Aniversário de Campinas

251 anos: Reabertura do Teatro de Arena com a Sinfônica e “Chefs Campinas” celebram aniversário da cidade

14 de julho de 2025

O fim de semana foi marcado por eventos comemorativos ao aniversário de 251 anos de Campinas_ celebrado oficialmente nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025. A programação, que mesclou música, cultura e gastronomia, reuniu milhares de pessoas.

Foto: Campinas.com.br

No sábado, dia 12, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresentou o concerto “Viva la Vida”, no Teatro de Arena “Teresa Aguiar”, que integra o complexo do Centro de Convivência Cultural. O espetáculo marcou a reabertura histórica do espaço, fechado desde 2011, e reuniu cerca de 7 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal apresentada pela Prefeitura.

Com entrada gratuita, o concerto, que foi conduzido pelo maestro Carlos Prazeres e teve a participação de solistas convidados, teve início com a Protofonia da ópera “O Guarani”, do maestro campineiro Carlos Gomes, seguido de “New York, New York” e um repertório de clássicos de musicais como “Evita”, “Cats”, “Frozen” e “Wicked”, finalizando com “Bohemian Rhapsody”, da banda Queen”, e “Viva la Vida”, do Coldplay. “Esse concerto é um abraço caloroso da Orquestra ao público de Campinas. A reinauguração da Arena é um marco histórico que merece ser celebrado”, destacou o maestro.

Foto: Campinas.com.br

Já no domingo, dia 13, véspera do aniversário de Campinas, foi a vez do público lotar a Praça Carlos Gomes para aproveitar a 12ª edição do “Chefs Campinas”, que reuniu cerca de 17 mil pessoas, também segundo a Prefeitura, em uma celebração que uniu gastronomia, cultura e sustentabilidade. O festival, promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (@visitecampinas) em parceria com a administração municipal, trouxe o tema “Campinas, cidade cosmopolita – uma cidade aberta para o mundo, que integra diferentes culturas, povos e modos de vida”, e contou com a presença de 21 restaurantes e 10 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da RMC.

Durante o evento, o público participou do tradicional ‘parabéns’ para Campinas e o corte do bolo simbólico. Também teve distribuição de bolo ao público.

Além da programação cultural e dos sabores diversos com pratos a preços até R$ 60, o “Chefs Campinas” reforçou seu compromisso com a sustentabilidade. O uso de copos reutilizáveis, estratégias para redução de resíduos e a neutralização da pegada de carbono, em parceria com a ESG Pulse, marcaram uma nova fase do evento, que tem a proposta de estar mais alinhado com boas práticas ambientais.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74