#FiqueemCasa

Após 28 dias na fase amarela do Plano SP, Campinas retoma atividades culturais

2 de setembro de 2020

Atualizado em 4 de setembro

Os eventos culturais, cinemas, galerias, museus, teatro, além de eventos, convenções e buffets adultos, já poderão voltar às atividades em Campinas a partir de sexta-feira, dia 4 de setembro, com restrições. O anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, dia 2.

De acordo com o prefeito, as atividades culturais podem ser retomadas porque a cidade chega nesta quinta-feira, dia 3, aos 28 dias na fase amarela, conforme autoriza o Plano São Paulo de flexibilização. O decreto com a nova medida será publicado nesta quinta, dia 3, com validade, portanto, a partir de sexta-feira, dia 4.

Para realização das atividades, o horário será limitado a 8h diárias, com funcionamento até as 22h, ocupação máxima de 40% da capacidade, e os locais devem fazer o controle de acesso, com agendamento de horário, assentos marcados e filas com distanciamento de 1,5 metro.

Música ao vivo em bares está liberada, desde que não cause aglomeração, e com o público sentado. Continuam proibidos eventos com público em pé, como shows e baladas.

Os estabelecimentos devem se adequar às regras do decreto, adotar todos os protocolos gerais e específicos das atividades, e obter a Declaração de Estabelecimento Responsável.

Ainda de acordo com o prefeito, os equipamentos municipais não abrirão neste momento, o que deve ocorrer somente daqui uma semana ou 10 dias.

Já a diretoria do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas informou que a programação de espetáculos deve voltar apenas em outubro.

Jonas ainda anunciou que no dia 27 de setembro haverá um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas ao ar livre, na Concha Acústica do Taquaral, para 100 trabalhadores da área de saúde (que deverão se inscrever e poderão levar um acompanhante) como uma forma de agradecimento e homenagem a estes profissionais. Serão adotadas todas as medidas de higiene e segurança e o parque estará fechado ao público, que poderá assistir a transmissão on-line pela internet. “Será uma apresentação simbólica depois de tantas dificuldades este ano”, afirmou o prefeito.

Jonas adiantou ainda que o horário de abertura dos parques da cidade também deverá ser ampliado, mas não informou qual será esta ampliação e a partir de qual data.

O secretário de saúde, Carmino de Souza, ressaltou que o momento ainda é de alerta. “A gente tem que continuar alertando que não terminou a pandemia, continuamos tendo risco. Ainda não dá para brincar. Temos que conviver, mas não podemos esquecer que temos centenas de pessoas internadas e sendo acompanhadas. Quem puder ficar em casa, melhor ficar”, comentou.

Ainda segundo o secretário, pelos critérios, Campinas já poderia estar na fase verde do Plano São Paulo. Um deles é a taxa de ocupação de leitos de UTI, que está abaixo de 60% na DRS 7, que inclui as regiões de Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista, e de leitos de retaguarda, que está entre 40% e 50%. Na sexta-feira, dia 4, o governo de estado apresenta nova reclassificação das regiões do estado.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74