No início de 2013, a Chevrolet apresentou o seu novo sedan compacto. Como era esperado, o Onix teria uma versão sedan. E aproveitando o legado do primeiro Prisma, a marca escolheu esse mesmo nome para dar continuidade à história de um produto do portifólio da marca.
Oferecido em duas versões (LT e LTZ) o novo Prisma tem como principal característica ser um sedan compacto que já vem completo. De série, desde a versão de entrada ele traz sensor de estacionamento, direção com assistência hidráulica, freios com ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões. O novo Prisma conta com as mesmas opções de motores Flex do Onix, ou seja 1.0 e 1.4 litro.
Totalmente desenvolvido no Brasil, como aconteceu com os modelos Spin, Cobalt, Trailblazer e Onix, o novo Prisma busca uma identidade própria, pois traz mais itens de tecnologia e conforto. Ainda que o Prisma tente ser diferente do Onix, ele compartilha a mesma plataforma do compacto. Algumas medidas são exatamente iguais como o entreeixos de 2,52m e a largura de 1,70m. Porém, o novo Prisma é 30 centímetros mais longo, com 4,27 m de comprimento.
Interior
Um dos pilares que orientaram esse projeto foi sua usabilidade. Tudo foi pensado de forma a dar o máximo de conveniência ao cliente. A oferta de porta-objetos é ampla. Além disso, o interior foi consideravelmente trabalho para dar a sensação de um carro de categoria superior. E isso fica evidente logo de cara. O novo Prisma preserva o conceito de Dual Cockpit encontrado em outros modelos da marca.
Na frente, nota-se vários porta objetos no painel e no console central. No banco traseiro a preocupação foi com o espaço. Para isso foram eliminados os porta-objetos das portas, visando melhor espaço para as pernas. Outro ponto que merece atenção é o alongamento da coluna A, baseado no conceito de cabine avançada, buscando maximizar o espaço interno do carro.
Outro detalhe que chama a atenção são os mostradores analógicos e digitais. Esse estilo de painel foi inspirado em motos esportivas, e estreou na Chevrolet com o Sonic. O painel vem com iluminação LED na tonalidade “Ice Blue”.
O interior é prático e conta com 15 porta-objetos. O porta-luvas merece atenção pelo inteligente desenho. O Prisma (assim como o Onix) tem a tampa do porta-luvas abrindo para cima. É possível acessar o compartimento sem o incomodo da tampa bater nas pernas do passageiro da frente. Além disso, o porta-luvas é grande o suficiente para abrigar uma bolsa feminina média.
O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura “wrap-around”, que facilita o acesso às bagagens. Mas esse bom espaço cobra o seu preço. O Prisma vem com um estepe de uso “temporário”, que é mais fino que os pneus normais do carro.
Outro detalhe que deixa a desejar é a posição da alça para puxar a porta dianteira. Ela fica um pouco baixa, obrigando um certo esforço das pessoas. A solução é pouco ergonômica.
Motor e câmbio
O projeto do novo Prisma é o segundo modelo da marca a utilizar os motores “SPE/4” (Smart Performance Economy /4 cilinders), que tem alta densidade de potência. A versão LTZ, esta disponível apenas com o motor 1,4 litro. Sua potência máxima é de 106 cavalos com etanol e 98 cavalos na gasolina, sempre a 6000 rpm. O torque máximo com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm com gasolina, com mesma rotação.
A transmissão manual de cinco marchas, batizada pela Chevrolet de F17, é a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt. Como destaque, ela oferece trocas de marchas precisas com uma alavanca bastante leve e macia. Por enquanto, essa é a única opção de câmbio para o modelo.
Desempenho
Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto no 1.0, quanto no 1.4 litro, a velocidade máxima é de 180 km/h (limitada eletronicamente).
Na estrada com etanol, o Prisma consegue fazer até 10 km/l. Com gasolina, a média sobe para 14 km/l. Isso numa medição realizada com velocidade constante de 120 km/h e ar-condicionado ligado. Com um tanque de 54 litros, a autonomia é excelente. Em parte, essa eficiência é atingida pelo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,32. Segundo seu fabricante, é o melhor do segmento.
Dirigibilidade
Quanto a dirigibilidade, pode-se afirmar que o novo Prisma é o sedan compacto mais confortável da sua categoria. Para começar, o motorista conta com ajuste de altura do banco e da coluna de direção.
Ainda que seja um sedan compacto, a dirigibilidade é comparável a de modelos de categoria superior. O pedal de embreagem é leve e a alavanca de câmbio com engastes macios e precisos. O que mais se destaca é a direção com assistência, leve em manobras. O desenho dos bancos dianteiros, com um estofamento firme e relativamente confortável, ajuda a encarar longos períodos ao volante sem cansar o motorista.
O carro tem um rodar bastante suave graças a uma suspensão que parece ser a melhor entre todos os concorrentes diretos da categoria. A Chevrolet informa que foram feitas calibrações e acertos de suspensão e de chassi para conferir o melhor equilíbrio dinâmico possível ao carro. Para isso, a rigidez da carroceria apresenta um comportamento 25% mais eficiente do que o modelo anterior.
Equipamentos
Como dito anteriormente, a Chevrolet adotou a estratégia de oferecer um carro completo desde o básico. Em qualquer versão do Prisma está presente: o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h; sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e travamento das portas) e sistema de luz “leve-me” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destrancar as portas pelo controle remoto); abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave; acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com “um toque”; abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo. Quando equipado com motor 1.4 litro, adiciona faróis com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, lanternas traseiras com lente escurecida, rodas de aço de 15 polegadas com calotas cor prata.
A versão LTZ topo de linha, avaliada aqui, soma faróis auxiliares dianteiros, vidros traseiros e espelhos laterais com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de liga-leve 15 polegadas com acabamento diamantado.
MyLink
O Chevrolet Prisma repete a receita de tecnologia e conectividade que conquistou o público com o Onix. Trata-se do My Link, que agora traz dois novos aplicativos. Tal sistema é de série na versão LTZ. Essa central está baseada no conceito “Bring Your Own Media” que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para o veículo.
O novo Prisma é o segundo carro compacto a trazer esse equipamento. Trata-se de um sistema multimedia bastante avançado, que rompe com os tradicionais conceitos. Pra começar, o CD Player foi excluído desse sistema. Ou seja, música agora é apenas digital. Ainda existem conexões tipo USB, entrada auxiliar P2 ou conexão Bluetooth. Na conexão Bluetooth, o sistema suporta o formato áudio estéreo ou viva-voz para o celular.
Esse sistema My Link vai de encontro a uma nova realidade, onde a maioria das pessoas utilizam seu próprio Smartphone para transportar suas músicas. Mas que isso, o sistema My Link permite ainda a reprodução de filmes e fotos direto na tela, desde que armazenados no Pen-Drive. Porém, isso só pode ser feito com o carro parado.
O MyLink tem uma interface amigável. Praticamente tudo é acessado através da tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio dela é possível controlar algumas configurações do carro como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
O My Link ainda vai além com a possibilidade da instalação de softwares adicionais que se conectam com o smartphone (seja plataforma Android ou IOS da Apple), e que utilizam a conexão de dados através da conexão Bluetooth. Fica a ressalva que esses softwares precisam ser adquiridos pelo cliente e seu funcionamento depende da disponibilidade de rede celular e pacote de dados no smartphone do cliente.
A novidade no MyLink são os dois novos aplicativos: o TuneIn e o BringGo. Com o primeiro, é possível que os usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo, via a internet do celular. O aplicativo permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).
Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros. O software de GPS da BringGo custa certa de US$ 50 e precisa ser instalado no smartphone.
Também é possível fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). De forma complementar o MyLink permite a importação de informações do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. Através da tela touch screen, o usuário pode realizar chamadas, e escutar músicas do celular, tudo pela interface Bluetooth.
E claro, a central também conta com as funções de rádio AM/FM. E através da porta USB, o cliente pode utilizar pen-drives com arquivos no formato MP3 e WMA.
Mais acessórios
Quanto aos acessórios originais, o novo Prisma oferece como opcional: câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, bancos em couro, pedaleiras esportivas, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue. O Prisma ainda pode ser customizado conforme o gosto de cada cliente. Estão disponíveis kits de adesivos a serem escolhidos ou até mesmo criados pelo cliente. A ação é viabilizada por meio de uma parceria entre a GM e a empresa 3M.
Nome polêmico
Um detalhe que criou muita polêmica no novo Prisma foi o seu nome. Segundo os executivos da Chevrolet, “a marca Prisma é uma marca já estabelecida no mercado e, apesar de ter seis anos, já conta com um índice de lembrança espontânea próximo de marcas com muito mais tempo de vida”.
Mas essa opinião não é compartilhada por muitas concessionárias. Segundo elas, o primeiro Prisma não era um produto tão especial assim. E o Onix, certamente, foi um mega sucesso quando chegou ao mercado. Sucesso que surpreendeu tanto a fábrica, quanto os concessionários. Então, muitos acreditam que o novo carro poderia causar mais impacto se tivesse o nome de Onix sedan. Afinal, o Onix é um produto a prova de críticas, diferente do antigo Prisma.
Assim, o nome “Prisma” para o novo modelo, em alguns casos, pode diminuir a expectativa do novo cliente, por imaginar que se trata apenas de uma evolução do produto anterior. E na prática, o novo Prisma só tem o nome do carro anterior. De resto é tudo novo e muito melhor. Daí a opinião de muitos, que o novo produto deveria ter um nome mais positivo.
Preço e mercado
O novo Prisma 1.4 na versão LTZ tem preço de R$ 45.990 e está disponível nas cores Branco Summit, Preto Sólido, Vermelho Pepper, Prata Ice e Cinza Sand. Um dos diferenciais é a garantia de três anos sem limite de rodagem.
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