Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou a redução de 100% para 50% a capacidade de público em atividades e eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer, com pessoas sentadas ou em pé.
A medida, de acordo com o prefeito, visa diminuir o altíssimo índice de transmissão da nova variante do coronavírus, a ômicron, e foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira, dia 14 de janeiro, passando a valer desde sábado, dia 15.
Além disso, também estão canceladas as festas carnavalescas particulares, como blocos e bailes em clubes. Em novembro de 2021, a administração já havia cancelado eventos oficiais de Carnaval na cidade.
“A redução de público de 100% para 50% vale para grandes eventos e não se aplica aos restaurantes e igrejas, porém as medidas sanitárias devem ser mantidas, entre elas o distanciamento e o uso de máscara”, disse. Nos estádios de futebol, é considerada a medida do governo do estado anunciada na quarta-feira, dia 12, de redução de 30% do público.
Com relação a eventos em espaços públicos, como na Lagoa do Taquaral e Estação Cultura, que eventualmente já estariam agendados, Dário Saadi informou que está sendo analisado cada caso e a possibilidade de adiamento para outras datas.
Segundo diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, a decisão de reduzir público em grandes eventos foi tomada a partir de estudos técnicos sobre a transmissão da nova variante ômicron. “Houve uma ampla discussão antes de adotarmos essa medida, que visa aumentar a margem de segurança e diminuir a transmissão”, afirmou.
Atualmente, a positividade dos testes de Covid-19 está em 21%. No final de dezembro estava entre 2% e 3%. A positividade atual é igual à registrada na semana de 22 a 28 de agosto de 2021.
Além disso, houve um aumento de 400% nos atendimentos de casos de sintomas respiratórios nos hospitais, UPAs e centros de saúde.
Os estabelecimentos que forem realizar eventos devem continuar respeitando as seguintes regras: comprovação do esquema vacinal completo; exigência de teste negativo de Covid-19 para menores de 12 anos; exigência do uso de máscara; disponibilização de álcool em gel 70%; e adoção de medidas para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.
Os espaços que não cumprirem as normas, bem como a redução de capacidade de público, estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação sanitária.
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74