Lançado no final de 2011, o Evoque chegou como o mais compacto produto da família Range Rover. O objetivo da Land Rover com esse modelo foi criar um veículo de perfil mais urbano, com dirigibilidade e praticidade equivalente à de um automóvel. Mas isso sem perder a capacidade no fora de estrada e a sofisticação dos produtos da linha Range Rover.
Inspirado no carro-conceito LRX, o Evoque chegou quebrando uma série de paradigmas da marca. Pra começar, ele trouxe um visual muito mais moderno e insinuante que qualquer outro produto da marca fabricado anteriormente. Ele também é muito mais compacto por fora. São apenas 4,36m de comprimento (menor que muitos sedans médios). E pra completar esse perfil diferenciado, o Evoque tem um motor à gasolina turbo. Tudo isso para deixar o carro mais amigável e prático no asfalto das grandes cidades.
Ainda que o Evoque tenha sido pensado para ser mais urbano, ele não repetiu o erro de muitas outras marcas que tentaram transformar crossovers em pseudo SUVs. O principal trunfo foi ter mantido em boa parte, a habilidade no fora-de-estrada, digno dos modelos Discovery e Range Rover.
O Evoque é o mais leve e mais econômico Range Rover já produzido na história. São apenas 1.640 kg (um SUV pesa quase duas toneladas). Isso permitiu a marca conquistar um tipo de público jamais pensado antes. É sabido que a maioria das pessoas que compram SUVs, buscam nesses veículos um estilo de vida, em vez das verdadeiras capacidades extra-urbanas. Mas, na realidade, o que elas querem mesmo é a praticidade de um automóvel com conforto, bom desempenho e fácil dirigibilidade no dia a dia. E é exatamente isso que o Evoque entrega: um comportamento ágil e dinâmico nas ruas das grandes cidades.
Para atender a maior gama possível de clientes, o Evoque está disponível em três versões, sendo: Pure, Dynamic e Prestige. Enquanto a versão Pure é a opção de entrada, a Dynamic apresenta um visual esportivo, e a Prestige sugere estilo clássico. E para quem procura ainda mais sofisticação, existe o Tech Pack para as versões Dynamic e Prestige. Com todas essas opções, o modelo entrega uma variada gama de opções de acabamentos, cores e formas permitindo boa personalização para cada tipo de cliente. Foco dessa avaliação temos o Evoque Prestige Tech Pack.
Interior
A qualidade do acabamento do interior do Evoque é o que mais salta aos olhos. Realmente, o fabricante se empenhou em produzir um veículo digno da palavra luxo. Pra começar, praticamente tudo é forrado em couro como: o painel, as laterais de portas e os bancos. E nessa versão, chamam atenção as três tonalidades de couro utilizadas. No painel é um couro marrom café; nas laterais de portas um tom creme e os bancos forrados em couro marrom claro. E para máxima qualidade, as peças são finalizadas com costura dupla de alta precisão.
Não dá pra dizer que o Evoque é um carro grande por dentro, mas ele consegue entregar um elevado nível de conforto para 4 passageiros. Um quinto passageiro é possível, com conforto regular. O porta-malas, por exemplo, tem 420 litros (volume próximo de um sedan médio).
Motor e câmbio
O Evoque vem equipado com um eficiente motor turbo 2 litros a gasolina, batizado pela marca de Si4. Sua potência máxima é de 240 cavalos e o torque máximo de 340 Nm. Esse motor conta com injeção direta de combustível e dois comandos variáveis. Isso permite torque máximo já a partir dos 1.750 rpm. O principal benefício está nas acelerações no trânsito. A reação é consistente e rápida. Esse motor usa a mesma base dos motores EcoBoost da Ford. Aliás, o motor do Evoque é muito parecido ao que equipa o novo Ford Fusion na versão topo de linha, aqui no Brasil.
O bom desempenho do motor é auxiliado pelo câmbio automático de seis marchas. Ele também traz a opção de mudanças sequenciais por borboletas na parte de trás do volante.
Assim como acontece no Range Rover Vogue TDV8, a alavanca de câmbio foi substituída pelo sistema Drive Selector. Com esse sistema, o motorista muda as marchas girando um botão no centro do console. O detalhe é que esse botão só está disponível com o carro ligado. Ao se desligar o motor, o botão desce suavemente para o interior do console.
Desempenho
Com esse conjunto de motor e câmbio, o Evoque acelera até 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 217 km/h, e obtida em quinta marcha. A sexta marcha funciona como um “overdrive”, ideal para melhorar a economia de combustível. Aliás, essa é outra característica importante do Evoque. Na cidade, a media fica em 7,5 km/l. Na estrada sobe para 11 km/l. Considerando que estamos falando de um SUV, é uma média excelente.
Capacidade no Off Road
Além da agilidade urbana, o Range Rover Evoque não decepciona no fora de estrada. Pra começar são 21 cm de altura em relação ao solo. E os ângulos de entrada e saída, são 25 e 33 graus. A inclinação máxima lateral é de 22 graus. O modelo também pode atravessar locais alagados com até 50 cm de profundidade. Todos esses números são dignos de um SUV.
Porém, o Evoque apesar de trazer tração integral, não conta com nenhum sistema mecânico de bloqueio de diferencial ou reduzida. Outro ponto que não contribui, são os pneus com raio de 20 polegadas (nada indicados para aventuras em valas ou pisos irregulares). Assim, o Evoque consegue fazer melhor que qualquer Crossover, e se equiparar a alguns SUVs de entrada. Mas, certamente não é indicado para aventuras radicais.
Ainda sim, o modelo consegue entregar uma elevada mobilidade em terrenos com baixo atrito como: lama, areia, grama molhada e neve. Isso graças ao sistema Terrain Response que adapta as configurações de tração, motor e suspensão de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. O motorista pode escolher a função através de um botão instalado logo abaixo do botão seletor do câmbio. A seleção é indicada na tela colorida de alta resolução, no centro do mostrador de instrumentos.
Equipamentos
A linha Prestige busca, antes de tudo, proporcionar o luxo e a sofisticação de um legítimo Range Rover. Esse modelo traz acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina. Entre os detalhes de sofisticação estão o sistema de som Meridiam, com entrada tipo P2, além de uma porta USB para pendrive e outra porta USB específica para iPod.
Mas o Evoque inclui ainda o sistema “pak assist” que permite estacionar o carro em vagas paralelas automaticamente. O motorista só precisa acelerar e frear o carro. O sistema faz a manobra do volante sozinho.
Outros detalhes de sofisticação presentes são: banco dianteiros elétricos (no motorista existem 3 memórias) com aquecimento, ar condicionado automático de dupla zona, sistema de navegação com mapas do Brasil, sistema de disco rígido que permite copiar CDs na memória, conexão bluetooth com audio streaming, iluminação interna em leds ajustável (variando de azul a vermelho), freio de mão com acionamento elétrico e volante ultifuncional com controles do computador de bordo e controle de cruzeiro.
O Evoque ainda reserva alguns detalhes a mais. Dois refletores instalados na base dos retrovisores se acendem quando o motorista destrava a porta do carro, emitindo um facho de luz sobre o chão, na região das portas. O detalhe é que esse facho gera a projeção da logomarca do carro, exibida no piso. Outro recurso sofisticado é o acionamento da iluminação interna, feita apenas com a aproximação das mãos.
Uma característica marcante do Evoque são seus faróis de xenom adaptativos, com luzes de posicionamento diurnas em LEDs brancos de altíssima intensidade. Os faróis ainda contam com nivelamento automático, e incluem luzes auxiliares de curva e lavadores automáticos. E de quebra, ainda estão presentes faróis auxiliares dianteiros em LED. Aliás, o Evoque é o único modelo da categoria a oferecer esse equipamento.
Prestige Tech Pack
O pacote Prestige Tech Pack leva o Evoque à um nível de sofisticação praticamente sem paralelo no mercado. Ele acrescenta duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros. Assim, os passageiros do banco de trás podem ver televisão, assistir um DVD ou até jogar um vídeo game. O sistema é tão completo que vem com um controle remoto infra-vermelho com tela touch-screen, encaixado no console central. Logo abaixo dele, existe ainda uma entrada áudio/vídeo com conectores RCA. Assim, cada um dos passageiros por ter uma informação diferente na tela. E o áudio de cada tela é distribuído em fones de ouvido sem fio, através de conexão infra-vermelho.
Outro equipamento singular desse pacote é o sistema de câmera 360°. Com ele, o motorista pode escolher entre 5 câmeras para ver ao redor do carro. Duas ficam posicionadas na frente do carro (uma de cada lado). Mais duas são posicionadas sob os espelhos laterais para visualização das guias. E uma é instalada na traseira do carro, ideal para manobras em marcha-ré. Todo o sistema proporciona visão completa, e o motorista ainda pode escolher um das imagens para ampliar em toda tela e ainda dar zoom nas imagens. As câmeras podem ser utilizadas em qualquer velocidade do carro.
Mas o ponto alto desse pacote é a exclusiva tela de 8 polegadas Dual View instalada no centro do carro. Com essa avançada tecnologia, a imagem que o motorista vê, pode ser diferente da imagem vista pelo passageiro do banco da frente, na mesma tela. As imagens são vistas em dois diferentes ângulos. O motorista pode ver a tela do GPS, enquanto o passageiro assiste um DVD ou televisão. E essa tela ainda é touch-screen.
Outros equipamentos que fazem parte do pacote são: a tampa do porta-malas com acionamento totalmente elétrico para abrir e fechar e o modo Adaptive Dynamics (Dinâmicas Adaptativas). Nesse modo, com o toque de um botão, o sistema ajusta o câmbio, além de endurecer a suspensão e direção para uma dirigibilidade mais esportiva. E de quebra, deixa a iluminação do velocímetro e o interior do carro todo vermelho, para indicar o modo esportivo.
O pacote fica completo com rodas de liga leve de aro 20 polegadas, sistema de som com 825 W e 17 alto-falantes, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e o teto de vidro panorâmico com cortina elétrica. E pra finalizar, o Evoque ainda conta com sistema de chave presencial. Basta aproximar a mão da maçaneta, que o carro se destranca. Também funciona para trancar o carro.
Dirigibilidade
O Evoque é um modelo que lembra muito um carro esportivo. Alias, a bordo dele, o motorista esquece que esta dirigindo um SUV. Sua aceleração é rápida e consistente. A direção incrivelmente leve, com assistência elétrica, deixa o carro bem gostoso na cidade. Mas se o objetivo é usufruir da velocidade e esportividade, o modelo encanta mais ainda. Basta selecionar o modo dinâmico no Terrain Response, e o carro muda de comportamento. O painel vermelho é a indicação que a suspensão e volante ficaram mais duros, o acelerador mais sensível e o câmbio fará trocas em giro mais elevado. Assim, a diversão está garantida atrás do volante. O único senão é o cuidado redobrado que o motorista precisa ter com as rodas aro 20 polegadas, tanto em buracos como no uso fora de estrada. De resto, é pisar no acelerador e curtir o carro.
Preço e mercado
Como todos os Range Rovers, é claro que o Evoque não é um modelo barato. A versão Prestige avaliada aqui tem preço inicial de R$ 200 mil. Com o Tech Pack sobe para salgados R$ 245 mil. Justamente por isso, é até complicado apontar concorrentes diretos para o Evoque. Ainda sim, dentro da proposta, os mais prováveis seriam: a BMW X1 e o Audi Q3. Mesmo assim, o Evoque, ainda mais na versão Prestige Tech Pack é um produto realmente singular. É fato que o cliente de um carro desses não procura custo-benefício. O Evoque é o carro para quer busca (e pode pagar) diferenciação e ponto!
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74