Cultura

1ª fase da obra do Centro de Convivência Cultural de Campinas começa em 5 de outubro

25 de setembro de 2020

A primeira fase da reforma do Centro de Convivência Cultural de Campinas vai começar em 5 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette em transmissão ao vivo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, dia 25 de setembro, quando assinou uma ordem de serviço que permite o início da obra, que será realizada pela Construtora Progredior Ltda, vencedora do processo de licitação, com proposta no valor de R$ 17.895.453,20, com desconto de 20% do valor orçado inicialmente. Dez empresas participaram da concorrência.

Nesta primeira fase estão previstas recuperação estrutural, como novo sistema de drenagem, eliminação de infiltrações, de fissuras e reparos em ferragens; nova impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica. Também serão feitas as adequações para acessibilidade e para atender as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Segundo o prefeito, foram feitos testes para verificar a estrutura. Também haverá o rebaixamento de meio metro no fosso, que já existe na estrutura, para adequação à Orquestra Sinfônica.

A previsão desta primeira fase de obras é de dois anos, e também vai permitir uso de espaços de exposição, sala de ensaio da orquestra, e ainda será reformado o espaço onde funcionava o Café de La Recoleta. A verba para a realização da obra é proveniente de um convênio com o governo do Estado de São Paulo, que havia destinado R$ 19,1 milhões para a primeira fase.

Na segunda etapa, ainda sem previsão de data e recursos, deverão ser atualizados os equipamentos da área cênica, de iluminação, acústica do teatro, entre outros.

Histórico

Interditado desde dezembro de 2011, o Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCCC) faz parte da história da cidade desde 9 de setembro de 1976, quando foi inaugurado. Fica na Praça Imprensa Fluminense e tem projeto original do arquiteto Fábio Penteado.

A área total do teatro do Centro de Convivência é de cerca de 6 mil metros quadrados, sendo 4 mil de área externa (teatro de arena) e 2 mil de área interna (sala de espetáculo, salas de ensaio, galeria, áreas técnica e administrativa, banheiros e camarins).

O espaço já foi palco para grandes apresentações, peças teatrais e shows com artistas de projeção nacional e internacional. Desde a inauguração, o teatro e anfiteatro nunca passaram por uma reforma completa e estrutural como a que será realizada por meio do convênio com o Governo do Estado.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa de Campinas
Foto: arquivo – Prefeitura de Campinas/divulgação

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74