A Prefeitura informou que o maestro Carlos Prazeres pediu desligamento da Orquestra Sinfônica de Campinas em comunicado feito na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, durante ensaio no Teatro do Centro de Convivência. Ainda segundo a administração municipal, o regente, assumiu o cargo em 10 de maio de 2022, alegou motivos pessoais e familiares.
Prazeres vai comandar o concerto gratuito especial de Natal neste sábado, dia 13 de dezembro, e também está prevista uma apresentação de despedida em 2026, como forma de celebrar o trabalho construído com os músicos e com a cidade.
“Essa decisão foi tomada pensando que neste momento eu preciso garantir um tempo de presença com minha família. Preciso acompanhar mais de perto a condição de saúde da minha mãe. Eu vivo uma rotina com bastante viagens e isso estava influenciando neste momento em que preciso me dedicar mais à minha família. Foram três anos lindos com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Aqui fiz amigos. É muito gratificante saber que saio com esse vínculo de amizade e de portas abertas. Eu quero voltar mais vezes para reger concertos. Vocês me convidam?”, brincou Prazeres de forma afetuosa, deixando claro que deseja manter vínculo com a Orquestra.
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, agradeceu a dedicação do maestro. “Carlos Prazeres foi fundamental para aproximar a Sinfônica do público. Trouxe criatividade, diálogo e ampliou o alcance da música clássica. Engajou novos públicos e fortaleceu a relação da orquestra com a cidade. Somos profundamente gratos pelo profissionalismo e pela entrega nesses três anos. As portas estarão sempre abertas para ele”, afirmou.
O prefeito Dário Saadi agradeceu ao maestro pelo tempo dedicado a Campinas. “Agradeço profundamente ao maestro Carlos Prazeres pelo trabalho dedicado à Orquestra Sinfônica de Campinas. Sua atuação elevou o nível artístico da nossa cidade e deixou uma contribuição valiosa para a cultura campineira. Desejo sucesso nos novos caminhos que ele seguirá”, disse.
Graduado em oboé pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Prazeres construiu uma carreira marcada por atuações em importantes conjuntos sinfônicos do Brasil e do exterior. Já esteve à frente da Orchestre National des Pays de la Loire, da Sinfônica de Roma, da Orquestra da Arena de Verona, da Sinfônica Siciliana e da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro, onde atuou por oito anos como regente assistente de Isaac Karabtchevsky. Também é o atual regente da Orquestra Sinfônica da Bahia.
“Natal dos Sinos”
O concerto “Natal dos Sinos”, marcado para sábado, 13 de dezembro, será no Teatro de Arena Teresa Aguiar, do Centro de Convivência Cultural, às 19h. A apresentação é gratuita. Após o concerto, a orquestra entra em recesso e retoma a programação em fevereiro de 2026, com os concertos para alunos da rede municipal de Educação.
Novo maestro
Ainda de acordo com a Prefeitura, com a saída de Prazeres, tem início o procedimento previsto em regimento interno para a definição do novo regente da Sinfônica. A Associação dos Músicos da Orquestra fará uma escuta interna para levantar nomes que atendam ao perfil artístico desejado. A partir dessa escuta, será formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao prefeito. Cabe ao chefe do Executivo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, escolher o novo regente titular e diretor artístico.
Para ocupar o cargo, o candidato deve cumprir requisitos previstos em lei: formação superior em Música (com habilitação em Composição, Regência Orquestral, Instrumento ou áreas correlatas) e experiência mínima de três anos à frente de orquestras profissionais nos últimos dez anos, além de idade mínima de 28 anos.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74