Crianças

Artista busca preservar a infância através do projeto “Espontânea Mente”

18 de maio de 2020

A artista Pama Loiola lançou seu novo projeto chamado de “Espontânea Mente”, que busca resgatar o conceito naïf ao unir os anos de técnica da artista aos desenhos de crianças, com toda sua livre narrativa, espontaneidade e pureza do traço, resultando em uma obra de arte única e completamente afetiva.

Pama é uma artista visual que gosta de abordar em suas obras o primitivo, o originário em sua essência. Durante seus processos de pesquisa, ela há anos estuda e observa as artes pré-histórica e naïf. Numa tentativa de resgatar a espontaneidade em seu sentido mais natural, nasceu o Espontânea Mente. “No desenho ou pintura de uma criança percebe-se a sinceridade do gesto, a forma, os espaços chapados, as tintas puras, o desprendimento do racional, enfim, são vários os elementos que resgatam essa expressão primária e criativa”, diz a artista.

O projeto surgiu quando a artista começou a observar e reproduzir os desenhos de seus próprios netos – cujos trabalhos eram a referência naïf que ela tanto buscava explorar – e foi os transformando em arte. O resultado foi fantástico e logo conquistou amigos e outros familiares que buscavam eternizar a infância de seus filhos e netos em obras de arte que atravessarão gerações.

Para as famílias que já têm filhos adultos o projeto toma um viés nostálgico, incentivando-os a viajar no tempo por meio da busca de desenhos e recordações antigas, que serão transformadas numa arte-homenagem e poderão ser presenteadas em momentos especiais como formatura ou casamento dos “já não tão pequenos” autores.

As galeristas Lucila Vieira e Martha Mendes – diretoras da Galeria Canoa, responsável pela representação de Pala Loiola – contam que “o projeto se torna uma excelente forma de presentear. Entendemos que trata-se de uma obra totalmente personalizada, em que a entrega pode levar até 30 dias para ser realizada. Por isso criamos uma experiência interativa, em que os pais são convidados a participar de todo o processo, acompanhando e estimulando a criança a fazer os desenhos ou realizando um “resgate das gavetas”, os procurando em cartões, livros escolares e outras lembranças no caso de filhos já crescidos. Os pais têm, ainda, a oportunidade de conversar diretamente com a Pama e contar um pouco da história do que querem eternizar”.

Para participar, a família seleciona uma série de trabalhos da criança e os envia para a artista, que se familiariza com o traço, percebe a idade, a poética da criança e escolhe um trabalho para reinterpretar numa obra exclusiva, realizada em acrílica sobre tela. “Eu apenas reconstruo o que já criado. Trago a manifestação ingênua da criança para o universo da minha arte e transformo aquele momento em uma lembrança única, uma obra mais potente. É um trabalho conjunto. Para mim é evidenciar a pureza e a espontaneidade. Para a criança, é perenizar esse momento da mais tenra infância e trazê-lo para o patamar de obra de arte” explica a artista. Os interessados podem encontrar mais informações e ver obras já realizadas diretamente no site do projeto www.galeriacanoa.com/espontanea-mente.

Galeria Canoa

A Canoa é responsável pela representação de Pama Loiola e por levar suas obras para o mundo todo. A galeria é um desdobramento internacional da Quadrante Galeria, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro. Com escritório em Berlim, as sócias Lucila Vieira e Martha Mendes têm o objetivo de promover artistas brasileiros internacionalmente e ser um ponto de troca de cultura e experiência estética. São responsáveis pelo suporte e visibilidade de profissionais reconhecidos hoje no mercado brasileiro de arte.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74