A “Casa dos Saberes Ancestrais”, habitação indígena OPY, construída nas dependências externas do Museu Municipal “Elizabeth Aytai”, em Monte Mor, será inaugurada pela Prefeitura neste sábado, 7 de agosto.
Idealizado pelo museólogo reconhecido nacionalmente, Desiderio Aytai, o museu da cidade tornou-se referência no país, de acordo com a administração municipal, e guarda material arqueológico de escavações realizadas no estado de São Paulo.
O espaço está recebendo os últimos retoques, como plantio de grama e flores, antes da inauguração, que terá a presença de 22 indígenas da Aldeia Rio Silveiras do Cacique Adolfo Timóteo, com consagração que será feita pelo Pajé Livies.
Em virtude da pandemia, o evento de abertura será fechado para o público em geral e receberá somente autoridades, convidados e imprensa, seguindo todos os protocolos sanitários. O público poderá visitar o local a partir de segunda-feira, dia 9 de agosto, por meio de agendamento (veja abaixo em ‘serviço’).
Mais sobre o projeto
A construção da OPY (considerado um local sagrado, que abriga os rituais da aldeia) começou em 24 de maio. A realização do projeto é da Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa MATIS Consultoria em Arqueologia. Já a execução tem à frente o Txaramoi (conhecedor das ervas) Sergio Karay, juntamente com sua filha, que é coordenadora do Coletivo Etno Cidades e trabalha com indígenas em situação urbana, Lu Ahamy. Também participaram da construção da OPY os indígenas Daniel Awa Mbaraetea, Gildo Nhamandu’ai e Vagner Tupã.
Todos os indígenas envolvidos no projeto são integrantes da etnia Guarani mbya, que vieram da Tekoa (Aldeia) Rio Silveiras, originária da cidade de Bertioga, no litoral Sul de São Paulo, especialmente para participar da ação em Monte Mor. De acordo com a Diretoria de Cultura e Turismo, a OPY foi construída em madeira e palha e é considerada como a maior casa de uma comunidade indígena. Dentro dela são realizados rituais de casamentos, batizados e agradecimento ao grande espírito”Nhanderu Tupã”.
Ainda segundo a Diretoria de Cultura e Turismo, a OPY servirá como polo de realização de projetos para valorização das culturas indígenas. A intenção é promover no local oficinas e atividades culturais e artísticas dos povos originários.
Habitação indígena OPY – “Casa dos Saberes Ancestrais”
Local: Museu Municipal “Elizabeth Aytai”. Rua Siqueira Campos, 169, Jardim Sao Jorge – Monte Mor
Visitação ao público a partir de 9 de agosto: das 8h30 às 16h30, de acordo com a atualização do Plano São Paulo. Os agendamentos podem ser feitos diretamente no Museu pelo telefone (19) 3879-2174
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74