Esportes

Esports: primeiras equipes garantem vaga nos playoffs do LTA Sul 2025

18 de março de 2025

A segunda semana de jogos da League of Legends Championship of the Americas (LTA) 2025 chegou ao fim, consolidando o alto nível de competitividade e demonstrando a evolução das equipes ao longo da temporada.

Portanto, os playoffs da LTA Sul 2025 movimentaram muitas plataformas legalizadas no Brasil, já que os eSports chamam a atenção (jogue com
responsabilidade).

Apesar de a final da competição ter sido realizada em São Paulo, as equipes brasileiras não conseguiram avançar longe no torneio, sendo eliminadas logo na primeira fase. Esse resultado levanta questionamentos sobre a preparação dos times nacionais em comparação com seus concorrentes internacionais.

Playoffs foram disputados em São Paulo

Nenhuma equipe brasileira de eSports conseguiu vaga direta para os playoffs da LTA 2025. Na LTA Sul, as duas organizações que garantiram a classificação inicialmente foram Isurus Estral e Leviatán, ambas oriundas da antiga LLA (Liga Latino-Americana).

A Isurus Estral conquistou a vaga ao vencer a RED Canids por 2 a 1, enquanto a Leviatán superou a paiN Gaming pelo mesmo placar. No confronto decisivo para definir a liderança, a Isurus levou a melhor.

Ainda restavam duas vagas em disputa entre as equipes que não haviam avançado anteriormente, e a boa notícia para o Brasil foi a classificação de paiN Gaming e LOUD, que garantiram presença nos playoffs da LTA.

Na LTA Norte, a 100 Thieves superou a Team Liquid, enquanto a Cloud9 venceu a FlyQuest, ambos os confrontos terminando em 2 a 1. Na final regional, a 100 Thieves garantiu a liderança.

Os playoffs da LTA foram realizados na Riot Games Arena, em São Paulo, mas os representantes da LTA Sul caíram logo na rodada inicial, evidenciando a superioridade das equipes da América do Norte após a unificação da competição.

A paiN Gaming, campeã do 2º Split do Campeonato Brasileiro (CBLOL) de 2024, foi eliminada pela 100 Thieves por 2 a 0, enquanto a LOUD, tricampeã brasileira, sofreu o mesmo destino contra a Cloud9.

Nas semifinais, a 100 Thieves bateu a FlyQuest e a Team Liquid superou a Cloud9, ambos os jogos terminando em 2 a 1. Já na grande final, a Team Liquid dominou e venceu a decisão por 3 a 0, garantindo a vaga no First Stand, torneio que será realizado em Seul, na Coreia do Sul, entre os dias 10 e 16 de março.

Streamer aponta problema em treinos do Brasil

O ex-jogador profissional e atual streamer da Ilha das Lendas, Ranger, fez duras críticas aos bastidores dos treinos das equipes brasileiras de eSports. Segundo ele, há um problema estrutural nos treinamentos, que impacta diretamente o desempenho das equipes em torneios internacionais.

“O grande problema do Brasil é que existem dois extremos, e ambos são verdades. Você tem o time que é leão de treino, igual esse Fluxo do Tay aí, eles eram realmente muito bons, e chegavam no stage e os caras não jogavam nem metade do que jogavam no treino. E, por outro lado, tem o time de veterano, tipo a LOUD”, iniciou o streamer.

Em seguida, Ranger apontou um defeito da LOUD, deixando claro que, embora seja um problema, trata-se de algo comum no cenário competitivo. “Vou dar exposed, tipo, todos os anos que eu treinei contra essa LOUD, esse elenco-base deles aí, os caras são uns vagabundos em treino. Jogam arrastando, se matam 50 vezes, dão remake… E isso é normal, não é só eles não, tá ligado? Só que a LOUD chega em stage e eles jogam muito melhor e eu até vou mandar o MB aqui, porque eu era assim também, nos meus últimos anos de carreira. Eu sabia que ia jogar bem no palco, então eu experimentava muita coisa em treino e eu fazia um salserão. Dava uns invades nada a ver e tal, testava limite pra testar algumas variações. É difícil de arrumar, porque os dois opostos são verdade”, concluiu.

Foto de ELLA DON na Unsplash / banco de imagens

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74