Em um tempo em que a repetição domina, o multiartista Kha Machado, aos 65 anos, escolhe a intensidade e entrega “Azuis”, seu novo disco autoral. A obra, que chegou a todas as plataformas digitais no último dia 24 de outubro de 2025, é um manifesto artístico de quem vive, sente e canta com urgência e beleza. Com arranjos e direção musical de Guilherme Ribeiro e participação da cantora italiana Susanna Stivali, o álbum se destaca como um dos mais impactantes da carreira do músico.
Kha Machado é também o criador da Rabeca Cultural, um dos espaços artísticos mais pulsantes e de resistência em Campinas, que celebra 10 anos em 2025 e já sediou mais de 500 eventos. Manter a Rabeca viva é um ato político, e é com esse mesmo espírito de luta e poesia que o artista lança “Azuis”, provando que não há idade para se reinventar nem para amar com fervor.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
Cada faixa do álbum é atravessada pela paixão: pela vida, pela arte e, sobretudo, pela música. “Azuis” não é apenas um disco; é uma carta aberta de um artista que se recusa a ser invisível, que transforma a fragilidade em força e o sentimento em canção.
Indicado ao Prêmio da Música Brasileira, Kha já possui em sua discografia álbuns como “Kha” (2007) e “Além do Mar” (2011). Neste quinto trabalho fonográfico, ele se mostra mais cru, intenso e verdadeiro do que nunca.
Fundada por Kha em 2015, a Rabeca Cultural é, hoje, um dos espaços artísticos mais importantes do interior do Brasil. Em uma década, tornou-se referência nacional em programação independente, conectando artistas consagrados e novos talentos. Nomes como Airto Moreira, José Miguel Wisnik, Paulinho Pedra Azul, Léa Freire, Robertinho Silva, Susanna Stivali e Ivan Vilela já passaram pelo palco do espaço cultural, que é considerado a extensão física da mente e do coração de Kha Machado, resistindo, emocionando e transformando a cena cultural.
O álbum é composto por 12 faixas autorais: “Vento”, “Incontrai una ragazza”, “Deixa o Vento Bater”, “Azuis”, “Amor que não tem Fim”, “Até o Sol Morrer”, “Despedida”, “Telefone Tocou”, “Quanta Beleza”, “Samba Apaixonado”, “Ora lo so” e “Voltou”.
Ficha técnica:
Músicos:
Vozes – Kha Machado, Ana Paula Moreti, Susanna Stivali
Piano, piano Rhodes, acordeon – Guilherme Ribeiro
Viola caipira, violão, baixo fretless – Ricardo Matsuda
Bateria, tamborim – Pepa D’Elia
Baixo – Zé Alexandre Carvalho
Percussão – Gabriel Peregrino
Flauta – Edmilson Santos
Sax soprano – Edmilson Santos
Caxixis – Guilherme Ribeiro
Flughelhorn – Henrique Manchuria
Bongô – Gabriel Peregrino
Ganzá -Guilherme Ribeiro
Sax Tenor – Vinicius Corilow
Arranjos e direção musical: Guilherme Ribeiro
Direção Geral e Artista: Kha Machado
Tradução para italiano: Susanna Stivali
Realização: Rabeca Cultural
Arte Visual, encarte: Isabella Machado
Making of: Hamilton Rosa Jr.
Gravado no estúdio Mario Porto por Mario Porto e Henrique Manchuria entre janeiro e julho de 2025. Mixado e Masterizado por Mario Porto.
Mais informações: @rabecacultural
Foto acima – crédito: Cloves Vasconcelos / divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74