Cultura

Casal de jornalistas de Campinas realiza a expedição literária “Caminhos Fernando Sabino”

28 de junho de 2023

O casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia, radicados em Campinas, partem em julho para a expedição literária “Caminhos Fernando Sabino”. Trata-se de uma aventura por Minas Gerais e Rio de Janeiro em busca de elementos da vida e da obra do escritor mineiro no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. O público poderá acompanhar a viagem pelas redes sociais e contribuir com a “vaquinha on-line” do projeto. (veja abaixo em ‘serviço’).

Com a duração aproximada de três semanas, ao mínimo 10 cidades serão percorridas no roteiro, com um total de três mil quilômetros de estrada. Todo o percurso será realizado em um carro 4×4, saindo de Piracicaba e Campinas.

Essa é a segunda expedição literária do casal, dentro do projeto “Da Janela”. A primeira foi realizada em janeiro de 2022, quando partiram rumo ao Rio Grande do Sul em busca dos passos de outro gigante literário: Érico Veríssimo.

Desta vez os desafios são diferentes da primeira viagem. “Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte e em geral seus romances se passam em Minas. Mas o escritor viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro e, como cronista, contou muito do dia a dia da cidade, em especial a zona sul. Então há dois focos muito distintos e interessantes para a expedição. E vamos ter que dar conta dos dois”, comenta Wanderley Garcia.

Algumas cidades que devem ser visitadas são: Ouro Preto, Mariana, Rio Acima, Barbacena, Tiradentes, Congonhas, São João Del Rei, além de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Há uma lista grande de outras cidades que estamos definindo, mas só vamos divulgar quando tivermos certeza de que iremos passar por lá. O desejo é visitar todas, pois são lindas e têm histórias ótimas, mas são muitas e por isso temos que escolher”, explica Gloria Cavaggioni.

Fernando Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923, em Belo Horizonte (MG). Ainda jovem, se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da vida e morreu em 2004. Morou também por curtos períodos nos Estados Unidos e Inglaterra. Foi jornalista, cronista, contista e romancista. Entre suas obras mais conhecidas estão “O Encontro Marcado” e “O Menino no Espelho”, além de várias coletâneas de crônicas e contos, como “O Homem Nu”, “Deixa o Alfredo Falar” e “A Companheira de Viagem”.

Mas é o romance “O Grande Mentecapto” uma das principais inspirações para o casal expedicionário. Ele conta as aventuras do personagem quixotesco Geraldo Viramundo, que percorreu todo o estado de Minas e jamais saiu dele. “Queremos encontrar os lugares que serviram de cenário para Fernando Sabino criar suas produções literárias e mostrar para o nosso público”, afirma Wanderley, que é fã do escritor desde a adolescência.

O casal está em contato com o Instituto Fernando Sabino, presidido por Bernardo, filho do escritor. Desta relação deve surgir uma parceria para edição dos materiais após a viagem. Bernardo inclusive já esteve em Campinas conversando com os jornalistas e discutindo a expedição e outros projetos para comemoração do centenário de Fernando Sabino.

Os jornalistas criaram o site dajanela.com.br para relatar suas experiências, e também é autor do blog homônimo no Campinas.com.br.

Serviço:

Expedição literária “Caminhos Fernando Sabino” – projeto “Da Janela”
Vaquinha on-line: www.vakinha.com.br/vaquinha/caminhos-fernando-sabino. Também é possível colaborar via PIX – celular 19992265193
Site e redes sociais: dajanela.com.br / instagram.com/dajanelacultural / facebook.com/dajanelacultural / tiktok.com/@dajanelacultural / twitter.com/DaJanelaCult
Mais informações: (19) 98970-9502 WhatsApp

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74