A arte urbana está transformando a paisagem de Campinas.
Várias obras de artistas da cidade já podem ser apreciadas em diferentes espaços públicos. As intervenções em grafite e muralismo estão sendo realizadas por meio do edital de credenciamento de 2023 intitulado “Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano”, lançado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas). Foram aprovados 25 projetos, dos quais 15 já foram executados e os outros dez serão realizados nos próximos meses, de acordo com a Prefeitura.
Entre os objetivos da iniciativa está promover o contato da população com obras que ressignificam o ambiente da cidade, afinal, cada pintura revela histórias, cores e formas que conectam as pessoas ao espaço urbano. O edital também busca valorizar artistas locais e regionais, oferecer oportunidade para novos talentos, além de fomentar a arte urbana e reforçar a diversidade e inclusão no cenário cultural, e também oferece suporte financeiro.
Foto: obra “Etnias”, de Luciana Moreira. Reprodução site Prefeitura de Campinas
O artista Rafael Freitas, responsável pela obra “O Lobo Guará”, no bairro Village, explica que sua motivação para participar foi a possibilidade de contribuir diretamente com a preservação ambiental na sua comunidade. “Era meu sonho fazer um mural que refletisse a flora e fauna da região. O edital tornou isso possível e trouxe um novo olhar para a arte no meu bairro”, comenta.
Outro participante, Tomaz Martins, também conhecido com “TZ”, criou o mural “Ipês e Andorinhas”. “O edital dá credibilidade para nosso trabalho. É uma validação que permite que a arte urbana, muitas vezes marginalizada, seja reconhecida como parte fundamental da cultura da cidade”, afirma. Além disso, ele ressalta que o financiamento oferecido é crucial para que artistas possam se estruturar melhor e ampliar o alcance de suas produções.
A democratização da arte também está no centro da proposta. Sarah Gabriele, conhecida como “S.Urbana”, autora da obra “Refúgio Campineiro”, enfatiza a relevância do edital para promover inclusão e diversidade. “O incentivo financeiro permite que artistas de diferentes origens, muitos deles sem acesso a recursos, possam criar e mostrar seu trabalho”, comenta. Ela também aponta que o grafite, por ser um movimento artístico popular, tem o poder de transformar o espaço urbano em uma galeria acessível a todos.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto no alto: “Refúgio Campineiro”, da artista S.Urbana (reprodução site Prefeitura de Campinas)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74