A pandemia da Covid-19 levou ao cancelamento das festas de Carnaval em 2021 e o feriadão, aliás, ponto facultativo, também foi revogado. No estado de São Paulo, o governo decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de folia seguindo a recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus.
Assim, o expediente fica mantido normalmente em repartições e serviços públicos estaduais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. No anúncio feito no final de janeiro, o governador João Doria disse que o objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos de Carnaval, assim como evitar a circulação de pessoas e proteger vidas.
Já as prefeituras tinham a prerrogativa de conceder ou não ponto facultativo nos dias de Carnaval aos serviços municipais, e Campinas também revogou, mantendo o expediente normal em todos os serviços da Administração Municipal.
Já na região, Vinhedo, por exemplo, manteve o ponto facultativo.
Bancos ficam fechados
Mesmo com a revogação do feriadão na maioria dos estados e municípios, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informou que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. Portanto, nestes dias não haverá atendimento ao público nas agências.
Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Com informações da Agência Brasil
Foto – crédito: Luiz Granzotto/Prefeitura de Campinas (arquivo)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74