Eventos

Exposição educativa terá ouvido, nariz e boca gigantes na Arautos da Paz, em Campinas

4 de junho de 2012

A exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), chega a Campinas nesta sexta-feira (8) e fica aberta ao público até domingo (10), na praça Arautos da Paz, no Taquaral.

Depois do grande sucesso no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, a campanha traz a Campinas um ouvido, um nariz e uma boca gigantes, por onde o público pode fazer uma viagem por dentro desses órgãos para conhecer seu funcionamento e as principais formas de prevenção das doenças que acometem essas áreas, que vão desde uma simples crise alérgica até a perda de audição ou o câncer de laringe.

O evento traz também uma carreta de 17 metros que percorre as cidades com um miniauditório montado, onde estão programadas palestras com especialistas, esclarecimento de dúvidas e atividades interativas. O público poderá ainda conferir com os médicos se o volume de seus aparelhos de mp3 e celulares está adequado para manter a saúde auditiva. E para completar o tom lúdico da exposição, o “Jogo do Aroma” convida os participantes a testarem o olfato com os cheiros que saem de dentro de uma caixa surpresa.

O médico otorrinolaringologista Marcelo Hueb, presidente da ABORL-CCF e idealizador da campanha, informa que o projeto tem um caráter social e educativo. “É o caminho pelo qual obrigatoriamente deve passar a prevenção de doenças em qualquer área da saúde humana. O apoio das nossas academias de especialidades e do Ministério da Saúde reforça este nosso propósito e nos estimula a percorrer os ‘Caminhos da ORL’ com a população do país”, afirma.

A etapa de Campinas está sob a coordenação do médico otorrinolaringologista Agrício Crespo, vice-presidente da ABORL-CCF e chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Na área de otorrinolaringologia, Campinas tem um papel de destaque no cenário nacional. A cidade é pioneira na criação de centros específicos de tratamento das doenças relacionadas aos ouvidos, nariz e laringe e não poderia ficar fora desta nobre iniciativa, que leva orientações e esclarecimentos à população de forma lúdica e interativa”, diz o especialista.

Este ano, Deborah Secco é a estrela da campanha e, em entrevista, revelou a importância dessa iniciativa e do médico otorrinolaringologista para a população. “O otorrino é o médico que nós mais frequentamos, mesmo sem saber o nome dele. Os ouvidos, o nariz e a garganta são áreas que usamos 24 horas do nosso dia. Não conheço nenhuma pessoa que nunca tenha sentido uma dor ou incômodo no ouvido, no nariz ou na garganta, pois são muito sensíveis”, disse a atriz.

Àreas de atuação do médico otorrinolaringologista:

Otologia (Ouvidos)
Cerca de 30% a 35% das perdas de audição são causadas pela exposição a sons intensos, sejam eles em ambientes profissionais ou em lazer (como shows ou aparelhos eletrônicos). Na legislação brasileira, o limite máximo permitido de exposição a sons é de 85 decibéis, mas o volume de aparelhos de som individuais (tocadores de mp3) podem chegar a 100-110.

Rinologia (Nariz)
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 70% da população mundial respira de forma errada, prejudicando não apenas o sistema respiratório, mas também toda estrutura óssea facial, inclusive os dentes. As pessoas que têm o hábito da respiração oral também estão sujeitas ao ronco, problema que afeta 19% das mulheres e 30% dos homens da população mundial. Além disso, a Organização Mundial de Saúde revela que uma em cada sete pessoas apresenta algum tipo de alergia respiratória. No Brasil, cerca de 50% da população sofre com a doença.

Laringologia (Garganta)
A voz é uma das funções do nosso corpo mais utilizadas em nosso dia-a-dia, porém é preciso saber preservá-la. Dados da ABORL-CCF apontam que a maioria dos educadores e de outras profissões que usam a voz com bastante frequência, não tem precaução contra o desgaste excessivo da sua laringe, o que representa 70% da população ativa do país. O câncer de laringe está entre os problemas vocais mais perigosos, doença que atinge cerca de 10 mil pessoas no Brasil todos os anos, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com a OMS, o Brasil ocupa um dos primeiros lugares no ranking mundial entre os países com maior incidência da doença.

A campanha “Caminhos da Otorrinolaringologia” tem apoio da prefeitura de Campinas.

Serviço:

Exposições “Caminhos da Otorrinolaringologia” em Campinas
Local: Praça Arautos da Paz (ao lado da Lagoa do Taquaral) – Taquaral
Data: de 8 a 10 de junho
Horário: das 9 às 17 horas
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74