistema. Quando equipado com Blue&Me, acrescenta sistema viva-voz pra celular, conectividade USB e iPod além de controles no volante. As duas deficiências do conjunto são a falta da conectividade do Bluetooth para reprodução de músicas sem fio, e a pouca interatividade do rádio, quando se utiliza o as msicas via pen-drive. Dessa forma, a grande maioria dos comandos precisa ser realizada pelo motorista, com os controles do volante. O rádio só permite avançar ou retroceder faixas. A escolha de pastas ou outras funções, somente via botões do volante, com exibição no display que fica no centro do mostrador de instrumentos.

Motor

Agora, no Punto 2013, apenas a versão Essence traz o motor 1,6 litro – 16V E.torQ Flex. Esse motor tem potência máxima de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência sobe para 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm. Considerando que estamos falando de um motor 1,6 litro, o rendimento é muito bom. O carro chega a uma velocidade máxima de 184 km/h. A aceleração de 0 à 100 km/h, acontece em pouco mais de 10 segundos. Na prática, isso faz do Punto um modelo bastante ágil. Bem disposto na estrada, e principalmente em retomada de velocidade, o carro vai bem em ultrapassagens nas serras. Importante observar que esse é um motor que rende melhor com “giro alto”. Ou seja, com a rotação elevada, o rendimento é melhor. Assim, no trânsito, ainda que o motor não seja fraco ou decepcionante, o motorista precisa acelerar um pouco mais para ter o carro mais esperto.

Dirigibilidade

De forma geral, o Punto é um carro muito confortável para ser dirigido. Aliás, isso é o que mais agrada em todo o conjunto do carro. A melhor palavra para definir seria “macio”. Com uma suspensão que privilegia o conforto, um volante bastante leve, pedais macios e relativamente bem posicionados e uma excelente postura ao volante, o Punto é um carro que não cansa o motorista. E a versão Essence, parece ser aquela mais ideal para quem procura um carro para o dia a dia. A medida dos pneus 195/60 com raio 15 polegadas é ideal para enfrentar os buracos das grandes cidades, sem aquela preocupação de fazer uma bolha ou danificar a roda. Ao mesmo tempo que garante boa estabilidade na estrada, para quem quer um carro na mão.

Pra viajar, o carro vai muito bem pra quatro pessoas, mas sem exagerar nas bagagens. O porta-malas está na média da categoria, com 280 litros. O conforto interno pode ser considerado bom para quatro pessoas. O quinto passageiro deixa tudo apertado no banco traseiro.

Preço

O preço base da versão Essence é de R$ 41,7 mil. Com todos os opcionais presentes na versão avaliada, o preço sobe para R$ 48,8 mil. O Punto Essence tem como principais concorrentes o Ford New Fiesta, o Chevrolet Sonic, o novo Citroen C3 e o Volkswagen Polo. Frente aos seus concorrentes, o Punto não é o mais novo, nem o mais avançado tecnologicamente. Mas traz alguns trunfos. Além de um bom custo-benefício no momento da aquisição, e um bom valor de revenda na hora da venda, o Punto Essence entrega um desempenho interessante. Além disso, é um carro que oferece mais opções de suporte e pós-venda que todos os seus concorrentes diretos. Boa escolha para quem pensa na utilização frequente de um carro.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74