Cultura

Temporada 2020 da Sinfônica de Campinas terá homenagens a Beethoven, Carlos Gomes e vários concertos gratuitos

6 de março de 2020

Atualizado em 9 de março

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas traz na Temporada Artística 2020 homenagens aos 250 anos de nascimento de Beethoven; ao sesquicentenário da estreia da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; ao centenário da morte do compositor Alberto Nepomuceno, além de concertos com os músicos João Donato, Liduíno Pitombeira, Danilo Caymmi, André Mehmari, Hércules Gomes e Germano Fonseca.

A programação, composta por mais de 60 concertos com repertórios vibrantes e diversificados, além de compositores e solistas nacionais e internacionais, foi anunciada em cerimônia realizada na manhã de quinta-feira, dia 5 de março, na Prefeitura de Campinas, que reuniu diversas autoridades.

Programação

Na rota das homenagens no mundo inteiro pelos 250 anos de nascimento do genial e revolucionário compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827), a Sinfônica de Campinas iniciou a temporada artística com a monumental “Sinfonia nº 9”, escrita quando Beethoven já estava totalmente surdo, e especialmente famosa por seu movimento final, que reúne coro e solistas na interpretação dos versos da Ode à Alegria, de Friedrich Schiller.

Os concertos, com entrada gratuita, foram realizados no sábado, 7 de março, às 20h, no Teatro Castro Mendes; e no domingo, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral.

Saiba mais sobre os concertos de abertura da temporada.

Ao longo do ano, a OSMC apresentará o ciclo integral das nove Sinfonias de Beethoven. “É a primeira vez em mais de 30 anos que a orquestra aborda a integral das Sinfonias de Beethoven numa única temporada”, observou o maestro Victor Hugo Toro.

“Beethoven era um compositor surdo. Parte de homenagear seu legado à humanidade é tentar fazê-lo o mais inclusivo possível”, afirma o maestro, destacando o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e dos profissionais em linguagem de libras nas apresentações.

Como parte das celebrações, será feita homenagem especial a Beethoven recriando um concerto organizado pelo próprio compositor em 1808. “Foi um concerto que durou mais de três horas, uma verdadeira maratona beethoveniana onde foram estreadas várias das maiores obras que compôs”. Essa “maratona” será apresentada pela OSMC em dezembro.

Carlos Gomes: 150 anos da estreia de “O Guarani”

Outra efeméride lembrada será a celebração dos 150 anos da estreia da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. “Faz 34 anos que os campineiros não assistem uma montagem de “O Guarani” na cidade”, lembra Toro. “A última foi em 1986, com o maestro Benito Juarez na regência. Isso significa que mais de uma geração de campineiros não conhecem a obra ao vivo.” O maestro relatou que a ópera também foi encenada na inauguração do Teatro Castro Mendes, em 1970, na ocasião dos 100 anos da estreia de “O Guarani.

A Sinfônica apresentará a montagem da ópera entre setembro e outubro, “sendo a única instituição cultural no país que encenará a ópera em forma integral”, frisa. Também serão realizadas uma exposição comemorativa e uma série de encontros e palestras ao redor da obra. Estão programadas oito apresentações de “O Guarani” e cinco espetáculos didáticos para crianças.

No Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho, o repertório será formado por árias e conjuntos de “O Guarani”.

Outros sons

Neste mês de março, a Sinfônica participará do VII Festival de Música Contemporânea Brasileira, com homenagem aos compositores Liduíno Pitombeira e João Donato.

A OSMC fará apresentações especiais ao ar livre em abril, com Danilo Caymmi; em junho, na Semana do Dia dos Namorados; em julho, no aniversário de Campinas; em agosto, com “Carmina Burana”; em novembro, no Mês da Consciência Negra, com representantes históricos do samba campineiro, e e em dezembro, com o tradicional Concerto de Natal.

Na agenda, concerto com o pianista e compositor André Mehmari, grande músico brasileiro contemporâneo, que apresentará um programa de composições próprias. Na temporada também serão apresentadas obras dos compositores brasileiros Hércules Gomes (que também será solista na temporada) e Germano Fonseca (integrante da Sinfônica de Campinas).

A Sinfônica também programou para este ano homenagem a Alberto Nepomuceno, expressivo compositor romântico brasileiro, na passagem dos 100 anos de sua morte.

Bilheteria eletrônica

A partir deste ano, o Teatro Castro Mendes conta com bilheteria eletrônica, que permite a compra de ingressos para as apresentações da Sinfônica pelo site da Sympla e pagamento com cartões na bilheteria do próprio teatro.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74