O zagueiro e meio-campista Felipe Melo, hoje com 41 anos, decidiu aposentar as suas chuteiras. O experiente jogador tomou a decisão após ser liberado pelo Fluminense no fim de 2024, encerrando um ciclo de dois anos no clube carioca.
Durante sua carreira, o jogador movimentou muito os gramados e plataformas como a Bet365 App (jogue com responsabilidade). Conhecido por sua entrega em campo, Felipe se destacou pela liderança, pela intensidade nas disputas de bola e pela personalidade forte.
Aposentadoria
O anúncio oficial foi feito em 24 de janeiro, por meio do perfil de Felipe Melo no Instagram. No comunicado, o ex-jogador agradeceu aos clubes que defendeu, aos torcedores e, principalmente, a Deus:
“Hoje, encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida: minha carreira como jogador de futebol. Foram anos incríveis, de muitas batalhas e conquistas, mas acima de tudo, anos em que vi o propósito de Deus se cumprindo em cada passo que dei. Tudo o que vivi, cada momento, foi guiado pela mão d’Ele, e sou eternamente grato pelo privilégio de ter feito o que amo. A minha força sempre veio da fé, do amor e da misericórdia de Deus. Nos momentos mais difíceis, Ele esteve comigo, me levantou, e nos momentos de glória, me lembrou de ser grato.
Agradeço a todos os clubes que tive o prazer de atuar, aos torcedores, que foram o combustível da minha caminhada, aos meus companheiros, todas as pessoas que marcaram essa jornada e à minha família, que sempre acreditou em mim. Mas, acima de tudo, agradeço a Deus, que me deu o dom, a coragem e a oportunidade para viver tudo isso.
Agora, sigo confiante para o próximo capítulo, porque sei que Ele continuará me guiando. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história. Gratidão, Jesus, por ser único e suficiente em minha vida. Nunca deixem de sonhar grande, profetizar com convicção e agir, porque Ele realiza!! Permanece a FÉ!.”
Carreira como jogador
Revelado pelo Flamengo em 2001, após passar pela base do Volta Redonda, Felipe Melo construiu uma carreira marcada por passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior. No país, vestiu as camisas de Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Fluminense.
Na Europa, defendeu Mallorca, Almería e Racing Santander (Espanha), Fiorentina, Juventus e Inter de Milão (Itália), além do Galatasaray (Turquia).
O Pitbull também atuou pela Seleção Brasileira, integrando o elenco que disputou a Copa do Mundo de 2010. Entre suas principais conquistas, estão:
● Copa dos Campeões: 2001 – Flamengo
● Campeonato Mineiro: 2003 e 2004 – Cruzeiro
● Copa do Brasil e Brasileirão: 2003 – Cruzeiro
● Campeonato Turco – 2011/2012, 2012/2013 e 2014/2015 – Galatasaray
● Libertadores da América – 2020 e 2021 – Palmeiras
● Libertadores da América – 2023 – Fluminense
● Copa das Confederações – 2009 – Seleção Brasileira
Futuro
Já aposentado, Felipe Melo não tem dúvidas sobre os próximos passos. Apesar de receber uma proposta para trabalhar na base do Fluminense, ele optou por seguir como treinador.
“Vou continuar no futebol, não tem dúvida disso. Faz muito tempo que não vejo programa esportivo e vou voltar agora, para ver como é também. Sou apaixonado por futebol, que me deu tudo que eu sou. Vou ser treinador de futebol. Já tenho a licença PRO da AFA e vou começar a licença da CBF também. Não vou treinar nenhum clube este ano, apesar de ter tido duas ofertas da Turquia, uma da primeira divisão e outra da segunda divisão, de Istambul. Não estou preparado ainda”, revelou à ESPN.
Felipe Melo também adiantou que já tem grande parte da sua comissão técnica montada. Agora, resta esperar para ver qual será seu estilo como treinador: seguirá com a intensidade que marcou sua carreira ou adotará uma postura mais serena à beira do campo?
Foto: Hucklebarry de Pixabay / banco de imagens
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74