Cultura

Aniversário de Campinas: Sinfônica interpreta os hinos do Guarani e da Ponte Preta

16 de julho de 2020

Em comemoração ao aniversário de 246 anos de Campinas no último dia 14 de julho, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpretou os hinos dos times da cidade, Ponte Preta e Guarani. O vídeo com a gravação foi lançado durante a live do prefeito Jonas Donizette nesta quinta-feira, 16 de julho, e ficará disponibilizado no canal do Youtube Cultura Abraça Campinas.

Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, o trabalho foi gravado de forma remota e contou com 30 integrantes da orquestra e mais 13 músicos que, entusiasmados, participaram voluntariamente do projeto: Otávio Antoniacci, Rodrigo Rosa, Marcelo Corillow, Rodolpho Simel , Rinaldo Zamai, Flávio Simões, Samuel Lopes, Nikolas Moraes, Juraci dos Santos, Márcio Maia, Rogério Vargas Andrielly de Campos e Shirley Holtz, além de Julianus Nunes na edição e mixagem. “Uma ação que muito nos motivou”, afirmou Toro, garantindo ter sido “neutro” nas execuções. “Regi os dois do mesmo jeito”, brincou.

A interpretação dos hinos teve no encerramento outro toque de mestre, com a palavra agradecida dos craques Dicá (Ponte Preta) e Careca (Guarani). As composições são de autoria de Renato Silva (Ponte) e Oswaldo Guilherme (Guarani).

O secretário de Cultura, Ney Carrasco, destacou o legado histórico do material gerado neste período. “São conteúdos que darão um panorama de como a pandemia afetou a vida na cidade a partir da visão dos nossos artistas e dos trabalhadores do segmento”, refletiu.

Mais Sinfônica

Ainda na programação de aniversário da cidade, a Sinfônica apresentou a composição “Burrico de Pau”, de Carlos Gomes, interpretada pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), formado pelos músicos Artur Huf e Silas Simões (violinos), Valdeci Merchiori (viola), Lara Ziggiatti (violoncelo) e Walter Valentin (contrabaixo).

O cenário desta produção foi a Caravela localizada na Lagoa do Taquaral, considerada um dos cartões postais da cidade. “Burrico de Pau” é o nome do último movimento do Quinteto em Ré Maior, do compositor campineiro Carlos Gomes. Este vídeo já foi disponibilizado no canal (veja abaixo).

Já no sábado, 18 de julho, às 10h, o Cultura Abraça Campinas traz um clipe especial da Sinfônica de Campinas em homenagem à metrópole.

E tem mais! A antológica gravação integral da obra “Carmina Burana”, de Carl Off, regida pelo ex-maestro da Sinfônica, Benito Juarez, em dezembro de 1989, no Teatro Municipal de São Paulo, será disponibilizada no sábado, 18 de julho, a partir das 19h.

A apresentação na época reuniu o Coralusp, Coral Infantojuvenil E.M. Piracicaba, Coca, Coral Puccamp, Coral Curso de Música Unicamp e Madrigal Campinas, e solistas Adriana Giarola, Tiago Pinheiro e Espártaco de Paola.

Confira o hino da Ponte Preta:

Hino do Guarani:

Gravação de “Burrico de Pau” na Caravela do Taquaral:

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74